Pronatec certifica 229 alunos dos municípios do Juruá

IFAC 9

A solenidade de conclusão de diversos cursos ministrados pelo Instituto Federal de Educação do Acre (IFAC), através do Programa Nacional de (Pronatec), realizada na manhã desta terça-feira (29) teve a presença da reitora da instituição, professora Rosana Cavalcante, que prestigiou a entrega dos certificados e destacou a importância do programa de âmbito nacional que prepara os jovens para o mercado de trabalho.

IFAC 1

 Prestigiaram a solenidade representantes de diversos órgãos parceiros do IFAC, com destaque para a coordenadora Adjunta do Pronatec no Juruá, professora Aline, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fátima, o diretor geral do Campus do IFAC, professor Marcondes, representantes da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Serviços (Sedens), gestor público Alcy Costa e da Secretaria de Estado de Agricultura e Programa Familiar (Seaprof), Jairo Lobato, além de familiares dos formandos.

O Campus do IFAC em Cruzeiro do Sul já disponibiliza 29 cursos e conta com uma moderna estrutura física que garante atendimento de qualidade aos alunos que podem participar de cursos do Pronatec, profissionalizantes, graduação e pós graduação e agora vai avançar no atendimento as comunidades indígenas da região, destacou o diretor geral da instituição, professor Marcondes.

Em Cruzeiro do Sul foram ofertados os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Caixa, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Supermercado e Programador Web. Foram 103 alunos selecionados na comunidade local pelas instituições parceiras – Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Polícia Militar, Centro de Assistência Social (CRAS), estes ligados ao demandante Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, atuou como representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 Em Mâncio Lima, 90 alunos concluíram os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Supermercados e Vendedor, cursos ofertados sob recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social, de acordo com informações repassadas pelos representantes nos municípios. No caso, a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e Centro de Assistência Social (CRAS).    

 Rodrigues Alves foi contemplado com dois cursos, Recepcionista e Vendedor, solicitados pela Secretaria de Educação do Acre, instituição ligada ao demandante Ministério da Educação, e pelo Centro de Assistência Social, que repassa as necessidades ao Ministério do Desenvolvimento Social. Somadas as duas turmas reúnem 36 alunos.  

Até o final deste ano, o Instituto Federal do Acre deverá certificar mais turmas do Pronatec que estão em andamento nos municípios do Vale do Juruá e em todo o Acre. Além disso, a previsão é de mais 3.470 vagas sejam abertas no início de novembro em todas as regionais. Mais de 800 estão destinadas para alguns municípios do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima) atendendo especialmente mulheres e servidores públicos nas cidades e pescadores e produtores rurais no campo.

IFAC 5

O professor Marcondes agradece o apoio da reitora Rosana Cavalcante que tem um olhar especial pelo Pronatec e garante total apoio para a realização dos cursos do programa que são ministrados com muita qualidade, além das outras atividades desenvolvidas ao destacar que o Campus de Cruzeiro do Sul é um lugar de muita harmonia e através do Pronatec está promovendo desenvolvimento social, disse.

 “ Como é bom estar com todos vocês neste momento importante da consolidação desse trabalho bem feito conduzido pela professora Aline que é de grande importância para a comunidade e principalmente para os jovens do Juruá. É preciso reconhecer que os formandos passaram por um processo de aprendizagem e receberam a certificação e o IFAC acredita em vocês, sabe da importância dessa formação e da certificação”, disse.

IFAC 4 

A Coordenadora Adjunta do Pronatec no vale do Juruá, professora Aline, agradeceu a presença dos alunos e familiares que deixaram suas casas e trabalhos para prestigiar o evento de grande importância para os formandos que ganham uma oportunidade para garantir uma vaga no mercado de trabalho. “ É um trabalho árduo que garante a realização de sonhos para os alunos que se dedicaram e aprenderam as principais técnicas das diversas profissões dos cursos”, disse.

