Convenio entre Funasa e Governo do Estado facilita Campanha de vacinação a população indígena isolada

2012-05-23 12 08 27Um convênio entre Governo do Estado do Acre e a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA -, possibilitou a participação no último dia 21, do Centro Integrado de Operações Aéreas – AC, na campanha da vacinada da população indígena nas áreas isoladas do Município de Tarauacá.

A campanha de vacinação faz parte do calendário de ações em saúde indígena do Governo Federal. A participação do helicóptero João Donato (do CIOPAER) contribuiu para maior cobertura vacinal atingindo comunidades ainda não atendidas pelo benefício.

Além da participação ativa na campanha, no decorrer da missão a equipe do Ciopaer pôde prestar outras serviços na área de saúde como por exemplo, o deslocamento da índia Kedla Barbosa Kaxinauá, 20, habitante da Aldeia Boa Vista – localizada às margens do Rio Envira. Grávida e com quadro de saúde considerado grave, foi transferida de helicóptero para o Hospital de Tarauacá. Foi medicada e está fora de risco de morte.

Noutro caso, considerado ainda mais grave, ocorreu no dia 24 de maio na Aldeia Alto Bonito localizada também as margens do rio Envira. O Índio Robe Kampa de 29, apresentou-se à tripulação com uma enfermidade grave na perna esquerda decorrente de uma mordida de cobra.

Os ferimentos estavam em estado avançado de infecção devido ao veneno da cobra, identificada pela vitima como sendo da espécie Jararaca. A distância entre a aldeia e a cidade mais próxima, dista quatro dias de barco.

O índio corria sério risco de ter a perna amputada. Ele foi transferido da aldeia para Tarauacá e de lá para o Pronto Socorro de Rio Branco onde foi atendido e continua internado. O término da missão está previsto para hoje, 30.

2012-05-23 14 46 21

 

Barbosa Silva

Assessoria/ Ciopaer/SESP

Powered by Bullraider.com