Neste ano, Ifac deve ofertar mais de três mil postos de trabalho

Tiao Viana Ifac flash secom gabinete SV 20 03 14-4-620x300

São 2.540 para educadores que ministrarão aulas nos cursos do Pronatec e mais 200 dedicadas à função de pessoal de apoio (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Agência de Notícias do Acre - Tatiana Campos 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) deve ofertar mais de três mil vagas de trabalho, em 2014, para professores de diversas áreas e cargos administrativos. Além disso, há oferta de 16 mil oportunidades em formação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, são 2.540 para educadores que ministrarão aulas nos cursos do Pronatec e mais 200 dedicadas à função de pessoal de apoio. Em natureza efetiva, o instituto também está com edital aberto para a contratação de 202 técnicos administrativos e 100 docentes.

Hoje, o Ifac tem sede física em seis municípios e está ampliando os serviços para 14 cidades. A educação à distância terá 1.900 oportunidades abertas, incluindo cursos técnicos e de pós-graduação.

O reitor do Ifac, Breno Carrilho, apresentou os dados nesta quarta-feira, 19, ao governador do Estado, Tião Viana. O investimento do governo federal no Pronatec, que contempla os 22 municípios, é de mais de R$ 31 de milhões.

 

 

 

 

Add a comment (0)

Senac inicia atividades do ano com abertura de matrículas para diversos cursos profissionalizantes e anuncia construção da sede própria

Senac-7

Meta de 2014 é atender mais de seis mil alunos no vale do Juruá

A Unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Cruzeiro do Sul, inicia as atividades de 2014 oferecendo um grande número de cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Senac de Gratuidade (PSG) cujas matrículas já estão abertas, além de uma nova modalidade, os cursos de Educação a Distância (EAD).

O gerente da Unidade do Senac, Esaú Melo, destaca investimento na construção da sede própria, além dos muitos cursos oferecidos á comunidade

O gerente da Unidade, Esaú Melo, informa que estão abertas matrículas para os cursos de Cuidador Infantil, Vendedor, Frentista, Auxiliar administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Organização de Eventos, Operador de Caixa, Almoxarife e Balconista de Farmácia, todos através do Pronatec, cujas matrículas estão abertas e as aulas devem iniciar entre 10 e 17 de Março.

“Começamos 2014 com metas maiores que no ano passado e já estão abertas vagas para os cursos do Pronatec, criado pela presidenta Dilma para atender as pessoas de baixa renda e realizados em parceria com o município. As pessoas que queiram se matricular precisam comparecer a Secretaria de Assistência Social para fazer uma pré-inscrição e depois vir ao Senac para concluí-la”, explicou o gerente.

Esaú Melo destaca que o PSG é um programa exclusivo do Senac que oferece os cursos de Operador de Computador, Auxiliar de Pessoal, Cuidador Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem, com recursos para gastos sociais e o edital é mais abrangente, com critérios de dois salários mínimos por pessoa na família, o que insere muito mais pessoas, mesmo as que não estejam no CAD Único ou Bolsa Família.

“O Senac atua em diversos segmentos do comércio, bens, serviços e turismo oferecendo cursos na área de informática, saúde, gestão, beleza e gastronomia e tem um grande portfólio com a meta de atender mais de seis mil pessoas no vale do Juruá em 2014 oferecendo aulas teóricas e práticas e em alguns cursos o aluno participa de estágios para viver na prática o que aprenderam na teoria”, disse.

Segundo o gerente a Unidade tem obtido resultados muito interessantes nas pesquisas com os comerciantes que estão muito satisfeitos com os alunos do Senac e a maioria das empresas já contratou jovens oriundos da entidade ao informar que há entendimentos com a Associação Comercial do Alto Juruá para se fazer um banco de oportunidades com alunos qualificados pelo Senac que terão prioridade nas contratações da instituição.

Os interessados em participar dos cursos do Senac devem procurar a sede da Unidade de Cruzeiro do Sul localizada na Avenida Boulevard Thaumaturgo, no 1148, nos altos do Sebrae ou se informarem pelo telefone 3322-2210, além de buscarem informações nas Secretarias de Assistência Social dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó para se inscreverem nos cursos do Pronatec.

A Coordenadora do curso de Educação a Distância, Adriana Herman, destaca nova modalidade de ensino

O curso de Educação a Distância (EAD) é a nova modalidade oferecida pelo Senac à população do vale do Juruá e será coordenado pela Supervisora Técnica de Saúde, Adriana Herman, que informa que estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Transações Imobiliárias cujas inscrições foram estendidas até o dia 10 de Março.

