Detran abre Semana Nacional de Trânsito em Cruzeiro do Sul

Dando continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança Viária, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) também realiza uma vasta programação em Cruzeiro do Sul alusiva à Semana Nacional de Trânsito. A abertura oficial foi realizada na tarde de ontem, 18, no Teatro dos Náuas, com a participação de alunos da rede pública.

“As estatísticas mostram que o trânsito em Cruzeiro do Sul é um exemplo a ser seguido”, diz Sawana Carvalho (Foto: Jannice Dantas)
“As estatísticas mostram que o trânsito em Cruzeiro do Sul é um exemplo a ser seguido”, diz Sawana Carvalho (Foto: Jannice Dantas)

 

A redução das estatísticas de acidentes de trânsito, principalmente fatais, tem sido uma preocupação constante do governo do Estado desde o início da gestão do governador Tião Viana. Levando em consideração que os principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são o comportamento dos motoristas e o excesso de velocidade, a Semana Nacional de Trânsito trabalha em 2012 o slogan: “Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, abrir a Semana Nacional de Trânsito em Cruzeiro do Sul é o reconhecimento que o governo do Estado está dando ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Primeira Circunscrição Estadual de Trânsito (Ciretran). “O resultado das estatísticas nos mostra que esse município é um exemplo a ser seguido e muito nos orgulha”, destacou.

O representante do Ministério Público Estadual, promotor Iverson Bueno, destacou o esforço das instituições públicas na busca pela paz no trânsito. Para ele, a sociedade está mudando e absorvendo as informações educativas que auxiliam na redução de acidentes.

José Fernandes do Rêgo, secretário de Estado de Articulação, representou o governador Tião Viana no evento. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da participação dos jovens em eventos dessa natureza. “Assim, recebem desde cedo noções dos efeitos nocivos do álcool no organismo de quem dirige”, disse.

Além da participação do cantor cruzeirense Alberan Morais, que cantou o Hino Acreano, também foi realizada uma minipalestra, ministrada pelo major José Alves, responsável pelo comando da Polícia Militar do município. Dados estatísticos também foram apresentados. “Quando iniciamos a operação Álcool Zero aqui, 80% dos exames bafométricos davam positivo. Hoje, esse mesmo número apresenta resultados negativos”, frisou.

O cantor cruzeirense Alberan Morais cantou o hino acreano na abertura da Semana Nacional do Trânsito em Cruzeiro do Sul (Foto: Jannice Dantas)
O cantor cruzeirense Alberan Morais cantou o Hino Acreano na abertura da Semana Nacional do Trânsito em Cruzeiro do Sul (Foto: Jannice Dantas)

Por fim, Sawana Carvalho reafirmou o compromisso de fundamentar valores, procedimentos e concepção para melhorias na vida cotidiana no trânsito, enriquecendo-a com atitudes educativas que consolidem a valorização da vida e do bem-estar da sociedade.

 

Agência de Notícias do Acre - Jannice Dantas (Assessoria Detran)

Powered by Bullraider.com