IFAC certifica 785 pessoas pelo PRONATEC nas regionais do Juruá e Envira

ifac1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) certifica nesta terça-feira, dia 23, mais 400 profissionais em cursos de formação inicial e continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na regional do Vale do Juruá. A solenidade de entrega dos certificados será às 19 horas no Centro Recreativo dos Policiais Militares de Cruzeiro do Sul - 6°BPM e reunirá agricultores familiares (Pronatec Campo), servidores públicos (Pronatec Serviços Públicos) e mulheres (Pronatec Mulheres Mil) dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Na semana passada o Instituto Federal certificou 384 pessoas na regional Tarauacá-Envira. Equipe de gestores da instituição ofertante e de parceiros demandantes se deslocaram nos dias 18 e 19 de junho para as comunidades do Gregório e Acuraua para cerimônias com três turmas, outras 10 foram certificadas em Tarauacá no Teatro Potyguar e mais oito turmas participaram de solenidade no auditório do Cedup em Feijó. No campo e na cidade foram oferecidos 15 diferentes cursos.

Para a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Acre, Zenilda Barbalho de Lima, os cursos do Programa estão proporcionando uma revolução positiva para os agricultores familiares no Estado. “Conhecimento é algo permanente. Felizes os que souberam aproveitar essa oportunidade para melhorar seu negócio e consequentemente ampliar a produção de alimentos para toda a população”, comentou.

A coordenadora Geral do Pronatec no IFAC, Profª Alcilene Alves, reforçou em suas falas que o sucesso do Programa é a união de várias instituições governamentais e não-governamentais (como associações, cooperativas, sindicatos) e lideranças individuais também em prol da oferta de cursos o mais próximo possível da moradia dos participantes.

Homenagens

ifac

O Câmpus Tarauacá do IFAC é o mais novo da rede no Estado, mas já está bem entrosado com os arranjos locais. Para homenagear as pessoas que foram certificadas pelo Pronatec na regional, alunos e ex-alunos que integram o Coral do IFAC/Câmpus Tarauacá cantaram o Hino do município e encerraram as solenidades no campo e na cidade com uma brincadeira musical e interativa com a composição Cirandeiro (Cultura Popular). Antes o jovem aluno Aldaíso Kaxinauwá apresentou duas de suas próprias composições. O Coral é regido pela docente de Música, Prof.ª Cristiane de Bortoli.

Resultados

E a música também foi a forma encontrada pelos concluintes do curso de Suinocultor de Feijó agradecer a oferta do curso. Durante a cerimônia de certificação no município, a ex-aluna Maria das Dores Ciríaco de Lima puxou o coro com uma paródia alusiva ao sucesso da capacitação recebida.

ifac2

O agricultor familiar Francisco José Costa Nascimento, presente na cerimônia em Feijó com dois de seus quatro filhos pequenos fez um depoimento que comprova a eficiência da formação. Ele é morador no projeto de assentamento (PA) Envira a 22 quilômetros de Feijó. Com a formação recebida no seu primeiro curso pelo Pronatec, o de Avicultor, ele se empolgou para construir um galpão de 8 metros e comprar 250 pintos caipirão. Oito meses depois ele já oferece para supermercados locais e para a merenda escolar (pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA). O lucro ele tem reinvestido e já está construindo mais dois galpões. Imagina o que seu Francisco vai fazer agora com o conhecimento adquirido com o curso de Suinocultor que acaba de se certificar.

ifac3

Powered by Bullraider.com