 A coordenadora fez um agradecimento especial aos alunos de Mâncio Lima e Rodrigues Alves e disse que o Pronatec representa uma política sólida de formação e destacou que com certeza os alunos não vieram apenas pela bolsa, mas pela vontade de aprender e melhorar sua formação ao agradecer a reitora do IFAC, Aline Cavalcante, ao diretor do Campus de Cruzeiro do Sul, professor Marcondes e toda a equipe de professores que realizam um belo trabalho.

“ Cada vez que acompanha uma história de sucesso de pessoas que tem conseguido melhorar sua renda através do Pronatec ficamos muito felizes porque o Pronatec está conseguindo ajudar pessoas a gerar sua renda e melhorar sua condição familiar.

IFAC 8  

A reitora do IFAC no Acre, professora Rosana Cavalcante, destacou que o Pronatec é um programa de grande importância a nível nacional e no Acre não seria diferente porque trabalha a inclusão e a transformação social através de cursos rápidos de dois e três meses que fazem uma grande diferença na vida de quem participa com atuação nas áreas comercial, rural e da indústria.  

 “ O IFAC está presente nos 22 municípios e fazemos cursos que vão de Cuidador Infantil a Operador de Máquinas, Espanhol e Inglês Básico atuando em todas áreas e aumentou consideravelmente de quatro mil vagas no início do ano para nove mil vagas. Temos seis Campus estruturados no Estado e todos eles já são polos de Educação a Distância e onde se trabalha o Pronatec. Agora, vamos levar Unidades para o restante do interior para atender ainda melhor os alunos do Pronatec”, disse.  

 IFAC 10

A aluna Janaína que é de Rodrigues Alves, concluiu o curso de Recepcionista e elogiou o trabalho dos professores e dos profissionais do IFAC que mostraram muita dedicação com os alunos. “ O curso foi uma experiência muito boa para mim, apesar de já ter feito outros cursos. Cada vez que a gente faz um curso adquire muito mais conhecimentos. Meu curso foi o de recepcionista e agora quero buscar uma vaga no mercado de trabalho”, disse.

 IFAC 11

A aluna Deliane de Souza, de Mâncio Lima, concluiu o curso de Operador de Supermercado e destacou que aprendeu muito durante as aulas que abordaram os principais temas ligados a profissão qualificando os alunos que estão prontos para o mercado de trabalho. “ Hoje para se conseguir um emprego é preciso estar bem qualificado e o IFAC e o governo Federal estão de parabéns pela qualidade dos cursos oferecidos que vão modificar a vida dos concludentes que estão prontos para o mercado de trabalho”, afirmou.

 Natalina Silva conclui o curso de Auxiliar de Recursos Humanos e segundo ela garantiu muitos conhecimentos para que ela possa buscar uma vaga no mercado de trabalho. “ Foi muito participar do curso deste curso que já tem uma grande importância na minha vida porque vai permitir que eu possa garantir um emprego”, disse.

 Ione Saldanha, de Mâncio Lima, concluiu o curso de Vendedora e destacou que ganha um novo caminho e vai poder possibilitar garantir uma vaga no mercado de trabalho. “É muito bom fazer um curso desse, agora quero fazer outros para que eu possa garantir um emprego”, afirmou.

IFAC 6 

Antônio Azevedo, da comunidade Santa Luzia, participou do curso de Desenvolvimento e Cooperativismo e parabenizou os coordenadores e professores do IFAC pela qualidade dos cursos oferecidos através do Pronatec ao destacar que já tinha algum noções porque já trabalhava na área do cooperativismo, mas agora ampliou muito mais seus conhecimentos.

 “ Tinha algum conhecimento porque já trabalho na área do cooperativismo e com o curso do Pronatec consegui adquirir mais conhecimentos e ampliar a visão desta importante área do comunidade rural. Pretendo incentivar e colocar em prática todo esse conhecimento adquirido ao longo do curso para beneficiar nossa comunidade. Avalio de forma muito positiva o trabalho do IFAC e parabenizo os coordenadores e professores que passaram conhecimentos muito importantes para a comunidade”, disse.

IFAC 2

IFAC 3

O Coral do IFAC, sob a regência do professor e maestro Emerson, mais uma vez  fez uma bela apresentação, digna de elogios.

 

Powered by Bullraider.com