Academia Vigor que funciona há 23 anos retoma atividades depois de fiscalização do CREF

Academia fachada

Professor Davi Enes alerta atletas para perigos do uso de esteróide e anabolizante

Depois de ser interditada pela fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Acre (CREF 8) que realizou vistorias em Cruzeiro do Sul no início da semana passada e interditou seis academias do município por motivo da falta de documentação exigida pela legislação, a Academia Vigor, que funciona há 23 anos, retornou suas atividades normais.

Academia fachada1

A fiscalização do CREF 8 desencadeou protestos dos representantes das academias pela forma autoritária, com uso de força policial, desnecessária, segundo o professor Davi Enes, que atua na área da musculação desde 1992, tem grande experiência, diversos cursos de formação em São Paulo, onde lutou boxe e atuou como atleta amador do Santos Futebol Clube, além de em Cruzeiro do Sul ter realizado mais de 25 eventos de lutas e projetos no esporte amador.

Academia Vigor 4 campeão mundial

“ Nossa avaliação é que o Conselho Regional de Educação Física (CREF) deveria ajudar a legalizar as academias a conseguir a documentação necessária, ao invés de chegar e fechar as academias. Admito que recebi a notificação e não consegui regularizar em tempo hábil, mas faltava apenas a documentação do professor responsável com registro no CREF. Agora, quitamos o que estava faltando e a academia está reaberta”, disse.

Mas, Davi Enes, ressalta que não é contra o trabalho de fiscalização do CREF 8 que também tem ajudado e contribuído com as academias do município, apesar dos fiscais terem chegado acompanhados de policiais e causaram um grande constrangimento. “ Foi uma atitude desnecessária na nossa avaliação, principalmente porque a maioria das exigências já estavam sendo cumpridas pelas academias”, destacou.

Academia Vigor 3 campeão mundial

O professor Davi Enes afirma que para os padrões cruzeirenses a Academia Vigor está muito boa e lembra que o que diferencia o trabalho não são apenas os aparelhos, mas os profissionais que fazem o acompanhamento dos atletas ao elogiar a capacidade técnica do professore Evanildo Castro, responsável pela academia e também do professor Taumaturgo Costa que colabora há muito tempo com a academia.

“ Nossos equipamentos estão muito bons, sempre estamos trocando os mais antigos por mais novos, acompanhando os padrões da tecnologia que estão avançando e atendemos atletas na faixa etária de 9 a 90 anos com trabalhos de hipertrofia, emagrecimento, condicionamento físico, terceira idade e também para alunos deficientes. Estamos trabalhando e contribuindo com a estética, mas também com a saúde da população”, disse.

O professor David Enes destacou que qualquer atividade física é boa e recomendável para o corpo humano, desde que seja acompanhada por profissional, mas afirma que somente através dos exercícios físicos executados com peso é que se obtém uma melhor mobilidade e flexibilidade nas articulações, maior torno muscular e melhoria da saúde, além da estética corporal que garante melhor autoestima.

Davi Enes aproveita a oportunidade para alertar os atletas sobre os artifícios para aumento de massa muscular, através de esteroides ou anabolizantes, que apesar de serem muito usados, são perigosos à saúde do ser humano por serem produtos sintéticos, iguais a testosterona, hormônio masculino usado por atletas para aumentar a hipertrofia muscular e consequentemente a força.    

“ Existe o suplemento alimentar que complementa a alimentação, serve para aumentar o rendimento no treino e faz o atleta ficar mais forte e resistente a longo prazo, se ele tiver uma boa alimentação. Mas, o uso inadequado de esteroides ou anabolizantes pode acarretar efeitos colaterais gravíssimos que podem levar até a morte do atleta, além de várias doenças que prejudicam a saúde”, alertou.

Entre as doenças o professor citou o aumento da pressão arterial que pode gerar problema cardíaco, câncer no fígado e na próstata, queda de cabelo, rouquidão na voz, espinhas e impotência sexual ao recomendar que os atletas façam uma musculação saudável, com acompanhamento de profissional competente, boa alimentação e suplementação alimentar que não causa danos à saúde.

Academia Vigor 1 PAGNANI PRESIDENTE

“ Esporte é vida, nunca use esteroides ou anabolizantes e sempre diga não as drogas”, alertou o professor, que agradeceu o apoio do presidente da Confederação Brasileira de Musculação, professor Alexandre Pagnani, que há vários anos tem apoiado o trabalho da musculação no vale do Juruá, ministrando cursos e palestras, além de dar oportunidade para seu aperfeiçoamento nos centros mais avançados do país.

 

 

 

 

Powered by Bullraider.com