Academias de Taekwondo realizam exame de faixas para mais de 100 atletas

Taekowondo 2

Mais de cem alunos das três Academias de Taekwondo de Cruzeiro do Sul prestaram exames de faixas no início da noite deste domingo (01), no Ginásio Coberto Jader Machado, com a presença do Grão Mestre Juca, Faixa Preta 7º DAN, precursor da arte marcial no Estado do Acre e praticante há 40 anos.

Taekowondo 8  juramento

O exame de faixas é uma demonstração do aprendizado de cada graduação. Existem vários tipos de faixas - branca, amarela, verde, verde ponteira azul, azul, azul ponteira vermelha, vermelha, vermelha ponteira preta e preta – que são usadas pelos atletas da arte marcial para mostrar o nível de aprendizado individual.

Taekowondo 7  exame

O Grão Mestre e professor Juca que veio de Rio Branco para avaliar os atletas explica que a palavra Taekwondo significa o homem em desenvolvimento e evolução, que é o respeito, o carinho e as academias existem para criar relacionamento onde o atleta adquire um certo potencial e poder com os pés e com as mãos e aprende a direcioná-lo para competições.  

Taekowondo 6  exame

“ O Taekwondo tem como base a disciplina e a hierarquia porque em tudo na vida tem que ter a hierarquia e o aluno de arte marcial, mesmo sendo uma pessoa tímida, aprende a ser mais ativo, ter mais capacidade de vida e não se envolver nas coisas ruins oferecidas pelo mundo. Dificilmente um aluno de Taekwondo usa drogas, por exemplo”, afirmou.

Mestre Juca destaca que está com 54 anos, pratica o Taekwondo há 40 anos e implantou a arte marcial no Acre em 1989. Ele afirma que apesar dos colegas do seu tempo, quando morava em Brasília, fumarem e beberem, ele conviveu com eles, mas nunca bebeu ou fumou, nem cigarro, nem drogas e sempre está em atividade nas academias.

“ O Taekwondo conseguiu seu ápice quando se tornou esporte olímpico e os olhos de empresários, empresas e órgãos públicos se voltaram para esses atletas. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os principais patrocinadores dos atletas da arte marcial que são olhados com muito interesse. Nas escolas já faz parte como matéria optativa de Educação Física”, disse.

Taekowondo 8  Faixas preta e mestre juca

As academias cruzeirenses são comandadas pelos professores Alderlei, Alencar e Raelson, que segundo o Mestre Juca, desenvolvem um excelente trabalho e afirma que se sente lisonjeado por ter introduzido o Taekwondo no Acre, ao lembrar que no vale do Juruá se iniciou com o professor Sidney, que era professor do Alderlei. Depois que o professor Sidney foi embora Mestre Juca apostou no professor Alderlei para dar continuidade ao trabalho.

Mestre Juca ressalta que os professores Alderlei, Raelson e Alencar são muito exigentes e quando colocam um atleta para fazer o exame de faixa e galgar uma graduação maior é porque avaliam que ele está bem preparado, destacando que os atletas de Cruzeiro do Sul estão num nível muito acima do normal devido a dedicação dos professores.

“ Atualmente os melhores atleta do Taekwondo do Acre são de Cruzeiro do Sul. Muitos atletas do município estão saindo para competir a nível nacional com os melhores do ranking mundial e conquistando importantes resultados, a exemplo de Robson, Júnior, Jardel, Alencar e Raelson, que já se destacaram em torneios nacionais”, disse.

Taekowondo 8  entrega faixa preta

Neste exame de faixas foram graduados dois faixas pretas Raele e José Ailton. O professor Raelson Lima recebeu o grau de Faixa Preta, 2º DAN. Depois do exame eles receberam a faixa num ritual comemorativo onde os demais faixas pretas dão faixadas nas costas dos novos graduados.  

Taekowondo 3 Raele

A jovem Raele Costa, 16 anos, pratica o Taekwondo há cinco anos e foi aprovada para receber a Faixa Preta. Ela iniciou no esporte incentivada pelo irmão que a levava para a academia onde treinava. Atualmente ela pratica o esporte na Academica Aequilibirum, do professor Alderlei.

“ O Taekwondo é um esporte completo, que tem uma filosofia muito bonita e utiliza a disciplina como base. O atleta aprende muito, consegue melhorar sua forma física e intelectual, além de aprender e entender que não deve se envolver com coisas ilícitas”, disse.

Taekowondo 9 professor alderlei

O professor Alderlei comandou a solenidade do exame de faixas numa bela demonstração de Taekwondo que emocionou os pais e a plateia presente no ginásio de esporte pela beleza e sincronismo dos movimentos executados. Os faixas pretas e atletas das academias fizeram diversas apresentações de defesa e ataque demonstrando o potencial de defesa da arte marcial.

Taekowondo 3 Faixa Pretas

Taekowondo 6 Arton

Taekowondo 9 demonstração

Taekowondo 9 professor sargento

O sargento do Exército Brasileiro, Fabian Boaventura, que atualmente mora em Cruzeiro do Sul e serve no 61º BIS, pratica Taekwondo desde os 14 anos de idade e destaca o grande trabalho do Mestre Juca no Acre e do professor Alderlei em Cruzeiro do Sul.

“ Disciplina e a atividade física é que me levou para o Taekwondo. Desde criança me identifiquei com arte marcial que não tem restrição para nenhuma de idade. Quero lembrar meu professor o Mestre Vanderli que me ensinou o Taekwondo. Hoje, sou sargento do Exército no 61º BIS e estou aprendendo e trocando experiências com os atletas de Cruzeiro do Sul”, disse.

 

 

 

Powered by Bullraider.com