Ciretran realiza trabalho de orientação no trânsito em aldeias na BR-364

Ciretran indios 1

A 1ª Circunscrição de Trânsito de Cruzeiro do Sul (1ª Ciretran) realiza trabalho de orientação no trânsito em aldeias que estão localizadas às margens da BR-364 devido a grande circulação de veículos e a presença dos índios na rodovia.

Ciretran indios 2

 

A parceria da 1ª Ciretran com índios Katuquinas está no seu quinto ano e tem o objetivo de levar informações sobre regras de trânsito para evitar acidentes devido ao grande tráfego de veículos que chegam ao vale do Juruá passando por várias aldeias.

Com ajuda de um tradutor os educadores da 1ª Ciretran informam aos indígenas, através de palestras e vídeos,  como eles devem se portar no trânsito. Uma das preocupações das autoridades de trânsito é o uso de bebida alcoólica dentro das aldeias.

O gerente da 1ª Ciretran, Valdecir Dantas, explicou que alguns índios conduziam veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sob efeito de bebida alcoólica e as palestras estão reforçando e informando sobre as penalidades da lei.

“Essa prática era muito comum entre os índios, mas observamos que já melhorou muito, apesar de ser ainda preciso reforçar informações porque para eles dirigir de qualquer maneira é normal”, disse.

Segundo o gerente no entendimento dos índios eles poderiam dirigir de qualquer jeito e não tinham noção de que estavam infringindo a lei e cometendo crimes de trânsito. Reforçamos esse trabalho para orientá-los sobre as regras e os perigos do transito”, explicou.

Nas palestras os educadores ensinaram também como os índios devem atravessar na faixa de pedestre, andar pelo acostamento, como identificar as cores do semáforo e as placas de sinalização na área urbana da cidade. 

Powered by Bullraider.com