Conselho Estadual de Saúde realiza Conferência Municipal de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Macro Região do Juruá

Conferência Municipal Saúde geral

O Conselho Estadual de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (07) a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Saúde da Macro Região do Juruá, que envolve os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Feijó para debater e aprovar propostas de políticas de saúde que serão levadas a Conferência Estadual de Saúde.

Conferência Municipal Saúde participantes

A conferência foi realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Sul. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira (05) com a presença de representantes dos segmentos envolvidos na saúde do trabalhador e da trabalhadora e os debates ocorreram durante esta terça-feira (06) com leitura do regimento, palestras, encaminhamentos, aprovação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Conferência Municipal Saúde maria jose

A coordenadora da conferência, Técnica em Segurança do Trabalho Maria José Lima de Souza, destacou que a conferência tratou das propostas de políticas de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das regionais do Estado que serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional no mês de Novembro, em Brasília, que depois de formatadas na conferência Estadual serão incluídas na discussão nacional e voltam em forma de demanda para sempre cumpridas no Estado.  

“ Os principais problemas detectados no Estado e que prejudicam os trabalhadores e trabalhadores são as notificações, acidentes, afastamentos, falta de uso de equipamentos e a conscientização tanto do gestor quanto de trabalhadores. Em relação ao setor público não há uma preocupação de se cumprir com essa legislação, mas entendo que é necessária uma atenção maior para que se evite e diminua cada vez mais o número de acidentes”, disse.

Segundo Maria José a Conferência das Regionais do Juruá agrega as propostas de todos os segmentos da população ativa do vale do Juruá que depois de discutidas e aprovadas pelos representantes das propostas, além da eleição dos delegados que irão representar a região na Conferência Estadual em Rio Branco e na Conferência Estadual os que irão representar o Estado na Conferência Nacional , em Brasília, que acontecerá no mês de Novembro.

Conferência Municipal Saúde rep INSS a

Os representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ministrou uma palestra para esclarecer os representantes dos segmentos sobre acidentes de trabalho, notificações dos acidentes e como a Previdência atende esses trabalhadores e trabalhadores que necessitam de um afastamento ou até de uma possível aposentadoria mostrando aos participantes detalhes e exigências da lei que precisam ser observados.

Conferência Municipal Saúde ecio

O conselheiro Aécio Queiroz, relator da conferência, destacou que a ideia é traçar propostas para implementação da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora que já se transformaram em portaria do Ministro da Saúde com leis que visam melhorar a saúde e os ambientes de trabalho, além de implementar a política identificando o que está sendo necessário melhorar em todas as regiões, além de abordar propostas das questões locais.

Conferência Municipal Saúde gloria Magalhaes

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Glória Magalhães, avaliou como de muita importância a realização da conferência municipal para traçar as propostas das políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora. “ Esta é a primeira conferência realizada em Cruzeiro do Sul e vamos aprender muito para se ter uma noção melhor do trabalho e atribuições do Conselho Municipal de Saúde”, disse.

Robervaldo Rodrigues, representante do Conselho Estadual de Saúde, no segmento Usuário,  representando as pessoas com deficiência, ressalta que o papel do Conselho Estadual de Saúde é fazer o controle social e o conselheiro tem o papel de fazer a mobilização em parceria com os conselhos municipais, prefeituras, conselhos populares e a representatividade de toda a sociedade civil.

“ A conferência não é só do trabalhador e da trabalhadora de saúde, mas do empreendedor e de todos os trabalhadores. Nossa plenária estava muito boa, conseguimos fazer um debate muito amplo e aprovar boas propostas que agora serão encaminhadas para debate na Conferência Estadual e também elegemos os delegados que representarão os municípios da macro região do Juruá na mesma conferência”, disse.

Conferência Municipal Saúde samia

A enfermeira Sâmia Rocha, Secretaria Executiva do Conselho Municipal do município de Porto Walter, lamentou a pequena representatividade do município na conferência ao ressaltar que nos municípios menores a dificuldade encontrada para implementar as políticas de saúde são muito maiores pela questão da interiorização porque cerca de 60% da população do município que vive em lugares de difícil acesso.   

“ Para se ter uma ideia dos problemas é só olhar o preço da gasolina que custa R$ 3,80 em Cruzeiro do Sul. No município de Porto Walter já custa quase R$ 5,00 e a demanda está cerca de 60% na zona rural. Essa população não pode ficar sem atendimento, mas para se fazer atendimento nas localidades é necessário no mínimo 400 litros de combustível com um alto custo e o servidor também não pode ir para a zona rural correndo vários riscos sem ter uma compensação financeira. Nestas propostas procuramos buscar soluções estes problemas”, disse.   

 

Powered by Bullraider.com