Emoção e respeito no último adeus ao ex-deputado federal e ex-prefeito João Tota que pediu para ser sepultado na terra que amava
Emo

Emoção e respeito no último adeus ao ex-deputado federal e ex-prefeito João Tota que pediu para ser sepultado na terra que amava

Velório foi no Centro Cultural do Juruá

Velório foi no Centro Cultural do Juruá

Elson Costa

Numa clima de emoção, respeito e honras militares foi sepultado no cemitério Jardim da Paz, no ínicio da tarde da sexta-feria Santa (14), o corpo do ex-deputado federal e ex-prefeito João Tota Soares de Figueiredo, TOTA, que morreu na última quarta-feira (12) em São Paulo e foi transladado para Cruzeiro do Sul onde pediu para ser sepultado.

O corpo desembarcou em Cruzeiro do Sul na madrugada da sexta-feita num vôo da Gol Linhas Aéreas e o velório aconteceu no salão do Museu do Centro Cultural local onde funcionou a primeira prefeitura e depois o primeiro Fórum do município que recebeu a  visita de centenas de cruzeirenses que prestaram as últimas homenagens ao ex-prefeito.

Muitas homenagens e condolências foram prestadas à João Tota e à família, além de honras militares por um Pelotão do Exército Brasileiro e também por integrantes da Loja Maçônica Fraternidade Acreana onde o  ex-prefeito frequentou deste 1.971 chegando ao grau Mestre e mantinha muitas amizades sendo considerado um Maçom Benevolente.

Guarda de Honra da Maçonaria marca última homenagam ao irmão maçônico

Guarda de Honra da Maçonaria marca última homenagam ao irmão maçônico

A Loja Maçônica Fraternidade Acreana, instituição que João Total foi iniciado em 1.970, irmanou-se com as demais lojas maçônicas de Cruzeiro do Sul e prestaram homenagem ao falecido membro com uma Guarda de Honra Fúnebre, revezada pelos maçons que portavam paramentos de graus, luvas e espadas.

IMG-20170415-WA0036

O venerável Mestre Narcélio Flávio Siqueira Oliveira, destacou ainda outra homenagem maçônica com a leitura de um texto expondo os feitos de João Tota que beneficiaram a sociedade em geral. No final da homenagem maçônica dona Maria das Vitórias, bastante emocionada, fez um agradecimento aos membros da Maçonaria ao afirmar que nutre muito carinho e respeito à instituição.

Dona Maria das Vitórias, emocionada, agradeceu homenagem

Dona Maria das Vitórias, emocionada, agradeceu homenagem

Muitas autoridades de Cruzeiro do Sul, de Mâncio Lima, de Rio Branco, além de parlamentares levaram sua última homenagem ao ex-prefeito. O prefeito Ilderlei Cordeiro, que era um amigo pessoal, destacou a importância de João Tota e os relevantes serviços prestados pelo mesmo ao município como prefeito e parlamentar federal.

“O município de Cruzeiro do Sul e o nosso Estado perdem um político que contribuiu muito. Por isso, decretamos luto oficial de três dias em honra a um homem que  merece ser honrado”, destacou o prefeito Ilderlei Cordeiro ao homenagear o ex-prefeito e apresentar suas condolências e as do município a família enlutada.

Além do prefeito marcaram presença no velório o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Romário Tavares, o deputado estadual Jonas Lima (PT), o prefeito de Mâncio Lima (PT), além de muitos amigos, entre eles o ancião Adiles Nogueira Maciel que manteve por muitos anos uma amizade e admiração a João Total.

Ancião Adiles Nogueira Maciel, com 105 anos, marcou presença na despedida do amigo de longas datas acompanhado do filho James

Ancião Adiles Nogueira Maciel, com 105 anos, marcou presença na despedida do amigo de longas datas acompanhado do filho James

O senhor Adiles Maciel, que já tem 105 anos, bem vividos, como ele gosta de dizer, compareceu ao velório do ex-prefeito João Tota acompanhado do filho James que mora em Manaus e está em Cruzeiro do Sul há cerca de um mês numa visita ao pai. Ele enfatiza que não poderia deixar de comparecer a despedida do amigo de grandes lutas.

“Conheci o João Tota há muitos anos atrás, desde que ele chegou em Cruzeiro do Sul. Quando ele saiu de Rio Branco para trabalhar na Secretaria da Agricultura do Estado no município foi recomendado pelo governador Mesquita a mim. Assim, fui uma das primeiras pessoas que conversou com ele. Eu era o presidente do partido da Arena”, lembrou.

