Governo entrega veículos e anuncia concurso para a segurança

Governo entrega veículos e anuncia concurso para a segurança

Tião Viana entregou 12 novos veículos e equipamentos tecnológicos, e anunciou 35 vagas para...

Alerta: condutores são multados por não respeitarem placas de sinalização que proíbem subida de ladeira na Rua Rego Barros

Alerta: condutores são multados por não respeitarem placas de sinalização que proíbem subida de ladeira na Rua Rego Barros

Depois de mais de dois meses de um trabalho educativo no cruzamento da Rua 17 de Novembro com a...

Deputado Alan Rick propõe na Câmara criação da Zona Franca de Rio Branco

Deputado Alan Rick propõe na Câmara criação da Zona Franca de Rio Branco

Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, ampliar a produção de bens e serviços,...

“Fortalecendo Famílias”: Ministério da Saúde lança programa para prevenção do uso de álcool, cigarro e drogas por crianças, jovens e adultos

“Fortalecendo Famílias”: Ministério da Saúde lança programa para prevenção do uso de álcool, cigarro e drogas por crianças, jovens e adultos

O Ministério da Saúde (MS) lançou em Cruzeiro do Sul o programa “Fortalecendo Famílias”, uma...

Jorge Viana reforça pedido para recuperação das BRs 317 e 364

Jorge Viana reforça pedido para recuperação das BRs 317 e 364

Senador contestou críticos da ferrovia Bioceânica e apresentou requerimento de pedido de...

  • Governo entrega veículos e anuncia concurso para a segurança
  • Alerta: condutores são multados por não respeitarem placas de sinalização que proíbem subida de ladeira na Rua Rego Barros
  • Deputado Alan Rick propõe na Câmara criação da Zona Franca de Rio Branco
  • “Fortalecendo Famílias”: Ministério da Saúde lança programa para prevenção do uso de álcool, cigarro e drogas por crianças, jovens e adultos
  • Jorge Viana reforça pedido para recuperação das BRs 317 e 364

Entre em contato

Outros destaques

Detran realiza leilão de veículos apreendidos em Cruzeiro do Sul

Centenas de pessoas disputam 95 lotes de motos, carros e sucatas

Centenas de pessoas compareceram ao auditório da Escola Flodoardo Cabral hoje de manhã para o primeiro leilão do Detran em Cruzeiro do Sul.

 

Aventura pelos Andes e BR-364 até Cruzeiro do Sul

Família cruzeirense viaja pela primeira vez de Cochabamba, na Bolívia, àté Cruzeiro do Sul, de carro

O casal de empresários Miguel (Tino) e Nazaré, proprietários do Hotel e Restaurante Samaúma, acompanhados do filho Miguel Antonio (Papito), que cursa o quinto ano de Medicina na cidade de Cochabamba, Bolívia e da senhora Soyla, mãe de Tino, cruzaram a ponte do Juruá, numa caminhonete e num momento de muita emoção, que inclusive levou Nazaré as lágrimas, chegaram a Cruzeiro do Sul na tarde de sexta-feira (16) para passar as festas de final de ano junto com familiares e amigos.

Foram mais de 2.500 quilômetros percorridos de Cochabamba até Cruzeiro do Sul, numa bela aventura que marcou os cruzeirenses. A família partiu de Cochabamba às 5:00 horas da manhã da quarta-feira (14) por uma bela estrada na cordilheira dos Andes. O roteiro da viagem incluiu La Paz, na margem direita do lago Titicaca até a fronteira com o Peru. Puno, Uliaka e Azanguero, no Peru, até Assis Brasil, pela Interoceânica Sul, numa estrada toda sinalizada. De Assis Brasil até Cruzeiro do Sul foram nove horas de viagem pela BR-364 até encontrar a magnífica ponte do Juruá.   

“ O mais impressionante é que agora Cruzeiro do Sul está ligada com o mundo. O Acre todo pode ser cruzado, de Cruzeiro do Sul à Assis Brasil, em apenas nove horas. Daqui já dá para ir de carro para o Peru, Argentina, Chile e todos os lugares do mundo. Em fevereiro estarei indo com minha mãe para Lima visitar nossos parentes. A BR-364 de Rio Branco à Cruzeiro do Sul está muito boa, sem contar que a construção das pontes diminuiu o tempo de viagem na estrada em muitas horas. Chegando na fronteira de Assis Brasil se encontra a ponte Interoceânica que atravessa o Rio Madre de Dios e nos leva ao resto do mundo”, disse.    

