Prefeito Burica visita comunidades do Paraná dos Mouras e garante mais ações na zona rural de Rodrigues Alves

Burica-com-povo

Terminou nesta sexta-feira (22) a viagem de três dias realizada pelo Prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) para visitar as comunidades do Paraná dos Mouras. Acompanhado de alguns secretários, entre esses, a de Assistência Social e Primeira Dama, Mônica Lima, o prefeito de Rodrigues Alves se reuniu com os moradores para ouvir as necessidades da população. Burica garante que as informações levantadas serão incluídas no Plano de Gestão para os quatro anos de seu segundo mandato.

Burica-barco-aaa

A comitiva do prefeito seguiu na manhã de quarta-feira (20) para a comunidade Isaias, distante a 6 horas de barco da sede do município, onde aconteceu a primeira reunião. Os moradores do local aguardavam as equipes de saúde e de assistência social que seguiam para atendimentos na zona ribeirinha e, durante a conversa com o prefeito, tiveram a oportunidade de explicar sobre as dificuldades que enfrentam no dia a dia.

Mesmo por se tratar de uma localidade distante, a população afirmou que saúde e educação não são os principais problemas. Isso porque, durante os quatro anos da primeira gestão, o prefeito Burica teve o compromisso de enviar equipes em missão para atendimento de saúde de forma periódica e a escola da comunidade funciona regularmente até com ensino médio e educação de jovens e adultos.

Burica-com-povo-b-aa

“A nossa grande expectativa aqui é pela abertura desse ramal que vai facilitar o nosso acesso à cidade com os produtos durante o verão e vai servir para a chegada da energia elétrica direto de Cruzeiro do Sul. Além disso, precisamos que o prefeito providencie a instalação da rede de água” – disse o morador Manoel Correia de Souza que sonha em deixar de ter energia em casa fornecida por um grupo gerador e em ter na torneira a água do poço artesiano que foi construído pela Prefeitura.

“Um dos primeiros compromissos dessa gestão durante o verão deste ano é a abertura do ramal para esta comunidade porque, Graças a Deus, em praticamente todas as outras já conseguimos fazer a estrada e colocar energia. Em relação a água, estamos enviando um técnico aqui para fazer um levantamento para saber quantos metros de tubos e todo material necessário para a ligação às casas das 16 famílias que moram aqui” – garantiu o prefeito que conseguiu em um período de 4 anos abrir mais de 300 quilômetros de ramais no município.

Burica-sentado-aaaa

A próxima comunidade visitada foi a de São Pedro de Cima onde moram 14 famílias, as quais, também são providas de energia elétrica através de um grupo gerador fornecido pela Prefeitura e, da mesma forma de quem mora no Isaias, os moradores também esperam um dia ter suas casas ligadas a rede da Eletrobrás. Nesse local a abertura de um ramal se torna mais difícil devido a região alagadiça que dificulta o serviço com maquinas pesadas.

“Mas não é impossível e vamos fazer o de tudo para atender a reivindicação da população. Quando fizermos o ramal para o pessoal do Isaias, vamos ver a possibilidade de ligar também o São Pedro de Cima” – afirmou  Burica na reunião com os moradores que solicitaram ainda a ligação de água do poço artesiano para as casas e um barco para escoamento da produção.

Burica-monica-aaaa

A secretária de Assistência Social discutiu com as famílias a possibilidade de oferecer cursos de qualificação profissional na zona ribeirinha. A ideia é formar turmas nas comunidades maiores como, Torre da Lua e São Jerônimo que são consideradas polos, e trazer os moradores de outras localidades para participarem dos cursos. Mônica lima também orientou as famílias sobre a importância de manter os dados atualizados no Cadastro Único para que nenhuma fique de fora dos programas sociais.

“Por isso é que estamos com nossa equipe em campo visitando as comunidades para que as famílias tenham acesso fácil ao cadastro. Com esse trabalho de levar o atendimento às comunidades mais distantes foi que ao longo desses 4 anos conseguimos ampliar em mais de 100% o número de famílias que recebem a Bolsa Família em nosso município e podemos observar que em praticamente todas as comunidades quase todas já são contempladas” – disse a secretária.

Burica-com-povo-a-aaaa

O secretário de agricultura, Roberto Pasmine, também participou dos debates nas comunidades e garantir que a partir das informações obtidas dos produtores, vai planejar as ações da secretaria. Para esse setor os agricultores apontaram como prioridade a construção de tanques para a criação de peixe e a mecanização agrícola.

“Ficamos felizes com essa atitude do prefeito e de seus secretários em vir aqui na nossa comunidade para conhecer de perto nossas dificuldades. Isso nos deixa com a expectativa de que ele vai continuar nos apoiando assim como tem feito até hoje. Esperamos que a cada dia melhore as coisas para gente que mora distante” – disse o agricultor Josias Araujo que mora na Boa Vista.

O prefeito visitou ainda as comunidades de São Pedro de Baixo, Silêncio, Fortaleza e Foz do Paraná. “Já organizamos a cidade que está toda asfaltada, com unidades de saúde e escolas funcionado direitinho. Agora vamos intensificar as ações na zona rural e, para isso, a determinação é que todos os secretários visitem as comunidades para saber o que a população precisa. É isso que estamos fazendo nesse viagem” – disse Burica.

Powered by Bullraider.com