O senhor Adiles Maciel lembra que João Tota falou da recomendação que o governador Mesquita fez, para procurá-lo porque ele era uma das pessoas importantes do município, que gostava muito de conversar com as pessoas. Ele lembra que depois que Tota chegou fizeram uma boa amizade e sempre conversavam no bar Estrogofe perto da sua casa.

“Foi um homem muito trabalhador e um profissional de muita compe tência que foi indicado para prefeito de Cruzeiro do Sul pelo governador Mesquita. Trabalhou muito e trouxe o desenvolvimento para o município que saiu da lama na sua administração. Foi um amigo de muitas conversas. De vez em quando ia lá em casa para conversar”, disse.

Seu Adiles lembra que sua forma de governar deixava alguns políticos invejosos ao ponto de tentar tirá-lo da prefeitura e fizeram um pedido ao governador Mesquita, através de um documento falso, mas que não tinha sua assinatura e quando chegou um Rio Branco o governador mandou uma pessoa à Cruzeiro do Sul para saber o que estava acontecendo.

“Quando fui para Manaus fizeram uma ata falsa do partido pedindo ao governador para tirá-lo do cargo. Mas, quando o papel chegou lá em Rio Branco o governador desconfiou que não tinha minha assinatura e mandou uma pessoa ver o que estava acontecendo. Falei para ele que não tinha razão aquele pedido, aquilo era fofoca e o governador Mesquita então não deu valor ao pedido e manteve o Tota na prefeitura”, lembrou.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, prestou sua homenagem ao ex-prefeito João Tota ao lembrar que foi ele quem levou os primeiros investimentos para Mâncio Lima e construiu os primeiros prédios e como deputado federal garantiu muitos recursos através de emendas parlamentares para o desenvolvimento do município.

“Mâncio Lima deve muito ao João Tota e uma das obras marcantes para os manciolimenses é o estádio de futebol construído na gestão do prefeito Luiz Helosmam. Como forma de reconhecimento vou enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para mudar o nome do Estádio. Vamos voltar o nome do estádio construído 100% com recursos de suas emendas”, disse.

Urna foi conduzida pelos famliares

Urna foi conduzida pelos famliares

A família Tota agradeceu aos cruzeirenses pelas homenagens dedicadas a João Tota. No momento do sepultamento o advogado João Tota Filho, agradeceu o apoio e a solidariedade dos cruzeirenses. No velório Tota Filho lembrou que seu pai sempre sonhou e trabalhou pelo desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e incentivou muitos investidores a executar empreendimentos no município.

Sepultamento no cemitério Jardim da Paz

Sepultamento no cemitério Jardim da Paz

Tota Filho agradeceu apoio e homenagens

Tota Filho agradeceu apoio e homenagens

Ao lembrar o sentimento de gratidão que se pai tinha por Cruzeiro do Sul Tota Filho destacou que apesar de ter nascido na Paraíba um dos seus últimos pedidos foi para ser enterrado no município e que os filhos perderam um pai com “P” maiúsculo.

“Estamos vivendo um momento muito difícil na nossa família, mas o apoio que de todos tem sido de fundamental importância para enfrentarmos essa dificuldade. Tenho certeza que meu pai está tranquilo porque está entre as pessoas que ele gostava e quero agradecer ao Exército e a todos pelas homenagens”, disse emocionado.

Tota Filho fez também um agradecimento ao prefeito Ilderlei Cordeiro, ao Corpo de Bombeiros, Detran e todos que se fizeram presentes e prestaram homenagens ao seu pai com destaque ao Exército Brasileiro a quem Tota tinha um grande respeito e admiração, além da Maçonaria que fez uma linda homenagem.

“Citei nomes, mas não quero cometer a injustiça de esquecer alguém e quero agradecer do fundo do coração a todos pela solidariedade e que todos fiquem na lembrança os bons momentos vividos com ele. Tenho certeza que ele está feliz com estas últimas homenagens. Sinceramente muito obrigados a todos”, disse.

Depois de uma homenagem do Exército Brasileiro, com um toque do Silêncio, o corpo de João Tota foi sepultado.

Muitas homenagens foram prestadas ao ex-deputado federal e ex-prefeito João Tota

Muitas homenagens foram prestadas ao ex-deputado federal e ex-prefeito João Tota

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*