Doença misteriosa mata em 20 dias mais de 100 bois em Porto Walter

Boi Porto Valeter

Pecuaristas do município de Porto Walter (AC) estão assustados com uma doença misteriosa que surgiu há cerca de 20 dias atingindo o rebanho bovino de quatro propriedades e já matou pelo menos 100 bois na região.

Os criadores buscaram apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) para descobrir o tipo de doença que está atacando o rebanho, pois o animal infectado não passa mais que quatro horas vivo.

O pecuarista Antônio de Souza disse que os bois começam a ficar sem forças nas pernas, caem e não levantam mais. A doença que ainda é tida como um mistério já atingiu quatro fazendas nas comunidades Belo Horizonte e Reforma na zona rural do município.

IDAF suspeita que morcegos podem estar transmitindo a doença

O pecuarista explicou que estão com medo de perderem todo o rebanho e afirma que a doença pegou todos de surpresa. “ Ainda não sabemos o que esta acontecendo, pois os animais anoitecem sadios e amanhecem doentes. Somente em uma propriedade já morreram 35 cabeças de gado e todo dia está morrendo mais. Se não for feito alguma coisa podemos perder tudo” disse.

O coordenador  do IDAF, Marcos Pereira, disse que o órgão já tem conhecimento do caso e está tomando providências. Segundo ele um técnico do IDAF está no município fazendo levantamento nas propriedades atingidas para o médico veterinário ir ao local fazer o diagnostico.

De acordo com Pereira as informações repassadas pelo técnico é que todos os animais mortos estavam com marcas de mordida de morcego. Diante da informação os criadores foram orientados a vacinar todo o rebanho bovino contra a raiva, uma vez que a doença também é transmitida pelo morcego.  

 Questionado sobre a possibilidade desses animais estarem sendo abatidos  e sendo comercializados, o coordenador garantiu que só vão para abate os animais sadios e quando o boi é infectado com a raiva ele já fica diferente dos demais e morre rápido. “ Vamos dar o suporte necessário aos pecuaristas para descobrie se a doença é mesmo a raiva e  evitar que outros animais morram”, disse.

 

 

Powered by Bullraider.com