Tino lembra o trabalho dos ex-governadores que garantiram a integração pela BR-364 e neste final de ano sua viagem para matar a saudade de familiares e amigos cruzeirenses, afirmando que foram tempos de muito trabalho, de desesperança e muitos ataques sofridos pelos governadores para conseguir a tão sonhada integração, que hoje é uma realidade.   

“ É preciso lembrar que o ex-governador Orleir Cameli é que começou a reabertura desta estrada que ficou muitos anos sem tráfego. Depois veio Jorge Viana que deu um grande impulso e a continuidade ao asfaltamento, seguido de Binho Marques. Agora,  o governador Tião Viana surpreendeu a todos e garantiu o tráfego na estrada neste ano, mesmo durante o inverno. Muitos não acreditavam e tantos torciam contra. Mas, graças a Deus conseguimos a tão sonhada integração rodoviária com o resto do Estado, do país e do mundo”, disse.

O empresário destacou que a viagem era um antigo sonho que foi realizado, apesar dele já ter feito outras viagens de motocicleta saindo de Cruzeiro do Sul pela BR-364 até o Peru.

“ Numa das viagens passei três dias parados na BR-364 por motivo da chuva. Agora, pode até chover durante a viagem que não tem problema e você tem a certeza que vai chegar em casa no mesmo dia. Muita gente já passou semanas jogadas nesta estrada. Agora, com o tráfego garantido até no inverno muitos problemas da cidade vão ser resolvidos e a vida da população pode melhorar. Em breve vou levar toda minha família para conhecer Machu Pichu”, afirmou.

Tino destaca o novo momento de sua vida junto com a esposa Nazaré, morando em Cochabamba, para apoiar os filhos que estão estudando Medicina.

“Minha preocupação era como dar condição de estudo aos meus filhos. Graças a Deus, muito trabalho e o apoio do ex-governador Jorge Viana, que nos incentivou a investir na hotelaria, através de um financiamento do Banco da Amazônia, com o Fundo de Aval, estamos conseguindo vencer e resolvemos acompanhar nossos filhos em seus estudos na Bolívia. Por isso, sempre serei grato ao ex-governador Jorge Viana, que além de nos incentivar nos apoiou dando condições de montarmos uma estrutura que está sendo útil para o município. Não me considero uma pessoa rica, minha riqueza está nas amizades. Dez anos atrás eu tinha um restaurante e com um projeto que tinha como slogan” Realize seu sonho” estamos conseguindo vencer”, lembrou e agradeceu o empresário.

A empresária Nazaré estava muito emocionada ao receber nossa reportagem e tivemos que parar a entrevista algumas vezes porque ela não continha as lágrimas. Muita emoção.

Nazaré iniciou agradecendo o apoio dos ex-governadores Orleir Cameli e Jorge Viana que foram pessoas que deram uma grande força para sua empresa dando condições ao casal para acompanhar os filhos nos estudos na Bolívia.  

“Estamos em Cochabamba há três anos e fico muito emocionada em falar.... (lágrimas). Minhas primeiras palavras são de agradecimento ao ex-governador e senador Jorge Viana que nos apoiou durante seu governo utilizando as dependências de nosso hotel. Ele não nos deu dinheiro, mas sempre se hospedou no hotel e garantiu trabalho honesto. Ele dizia que quando vinha à Cruzeiro do Sul e se hospedava no nosso hotel estava em casa. Quero dizer para ele que gosto muito dele e não vou no Cristo de Cochabamba, parecido com aquele do Rio de Janeiro, sem fazer uma oração pelo sucesso dele e do ex-governador Orleir Cameli que alugou o hotel para nos dar esta oportunidade”, disse emocionada.

A empresária lembrou também dos amigos Nicolau e Abrahão Cândido que deram grande apoio na construção do hotel da família e são amigos de longas datas, afirmando que o sucesso dos filhos é uma das principais metas das suas vidas.

“Deus nunca me desamparou em toda minha vida e sempre me deu bons amigos. Por isso dou graças a Ele e aos nossos amigos. Para mim foi um sonho muito grande quando o carro se aproximou da bela ponte sobre o Rio Juruá. Não consegui conter as lágrimas. (Mais lágrimas)... Lembrei dos meus pais que sempre ouviram falar do sonho da estrada. Foi um momento que não tem explicação, tudo com a ajuda de Deus e dos governantes do Estado e o povo do Juruá está de parabéns”, disse a empresária.