“O Curso a Distância tem a mesma qualidade dos presenciais e a única diferença é que o aluno não precisa comparecer a aula todos os porque recebe do professor online as orientações e conteúdos das aulas. Aos sábados pela manhã ele comparece ao Senac onde um professor vai tirar qualquer dúvida, receber trabalhos e fazer avaliações. Abrimos mais 10 vagas para curso, além das 30 que já foram preenchidas”, disse.

A mensalidade do curso de Técnico em Segurança do Trabalho é de R$ 199,00, com duração de um ano e oito meses e o de Técnico em Transações Imobiliárias é de R$ 180,00, com duração de um ano e oito meses e a inscrição pode ser feita pelo site do Senac www.ead.senac ou comparecer a Unidade de Cruzeiro do Sul ou tirar dúvidas pelo telefone 3322-7870.

Evelim quer se aperfeiçoar com os cursos do Senac para garantir emprego no mercado de trabalho

A jovem Evelin Silva, que está no terceiro ano do ensino médio, aguardava na fila para fazer sua inscrição no curso de Auxiliar Administrativo destaca a necessidade de ser aperfeiçoar para garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Está difícil conseguir uma vaga no mercado de trabalho porque as empresas sempre pedem um currículo para avaliar o aperfeiçoamento dos candidatos e os cursos do Senac garantem esse aprendizado”, disse.

Taciana avalia que é necessário se profissionalizar para garantir mais facilidade no mercado de trabalho

Taciana Sombra mora no bairro do Miritizal e está cursando o terceiro módulo do Ensino Médio. Ela avalia que é necessário se profissionalizar para garantir com mais facilidade no mercado de trabalho ao afirmar que não está muito fácil conseguir um trabalho.

“A primeira coisa que pedem é o currículo para saber a qualificação do candidato. Estou querendo fazer o curso de frentista para conseguir o certificado e aprender mais uma experiência para minha vida. Está muito difícil de conseguir um trabalho e o curso do Senac vem melhorar minha capacidade pessoal”, disse.

Sede Própria do Senac em Cruzeiro do Sul terá investimento de R$ 10 milhões

A Unidade local do SENAC ainda funciona num prédio locado, mas Esaú Melo informa que no mês de Março será realizada a licitação para contratação de empresa para construção da sede própria num investimento de R$ 10 milhões e Cruzeiro do Sul vai ganhar um prédio de três andares com 14 salas de aulas mais laboratórios. A construção iniciada imediatamente após a licitação, pois os recursos já estão em caixa.

“Esse será o grande presente do Senac à população do Juruá. A sede própria vai mudar completamente para melhor as condições de trabalho e os alunos serão os mais beneficiados. Sempre digo que a exemplo do nosso primo Sesc, que também está chegando com uma moderna estrutura, o Senac com a sede própria se implanta definitivamente no vale do Juruá”, disse.

 

 

 

 

 

Add a comment (0)

Ceflora encerra mais três cursos profissionalizantes em Cruzeiro do Sul

Ceflora 2

Agência de Notícias do Acre - Flaviano Schneider - Fotos Onofre Brito

O Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), ligado ao Instituto Dom Moacir (IDM), encerrou mais três cursos em Cruzeiro do Sul. Os cursos são ofertados pelo governo do Estado através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 47 novos profissionais que participaram e se formaram nos cursos de Artesão de Pintura em Tecido; Manicure e Pedicure, e Maquiador. Os artesãos fizeram uma mostra do que aprenderam.

A coordenadora administrativa do Ceflora, Cirlene Silva, comenta que os formandos a partir de agora terão mais oportunidades no mercado de trabalho. “Quando os conhecimentos obtidos são colocados em prática geram uma renda. As pessoas podem trabalhar como autônomas ou podem se juntar, montar grupos e criar seu próprio negócio”. O comércio local também está absorvendo boa parte dos alunos dos cursos profissionalizantes. “O mercado é muito carente desses profissionais e muitos estão conseguindo se inserir no mercado de trabalho” – disse Cirlene.

Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o governador Tião Viana tem trabalhando incansavelmente para oferecer uma formação de melhor qualidade nos 22 municípios, principalmente na educação profissional, que prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Hoje, os alunos de Cruzeiro do Sul dão um passo para uma vida mais autônoma” - disse.

Neste período, o Ceflora está na fase de elaboração dos cronogramas dos novos cursos, mas, a partir de março, já será iniciado um novo bloco. As inscrições são feitas através da assistência social municipal. “Vamos divulgar as informações quando chegar a hora para que todos os interessados possam se inscrever”, informou Cirlene.

