Em parceria com EMBRAPA, FUNTAC, COOPERACRE e IDM, Uninorte promove Semana do Meio Ambiente

Semana meio ambiente 1

Práticas, consumo, ações do cotidiano são debatidos na Semana do Meio Ambiente Uninorte.

Todas as ações do cotidiano humano geram impactos ao meio ambiente. E os temas ambientais nunca foram tão debatidos em todo o mundo. As constantes crises climáticas e o alto consumo global aliado aos desperdícios incalculáveis originaram maior atenção da sociedade. O mundo já entende o consumo sustentável como a única solução para amenizar as faltas ou excessos causados por práticas destrutivas ao ambiente.

Como instituição de ensino da Amazônia, a Uninorte está comprometida em engajar os acadêmicos a busca de soluções para a problemática que permeia o ambiente global. A diretora acadêmica da Uninorte, Vanessa Igami ressalta a importância dos temas de desenvolvimento sustentável para todos os cursos da instituição. “Em parceria com Embrapa, FUNTAC, COOPERACRE e Instituto Dom Moacyr, a Uninorte promove a Semana do Meio ambiente, em especial com os Cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental, mas entende que este tema é para todos, por ser transversal e a prática da educação ambiental ser interdisciplinar. Todas as áreas podem cooperar e buscar maior conhecimento sobre as mudanças necessárias e notadamente urgentes para o futuro de bem estar social e desenvolvimento que sonhamos para nossos filhos,” garante Vanessa.

Semana meio ambiente 2

A Semana do Meio Ambiente foi iniciada no último dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e neste ano a temática do consumo sustentável, amplamente debatida no círculo acadêmico proporcionou uma programação especial para alunos, professores e sociedade em geral.      Segundo a coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Solange Chalub, a Semana é voltada para atrair o olhar para a sustentabilidade como forma de traduzir todas as ações do cotidiano. “A importância dessa Semana para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral é que estamos participando de um processo de desenvolvimento de competências de futuros profissionais que entrarão em breve  no mercado de trabalho com um novo olhar: o olhar da sustentabilidade e da preocupação com a preservação. Sabendo que para isso, para garantir o tão sonhado desenvolvimento sustentável, teremos que mudar nossas atitudes, nossos paradigmas e ter uma prática mais saudável, a começar pelo nosso próprio consumo e nossas ações”, afirma a professora.

Para os cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental, todas as atividades da Semana têm componentes curriculares obrigatórios, dada à natureza dos mesmos. A comunidade acadêmica pode participar de palestras e excursões, mini cursos, apresentação do premiado documentário ‘Lixo Extraordinário’ (2010), que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e muito mais.

Semana meio ambiente 3

Na parceira com a FUNTAC os alunos contaram com uma palestra feita pelo pesquisador e professor da Uninorte, o geólogo Roberto Matias, que falou sobre  a ‘mensuração da influência de tênue cobertura vegetal no regime geotermal raso’. No dia 06 do corrente, acadêmicos participaram de excursões e de aulas de campo em várias áreas. Na COOPERACRE, por exemplo, puderam aprender sobre o gerenciamento de atividades rurais com a professora Socorro Saraiva; na visita à Fazenda Experimental Catuaba/UFAC, os acadêmicos do 4º período de Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de observar e coletar material da zoodiversidade aquática e fito diversidade em ambientes úmidos, sob a orientação da professora Juliana Abreu. No dia 08 de junho, foi realizado, também na Embrapa, o minicurso ‘Clonagem de plantas nativas da Amazônia’, sob a orientação dos pesquisadores DSc. Andréa Raposo e MSc. João Ricardo Leão, este último professor da Uninorte.

A Semana do Meio Ambiente Uninorte tem uma rica programação até o dia 13 de junho.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

 

 

O QUÊ: Exibição do documentário ‘Lixo Extraordinário’

QUANDO: 09.06.2015 - 19h

COM QUEM: Profª Sílvia Uszacki

ONDE: Auditório UNINORTE

CARGA HORÁRIA: 2h

 

O QUÊ: Minicurso: Preparação de mudas florestais

QUANDO: 10.06.2015 - 13h às 17h

COM QUEM: Prof. Rean Zaninetti

ONDE: Viveiro do PZ/UFAC

CARGA HORÁRIA: 4h

 

O QUÊ: Mostra de trabalhos acadêmicos

QUANDO: 10.06.2015 - NOITE

COM QUEM: Várias turmas

ONDE: Hall da UNINORTE

CARGA HORÁRIA: 4h

 

O QUÊ: Mostra de trabalhos acadêmicos / Pegada ecológica - profa. Janaína

QUANDO: 11.06.2015 - NOITE

COM QUEM: várias turmas

ONDE: Hall da UNINORTE

CARGA HORÁRIA: 4h

 

O QUÊ: Apresentação de trabalhos de estatística aplicada e bioestatística

QUANDO: 11.06.2015 - Das 18h40 às 20h20

ONDE: Sala 46 do Bloco C

CARGA HORÁRIA: 2h

 

O QUÊ: Gincana Ambiental - 5º período de Ciências Biológicas

QUANDO: 12/06/2015

COM QUEM: Resp.  Acad. Antônio Bruno

ONDE: Salas de aula

CARGA HORÁRIA: 4h

 

O QUÊ: Excursão interdisciplinar - 6º período de Ciências Biológicas

QUANDO: 13.06.2015

COM QUEM: Prof. Rodrigo de Jesus

ONDE: Reserva Extrativista Novo Encanto/AM

CARGA HORÁRIA: 20h

 

 

O QUÊ: Excursão do CST (Curso Superior Técnico) em Gestão Ambiental - Usina de Jirau/RO

QUANDO: 13.06.2015

COM QUEM: Profa. Maura Ribeiro

ONDE: Usina de Jirau - RO

CARGA HORÁRIA: 20h

 

ATIVIDADES JÁ REALIZADAS

 

O QUÊ: Palestra: Mensuração da influência de tênue cobertura vegetal no regime geotermal raso

QUANDO: 05.06.2015 - 8h

COM QUEM: prof. Roberto Matias

ONDE: FUNTAC

CARGA HORÁRIA: 2h

 

O QUÊ: Excursão interdisciplinar - 4º período de Ciências Biológicas

QUANDO: 06.06.2015 e 13.06.2015 - Manhã e Tarde

COM QUEM: profa. Juliana Abreu

ONDE: Fazenda Experimental Catuaba UFAC

CARGA HORÁRIA: 20h

 

O QUÊ: Minicurso Clonagem de Plantas Nativas da Amazônia

QUANDO: 08.06.2015 - 8h às 17h

COM QUEM: DSc. Andréa Raposo e M. Sc. João Ricardo Avelino Leão

ONDE: EMBRAPA

CARGA HORÁRIA: 8h 

 

O QUÊ: Palestra: Um olhar sobre o desenvolvimento comunitário na Reserva Extrativista Chico Mendes - Distribuição de mudas pelos acadêmicos dos cursos.

QUANDO: 08.06.2015 - 19 h

COM QUEM: Historiador César Félix

ONDE: Auditório UNINORTE e Corredor.

CARGA HORÁRIA: 3h

 

 

Powered by Bullraider.com