Nazaré destaca a árdua luta dos jovens que estão estudando na Bolívia, a exemplo de seus filhos, cursando faculdades que exigem muito dos alunos, numa cidade grande, com o sonho de voltar para trabalhar em suas cidades, lembrando que as autoridades precisam viabilizar para que na volta eles possam conseguir trabalho.

“Meus filhos querem retornar para Cruzeiro do Sul depois de formados porque eles aprenderam conosco a amar essa terra. Em Cochabamba sofremos a falta dos amigos, lembro muito do amigo Lalau e seu irmão Abrahão, considero eles os pais que nunca tive e estamos nesta luta de apoiar nossos filhos para que consigam realizar seus sonhos. Os jovens que estão na Bolívia querem retornar para trabalhar na terra que nasceram e peço encarecidamente o apoio dos políticos a esses jovens estudantes. Tenho um amor muito grande por esta cidade e quando meus filhos se formarem estaremos retornando para residir perto dos nossos amigos”, afirmou.

O jovem acadêmico de Medicina da Universidade Upal, Miguel Antonio, filho do casal e mais conhecido por Papito, considera que as universidades da Bolívia tem uma qualidade muito boa, disponibilizando material técnico de qualidade e bons professores, afirmando ser uma grande alegria estar cursando Medicina na Bolívia, que é o sonho da sua vida.

“Para mim está sendo muito importante estar em Cochabamba para estudar Medicina e depois de formado retornar à Cruzeiro do Sul para trazer nossa experiência e ajudar a população. Em termos de ensino nossa universidade é muito boa e está ampliando sua estrutura a cada ano. Na Bolívia os alunos tem oportunidade de estudar mais porque a cada turma de dez alunos existe um cadáver para as aulas práticas. Então, estamos nesta luta para conseguir concluir o curso e depois lutar pelo CRM”, disse.

Papito destaca o trabalho do deputado Gladson Cameli que esteve recentemente na Bolívia e do governador Tião Viana, que desde os tempos de senador faz um trabalho de apoio aos estudantes que estão cursando faculdade no exterior.

“Quero agradecer ao deputado Gladson Cameli pela luta em favor dos estudantes, ao governador Tião Viana e ao senador Jorge Viana, que fizeram da capital um lugar muito melhor do que era antes e no interior tem feito um grande trabalho e não medem esforços para melhorar a vida dos acreanos. Eles merecem os louvores pela abertura da BR-364 que emociona todas as pessoas que chegam, como nós, a Cruzeiro do Sul e passam pela bela ponte do Juruá”, finalizou.

www.vozdonorte.com.br - Da redação 

Gerente da Ciretran avalia trânsito em 2011

“Queremos priorizar a educação para trabalharmos a questão da consciência, que poderá ser o policial de cada condutor”

O gerente da 1a Ciretran, sargento PM Valdeci Dantas, que junto com os funcionários faz um trabalho merecedor de aplausos da sociedade, fez uma avaliação das ações do órgão no ano de 2011, destacando que apesar das 17 vítimas fatais na área urbana houve um grande avanço com referência ao ano anterior e informando que em 2012 a diretora do Detran já autorizou a implantação de mais semáforos em diversos cruzamentos, além de reforçar as equipes de educadores de trânsito que atuam na rua.

 “Entendo este número de vítimas como exagerado, mas foi bem menor do que em 2010. A estatística ideal seria zero, mas conseguimos graças a Deus uma grande redução. Para 2012 temos um planejamento para trabalhar com as associações de moradores, trabalho já iniciado em 2011 com as empresas Eletroacre, Correios, Teleredes e supermercados que tem muitos condutores, fazendo a reciclagem dos motoristas para uma direção defensiva. Neste ano vamos dar sequência ao trabalho”, disse.

Valdeci Dantas destacou a importância do trabalho de educação no trânsito mostrando que em 2011 a equipe de 16 educadores de trânsito atuou na orientação nas áreas de escolas, central e críticas da cidade, onde os condutores não respeitavam os idosos e pedestres. O trabalho de educação no trânsito alcançou a totalidade das escolas de Cruzeiro do Sul - 103 escolas e quase 30 mil alunos – e foi feito também nas vilas próximas a cidade e nos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Tarauacá.