Add a comment (0)

Pós-Graduação em Elaboração e Gestão de Projetos da Escola do Servidor Público beneficia servidores do Estado, além de funcionários de prefeituras e ONG’s do vale do Juruá

Pos mesa

A Escola do Servidor Público Acre realizou na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Promotoria do Ministério Público do Estado (MPE), a Aula Inaugural da Pós-Graduação em Elaboração e Gestão de Projetos que beneficia servidores do Estado, prefeituras do vale do Juruá e também de Organizações Não Governamentais (ONG’s) da região.

A Secretária de Estado de Gestão Administrativa, Dra. Flora Valadares, representou o governador Tião Viana no evento e destacou a importância da especialização que pela primeira vez beneficia servidores do interior do Estado, nos vales do Acre e Juruá, conforme determinação do governador. 

Segundo Flora Valadares a Escola do Servidor Público melhora a capacidade dos servidores públicos de todas as áreas – saúde, educação, segurança e outras – para melhor servir a sociedade e os cursos e especializações garantem melhor aprimoramento dos diversos tipos de serviços prestados e a elaboração de projetos necessários ao desenvolvimento do Estado.

“ A Escola do Servidor é quem melhora a capacidade do servidor para cumprir seu papel de servir a sociedade. Por isso o funcionário tem o nome de servidor e precisa estar sendo especializado para que se garanta a execução do lema do governo que é Servir de Todo Coração. Essa especialização é um ato inédito”, disse.  

Eloisa Pantoja, presidenta da Escola do Servidor Público, destacou a realização da Pós-Graduação e a atuação da instituição em prol da capacitação do quadro efetivo do Estado que vai garantir um melhor atendimento a sociedade com servidores mais capacitados para atuar nos diversos órgãos governamentais e também nas prefeituras e ONG’s.

“ A Escola do Servidor Público vem atuando desde  1994 e na gestão do governador Tião Viana vem sendo reestrutura e totalmente fortalecida tendo como ação prioritária a capacitação do servidor, sobretudo do quadro efetivo, que precisa ter sua capacidade intelectual melhorada através de cursos de formação e capacitação”, afirmou.

Segundo a presidenta nesta Pós-Graduação os 55 alunos, que na sua maioria são do quadro efetivo do Estado, terão aula presencial e foram selecionados pelos critérios de estarem atuando na região e também na área de elaboração de projetos. “ Houveram muitas inscrições sendo necessária a seleção para o preenchimento das vagas”, informou a presidenta.

A solenidade foi prestigiada pela representante da Coordenação de Educação, professora Maine Augusta, pelo coordenador da Secretaria de Estado de Saúde, Charles André, pela Coordenadora de Projetos da Escola do Servidor, professora Nilvia Rejane, além dos alunos especializandos que lotaram o auditório do Ministério Público.

Charles André, destacou que muitos servidores da Saúde estão participando da especialização que é de fundamental importância para a formação do quadro de pessoal. “ Com certeza ao término da esses servidores vão nos ajudar bastante a fazer que o serviço público seja cada melhor e por isso estamos prestigiando essa solenidade”, disse.  

A professora Dulcilene Negreiros, da Faculdade Ipanema, proferiu a Aula Inaugural e destaca que a especialização inicia com a Língua Portuguesa pela importância da língua mãe e a necessidade dos servidores utilizarem as normas padrões da gramática quanto a escrita, ortografia e concordância na execução dos trabalhos.  

“ É um projeto e uma oportunidade de grande importância para os alunos que depois de especializados vão poder fazer a diferença nos órgãos públicos. Para mim é uma satisfação muito grande trabalhar com essa turma, pois nasci em Cruzeiro do Sul e quero dar o melhor de mim para que os alunos tenham um bom aproveitamento”, disse.

Alunos da Pós-Graduação destacaram a importância da especialização. O administrador Antônio Pereira Mesquita, funcionário da Sanacre que presta serviços ao DEAS, ressalta que uma pós-graduação sempre qualifica mais o profissional para o mercado. “ Essa especialização de Elaboração e Gestão de Projetos com certeza dá um alcance maior de mercado tanto para o profissional liberal para o que trabalha nos governos municipal, estadual e federal”, disse.   

   

Para a diretora de uma unidade de saúde do município de Rodrigues Alves, Rutilene Maia, a especialização vai ser de muita importância e vai aproveitar os conhecimentos para aprender  elaborar projetos que vão beneficiar a população. “ Na área da saúde temos muitos recursos que dependem da elaboração de projetos e a especialização será muito proveitosa”, disse.

O bacharel em Ciências Econômicas, Orleildo Lima, da Prefeitura de Rodrigues Alves, destaca a importância da especialização afirmando que seu município tem carência de profissionais aptos a realizarem projetos nas mais diversas áreas da administração. “ A maioria dos recursos que chegam ao município necessitam antes da elaboração de um projeto e a especialização vai nos preparar para o nosso trabalho”, disse.

Add a comment (0)