Juruá ganha, ainda este ano, UPA e Hospital de Doenças Tropicais, garante Suely Melo

historia10

A Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, anunciou, nesta quinta-feira 10, em Cruzeiro do Sul, as construções, para ainda este ano, da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital de Doenças Tropicais do Vale do Juruá. A Secretária está em visita a região do Vale do Juruá desde a última quinta-feira.

“As obras serão concluídas ainda neste ano e a intenção do governador Tião Viana é mudar o paradigma da saúde na região”, declarou a secretária. Melo evocou o conhecimento médico de Tião Viana e a importância de um hospital de doenças tropicais, outra das especialidades do governador acreano na área científica.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) é um novo sistema de saúde pública, com inovações que vão desde o atendimento baseado no sistema de triagem à perfeita integração com a rede de urgência e emergência. Ao chegar à unidade, o paciente será atendido por um enfermeiro de nível superior, que faz a primeira avaliação e indica, utilizando as cores azul, verde, laranja, amarelo ou vermelho, o nível de prioridade da consulta. No Brasil apenas Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Rio Branco e agora Cruzeiro do Sul se adequaram e puderam implantar o sistema.

A UPA vai funcionar onde hoje está antiga “Escola Craveiro Costa”, na rua Ruy Barbiosa, Bairro Centro. A antiga escola será demoilida. “Iremos iniciar a obra em março ou abril e a concluiremos ainda neste ano”, acrescentou Suely Melo.

O Hospital Regional do Vale do Juruá passará a atender apenas casos em que haja risco de morte. A nova modalidade de saúde fará as primeiras consultas, suturas, além das chamadas cirurgias de baixa complexidade, exames de raios-x, eletrocardiogramas e análises clínicas.

De acordo com a secretária, as vantagens da UPA serão o atendimento mais rápido, a descentralização do atendimento de urgência e emergência, mais conforto em ambiente espaçoso e instalações mais perto do usuário do sistema. A UPA começará a funcionar buscando nível de excelência que leve-na à certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). As obras da serão inspecionadas regularmente pelo governador Tião Viana. O modelo será igual ao das duas UPA s existentes em Rio Branco, posto
que se trata de um modelo padrão imposto pelo Ministério da Saúde.

O Hospital de Doenças Tropicais - A secretária também anunciou adaptação e reformulação do Hospital de Dermatologia de Cruzeiro do Sul para o novo Hospital de Doenças Tropicais do Vale do Juruá. A nova unidade adotará uma “nova metodologia” com a implantação do Serviço de Atenção Especializada (SAE).

Além da hanseníase, a nova unidade incorporará atendimentos dos casos de tuberculose, doença conhecida por Jorge Lobo, hepatites virais, malárias, entre outras doenças endêmicas. Doenças tropicais são doenças infecciosas que ocorrem unicamente nas regiões tropicais e subtropicais, sendo mais difícil prevení-las e controlá-las.

www.vozdonorte.com.br - Jorge Natal

Powered by Bullraider.com