A ação dos agentes de trânsito e o reforço de veículos novos e motocicletas para a 1ª Ciretran e o Pelotão de Trânsito que recebeu duas Hylux e oito motos que foram distribuídas para os municípios do Juruá também contribuiu com a diminuição dos acidentes com vítimas fatais.  

“Uma das primeiras decisões da diretora Sawana em 2011 foi autorizar a instalação dos semáforos do centro da cidade, feita de forma imediata, conseguindo reduzir o número de acidentes, apesar de alguns protestos no início da implantação. Em seguida iniciamos um trabalho de educação ensinando as pessoas onde e quando atravessar para evitar acidentes de trânsito”, afirmou.  

Os investimentos no setor administrativo - que está funcionando sem problemas - a contratação de mais técnicos, a implantação da Coordenação de Educação, a expedição de documentação de veículos feita em 24 horas, além da emissão de CNH no máximo em 15 dias são conquistas comemoradas pelo gerente que abordou as principais preocupações do setor.

Quais as principais causas dos acidentes na região?

Com certeza a imprudência é um dos principais fatores de acidentes na nossa região. Parece que alguns condutores ainda não despertaram para a realidade local. Para se ter uma ideia no mês de dezembro foram emplacadas 203 motocicletas, além de 27 veículos novos, fora os que chegam já emplacados. Nossa frota tem aumentado de forma assustadora, aliados também a formação de novos motoristas. Essa é a razão do investimento na educação, além da fiscalização. Nesta semana estaremos, em conjunto com a Polícia Militar, reativando os trabalhos na rotatória da Rodoviária na estrada do Aeroporto Internacional para fazer um trabalho de educação e também de fiscalização de veículos e condutores.

Como está o comportamento dos motoqueiros no trânsito?

Os motociclistas são os que mais se envolveram em acidentes de trânsito em 2011. Recebemos um relatório do Pronto Socorro que é preocupante. Cerca de 80% das entradas de pessoas vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas. Das vítimas fatais mais de 80% também foram motociclistas. Então, vamos fazer um trabalho de estar mais próximo deles para diminuirmos esse índice, inclusive atuando na sua formação. Estamos preocupados com os motociclistas, mas estamos com bastante disposição e ainda temos um sinal positivo do governador Tião Viana que vai trabalhar ainda mais a segurança em 2012. Queremos priorizar a educação para trabalharmos a questão da consciência, que poderá ser o policial de cada condutor. Conseguindo essa conscientização vamos com certeza em muito pouco tempo diminuir o índice de acidentes, de prejuízos materiais e vidas perdidas.

A embriaguês ao volante também é outra grande preocupação?

Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (03), logo no início do ano, tivemos três acidentes. Em dois deles os condutores estavam embriagados. Mas, o Detran fez um grande investimento para combater esse ilícito. Temos bafômetros na Ciretran, no Pelotão de Trânsito, em Mâncio Lima, Rodrigues Alves e vamos combater com rigor, fazendo o trabalho de conscientização, mas também de repressão. A volta do subtenente S. Araújo ao comando do Pelotão de Trânsito, que é uma pessoa que se empenha muito neste trabalho é mais um reforço e juntos vamos trabalhar essa questão da fiscalização. Volto à questão da conscientização, necessária para conseguirmos um trânsito de paz.

Atualmente quais são as penalidades para quem for flagrado dirigindo embriagado?

Infelizmente consideramos que as penalidades ainda são muito brandas. O motorista que dirige sobre influencia de álcool comete uma das maiores irresponsabilidades porque está colocando em perigo a sua vida e também a de outros. Mas, o Código de Trânsito determina a suspensão da Carteira de Habilitação por um ano, pagamento de fiança de R$ 957,00 e ainda responde criminalmente.  

Capacete e cinto de Segurança?

No ano passado tivemos alguns acidentes onde se as pessoas estivessem com o cinto de segurança estariam vivas entre nós. Defino o uso do capacete e do cinto de segurança como uma questão de sobrevivência. Os condutores estão se acostumando a usar o cinto e os motoqueiros o capacete. Mas, muitas vezes eles ainda não afivelam o capacete. São procedimentos simples, mas necessários para a segurança sendo necessário ser observados por todos os condutores.    

Os investimentos em sinalização deram os resultados esperados?

