Governo entrega veículos e anuncia concurso para a segurança

Tião Viana entregou 12 novos veículos e equipamentos tecnológicos, e anunciou 35 vagas para carreira de oficial (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Agência de Notícias do Acre - Ana Paula Pojo

A Segurança Pública do Acre comemorou nesta quinta-feira, 9, mais uma ação que vem fortalecer o sistema integrado. O governador Tião Viana entregou 12 novos veículos e equipamentos tecnológicos, durante evento realizado em frente ao quartel do Comando-Geral da Polícia Militar.

Na ação, que reuniu representantes do governo, parlamentares e comunidade, Tião Viana anunciou a abertura do edital do processo seletivo para o posto de oficial de carreira do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“No Acre, a polícia elucida cem por cento dos crimes de latrocínio por meio do Sistema Integrado de Segurança. Hoje é uma entrega simbólica de veículos e equipamentos, e estamos abrindo 35 novas vagas para oficial. É uma luta incansável por um sistema que ajuda a criar um sentimento de paz, respeito e não permissão do aumento da criminalidade”, destacou Tião Viana.

Ação visa fortalecer o sistema integrado de Segurança Pública do Acre (Foto: Assessoria Sesp)

O comandante-geral em exercício da Polícia Militar, José Américo Gaia, frisou que os veículos e equipamentos servirão para subsidiar as atividades policiais, fortalecendo a gestão e a logística a fim de garantirem dinamismo e celeridade às atividades operacionais dos comandos.

“O governo não mede esforços para qualificar a Segurança Pública. Essa entrega vem garantir o fortalecimento dos trabalhos executados nas diretorias de inteligência”, contou o oficial.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, disse que a ordem de investimentos das entregas representa quase R$ 2 milhões de recursos oriundos do governo federal, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron).

“Esta entrega representa a intensificação de ações e avanços. No Acre foi possível reduzir em 64% os crimes de latrocínio, 21% dos homicídios e 12% de roubos. Com esse apoio vamos avançar ainda mais na redução desses indicadores”, garantiu Farias.

Quadro de oficiais fortalecido

O anúncio das 35 novas vagas para oficiais de carreira foi motivo de alegria para a Polícia Militar que disporá de 20 vagas, e para o Corpo de Bombeiro que dispõe de 15.

“Estamos recebendo o maior patrimônio de uma corporação, que são as vagas para o curso de oficiais. Hoje a gente via a alegria na expressão dos bombeiros por receberem essa oportunidade”, contou o comandante do Corpo de Bombeiros Carlos Gundim.

O deputado estadual Jenilson Leite parabenizou o governo pelo momento importante que traz a instrumentalização às polícias. “Aqui no Acre temos uma polícia elucidativa, que presta um bom trabalho para a comunidade”, defendeu o parlamentar.

Add a comment (0)

Alerta: condutores são multados por não respeitarem placas de sinalização que proíbem subida de ladeira na Rua Rego Barros

Depois de mais de dois meses de um trabalho educativo no cruzamento da Rua 17 de Novembro com a Rego Barros, onde foram colocadas placas de sinalização que proíbem o tráfego na ladeira da Rua Rego Barros e acesso ao cruzamento da Rua Benjamim Constant, os Agentes de Trânsito da 1ª Ciretran iniciaram um trabalho de autuação dos que ainda insistem em não respeitar a sinalização e colocam em perigo os outros condutores.

A decisão de interromper o fluxo de veículos na ladeira da Rua Rego Barros, que dá acesso ao cruzamento da Rua Benjamim Constant, feita pela equipe de Engenharia do Detran/AC, levou em consideração um grande número de reclamações e ocorrências no cruzamento que causaram muitos danos materiais aos que se envolveram nos acidentes que aconteciam rotineiramente.

Na tarde desta quinta-feira (09) uma equipe de agentes de trânsito realizou uma fiscalização no cruzamento da Rua Benjamim Constant e flagrou diversos condutores de motocicletas e veículos que ignoraram as placas da sinalização que proíbem o tráfego na ladeira e foram autuados pela irregularidade. Além da multa corresponde a infração de trânsito algumas motocicletas foram recolhidas por outras infrações.

Ao serem abordados os condutores justificaram que não perceberam as placas de sinalização que proíbem o tráfego na ladeira, mas a justificativa não os livrou da autuação e multa. O sargento PM Sávio, coordenador da Coordenação Integrada de Fiscalização de Trânsito (CIFTRAN), informou que depois da proibição do tráfego na ladeira já foi registrado mais um acidente no cruzamento com danos materiais a vítima.

“ É necessário que os condutores obedeçam as placas de sinalização. Fizemos um trabalho educativo de mais de dois meses neste local. São cruzamentos, tanto na Rua Benjamin Constant, quanto na 17 de Novembro de grande fluxo de veículos por serem vias de acesso à escolas e depois de avaliação da equipe de engenharia do Detran o tráfego foi proibido para evitar os constantes acidentes que aconteciam”, disse.

 O Coordenador da CIFTRAN informou que muitos condutores reclamaram da situação de risco que passaram quando trafegava pelo local e se depararam com veículos subindo a ladeira onde o tráfego está proibido e ressaltou que na fiscalização os agentes de trânsito constataram que em poucos minutos seis condutores desobedeceram a sinalização e apesar de no local estarem fixadas quatro placas proibindo o tráfego os condutores simplesmente estão ignorando a sinalização.

Segundo Sávio com a proibição da subida os condutores que descem a ladeira estão cientes de que não tem trânsito no sentido contrário e nesta situação o perigo de um acidente se torna ainda mais grave e aumenta muito sendo necessário que os condutores obedeçam rigorosamente a proibição de tráfego no local ao destacar que recentemente um condutor que não obedeceu a sinalização causou um acidente que deixou sequelas na vítima.

" Se existe a placa proibindo é preciso ser obedecida, pois se o condutor imaginar o risco que corre não cometeria a infração. Se um motociclista desobedecer a placa e na subida encontrar com um caminhão que esteja descendo teremos o risco de um acidente de grandes proporções até com vítima fatal. Então, não tem jeito, os condutores precisam observar as placas de sinalização para não serem autuados”, disse. 

Add a comment (0)