Com certeza a sinalização é fundamental porque orienta o condutor. Muitos ainda não respeitam, mas a maioria já respeita. Nesta semana estaremos recebendo a visita da engenheira do Detran para a implantação de outros semáforos na cidade, como por exemplo, no cruzamento da Clínica Estela, onde houveram acidentes com vítimas fatais, na subida da AABB, no cruzamento da Alfa Veículos, além de outros locais da cidade. A diretora do Detran tem tido uma grande sensibilidade com o trânsito de Cruzeiro do Sul e já informou que o governador Tião Viana que investir ainda mais na sinalização do trânsito no município pois  o Projeto Ruas do Povo vai aumentar a quantidade de ruas com condições de tráfego de veículos para melhorar a vida das pessoas nos diversos bairros

Valdeci Dantas deixa uma mensagem aos condutores desejando um Ano Novo com muita paz no trânsito, lembrando que muitas vidas foram perdidas em 2011.

“Quero pedir aos nossos condutores que possam sempre valorizar a vida e dar preferência aos pedestres. O trânsito está ligado à vida. As irresponsabilidades cometidas tem reflexos imediatos. Precisamos que todos estejam muito atentos, os pais possam orientar os filhos para terem cuidados ao atravessar as ruas e precisamos respeitar os idosos e os deficientes. Tudo é uma questão de educação e vamos trabalhar de forma mais intensa esses cuidados. Fico feliz em ver que cerca de 70% dos condutores estão usando o cinco de segurança no centro da cidade, acatando a orientação dos educadores. Então, concluo afirmando que a paz no trânsito depende do trabalho do Estado, mas depende principalmente dos condutores. Espero que no final de 2012 possamos comemorar  um trânsito sem vítima fatal”, disse.

O Sargento da Polícia Militar Valdeci Dantas iniciou seu trabalho no trânsito de Cruzeiro do Sul nos dois últimos anos do governo Orleir Cameli, retornando em seguida a convite da nova gerência, trabalhando como Gerente de Habilitação. Em 2003 propôs o início o trabalho de educação no trânsito com mobilização da sociedade, conquistando parceiros como a Juruá Motocenter, a Real Norte, Edacre Turismo, Alfa Veículos, entre outros, que continuam com as parcerias. Em seguida foi convidado para ser o gerente da Ciretran e aceitou propondo sua permanência no Setor de Educação do Trânsito. Ele agradeceu a parceria dos empresários Edvaldo, da Juruá Motocenter (Honda), Ademar Colombo (Edacre Turismo), Zé Carlos (Alfa Veículos) e de outras empresas que sempre estão colaborando com o trabalho da Ciretran.

www.vozdonorte.com.br - Elson Costa 

Acidente na BR-364 deixa uma vítima fatal

Fiat Strada perde direção em quebra molas e bateu violentamente numa parada de ônibus  

Um veículo Fiat Strada, placa MZW 9235, conduzido pelo empresário Clóvis Azevedo Negreiros, 30, que tinha como passageiro o vigilante Madson dos Santos Negreiros (30) e trafegavam na BR-364 retornando de uma entrega de picolés e sorvetes da empresa Ice Berg, feita em comércios das proximidades da ponte do Rio Liberdade e por volta das 14:00 horas, ao chegarem nas proximidades da Aldeia Bananeira, da tribo Katuquina, o motorista não percebeu o perigoso quebra molas, construído num lugar inadequado, perdeu o controle e bateu violentamente numa parada de ônibus.

O grande impacto atingiu o lado do passageiro, onde estava Madson, que sofreu um corte profundo na cabeça e ferimentos em várias partes do tórax. Ele recebeu os primeiros socorros de uma enfermeira que realizava uma palestra na aldeia e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atendeu a ocorrência, mas a vítima faleceu antes de chegar ao Pronto Socorro do Hospital Regional do Juruá.  

Madson era muito conhecido no meio esportivo e por vários anos atuou em equipes do futebol cruzeirense, conquistando títulos pelas equipes do Bairro do Alumínio, Juruá, Náuas e pela seleção do município. Entre os títulos conquistados se destacaram o bi-campeonato da Copa Amadora estadual de 99 e 2000 e o título de Campeão Cruzeirense de 2007 pelo Náuas, último da equipe antes de se profissionalizar.

www.vozdonorte.com.br – Da redação – Fotos Neto Costa

www.vozdonorte.com.br – Da redação – Fotos Neto Costa