Entrevista: Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), pré-candidato da Frente Popular do Acre ao governo do Estado anuncia que a partir de abril vai residir um período em Cruzeiro do Sul

Entrevista: Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), pré-candidato da Frente Popular do Acre ao governo do Estado anuncia que a partir de abril vai residir um período em Cruzeiro do Sul

Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pré-candidato da Frente Popular do Acre ao governo do Estado

Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pré-candidato da Frente Popular do Acre ao governo do Estado

“ O crescimento econômico, apoio ao setor privado para geração de empregos e crédito ao agricultor para aumento da produção agrícola será nossa prioridade” – Marcus Alexandre.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, engenheiro civil de profissão, está no seu segundo mandato e foi reeleito com a aprovação de mais de 54% dos votos válidos. Ele é o pré-candidato da Frente Popular do Acre ao governo do Estado na eleição de Outubro e tem como marca principal de sua gestão a proximidade com a população e um forte ritmo de trabalho diário que implantou desde seu primeiro dia do mandato.

Presença constante do prefeito Marcus Alexandre nas obras realizadas pela prefeitura é uma das fortes marcas do seu governo que mantém contato direto com o povo

Presença constante do prefeito Marcus Alexandre nas obras realizadas pela prefeitura é uma das fortes marcas do seu governo que mantém contato direto com o povo

No cotidiano, cedo da manhã, Marcus Alexandre inicia seu trabalho diário de visitas às obras realizadas nos diversos bairros de Rio Branco o que lhe garante um contato permanente e direto com a população, hábito, que se torna uma das marcas de seu governo. Ele chegou ao Acre em 1.999 para trabalhar no primeiro governo de Jorge Viana, é casado com a engenheira civil Gicelia e o casal tem três filhos, Ian, Caio e Alexandre Gael.

Marcus Alexandre conta que é de família humilde, seu pai era corretor de imóveis e relojoeiro e nunca teve trabalho fixo. Sua mãe era do lar e para ajudar no orçamento da família passou a cortar cabelo. Ela aprendeu a profissão cortando o cabelo dos filhos. Mas, destaca que seus pais deram prioridade à educação dos filhos. Há 20 anos, quando foi convidado para trabalhar no Acre, encarou a situação como o grande desafio da sua vida.

O prefeito Marcus Alexandre é Cidadão Cruzeirense, título concedido pela Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul em 2.015, pelos relevantes serviços prestados à população do Juruá, quando era diretor do Deracre, na pavimentação da BR-364, que tirou do isolamento os municípios da região e na construção da Ponte da União, sobre o Rio Juruá, que foi o grande  marco da gestão do governador Binho Marques.

Antes do início do Encontro Estratégico do Partido dos Trabalhadores (PT), que reuniu a militância petista dos 22 municípios do Acre, realizado em Rio Branco neste sábado (03) e domingo (04), Marcus Alexandre concedeu esta entrevista exclusiva ao Voz do Norte.

Voz do Norte – A Frente Popular do Acre realizou um processo para escolha do candidato à governador na próxima eleição, entre lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e partidos aliados. Como o senhor avaliou esta nova modalidade de escolha?

Prefeito Marcus Alexandre – Participei desse processo inovador, liderado pelo governador Tião Viana, com muita honra por estar ao lado do secretário de Segurança Emylson Amorim, da vice-governadora Nazaré Araújo e do deputado estadual Daniel Zen. Andamos as regiões do Estado e participamos de plenárias realizadas nos finais de semana para respeitar a legislação eleitoral e para mim é uma função honrosa esse convite de vida que recebo da Frente Popular, e claro, farei todo o possível para com dedicação, organização e planejamento fazer a melhor campanha que pudermos sempre falando a verdade, sendo sincero e dialogando com o povo que é o mais importante.

Plenária dos partidos da Frene Popular indicou Marcus Alexandre candidato majoritário

Plenária dos partidos da Frene Popular indicou Marcus Alexandre candidato majoritário

Voz do Norte – Agora está decidido, em abril o senhor entrega a Prefeitura de Rio Branco para a vice Socorro Nery. Como o senhor avalia este período de seis anos e sua reeleição com um alto índice de aprovação.

Prefeito Marcus Alexandre – Estamos entrando no sexto ano de trabalho. Primeiro quero agradecer ao povo de Rio Branco que me deu a oportunidade de ser prefeito. Recentemente foi publicada uma avaliação do G1 que indica que a Prefeitura de Rio Branco, no nosso mandato, como a segunda que mais cumpriu os compromissos de campanha em 2.016. Temos muito cuidado com os compromissos assumidos e para mim a palavra e o cumprimento do que prometemos fazer tem grande importância. Avançamos nos setores mais importantes, na educação com a construção de 12 novas creches, vamos entregar mais três no início do ano letivo, ultrapassamos as cinco mil vagas para crianças em creches e pré-escolas, que era o meu compromisso, atingimos a quarta nota do Brasil no IDEB e a terceira nota do Índice de Oportunidades na Educação; na Saúde fizemos 26 novas unidades, mais do que dobro da meta que estabelecemos, mas ainda vamos concluir mais quatro unidades que serão entregues. Rio Branco não tem nenhuma unidade de saúde funcionando em prédio alugado, todas são próprias, com acessibilidade, climatização, acesso e equipes; cumprimos também nosso compromisso com os terminais de integração, a capital ficou 20 anos com apenas um só terminal, o central e concluímos o quinto terminal. Nesta área meu compromisso foi integralmente cumprido e Rio Branco tem agora seis terminais urbanos de integração, o central e mais cinco; além disso realizamos muitas ações na área do esporte, com mais de 40 quadras, campos de futebol e espaços esportivos. Tenho só que agradecer toda nossa equipe e a certeza que a professora Socorro Nery, comprometida com nosso plano de governo, dará sequência ao nosso trabalho.

Obras realizadas durante os últimos em todos os setores são marca da gestão

Obras realizadas durante os últimos em todos os setores são marca da gestão

marcus alexandre inauguração terminais

marcus alexandre creche_1

Mutirão realiza manutenção e recuperação das ruas

Mutirão realiza manutenção e recuperação das ruas

Voz do Norte – O que o senhor destaca como marcas do seu governo?

Prefeito Marcus Alexandre – Este assunto na minha avaliação é difícil de fazer porque deverá ser feito mais pelo povo, mas posso dizer que neste período procurei ser eu mesmo, não mudar, mantive um diálogo e contato direto todos os dias com a população, trabalhei muito na visita aos bairros e sempre saio cedo de casa. Quem tem compromisso com o povo nçao pode deixar o sol lhe pegar na cama. Quando iniciamos o trabalho as pessoas diziam que aquela maneira de trabalhar era um fogo de palha, mas já são seis anos assim todos os dias, sem mudar. Essa proximidade com a população e o contato com as pessoas nos ajudou muito a resolver os problemas e enfrentar os desafios. Na minha avaliação talvez isso possa ser uma marca do nosso governo que o povo pode lembrar.

Voz do Norte – O senhor tem ciência da situação do Brasil pela crise econômica e política. Como avalia o momento do país que afeta os Estados e municípios.

Prefeito Marcus Alexandre – É uma situação muito difícil e um momento crítico que o Brasil está vivendo. Enfrentamos um desafio enorme primeiro por uma crise ética e moral da área política que está sendo muito questionada e cobrada pela população. Temos que mudar e com certeza o povo tem razão nas suas cobranças de estar insatisfeito com as coisas que está vendo. Nosso papel será trabalhar sempre com a realidade, a verdade e a sinceridade e o mais importante nesse processo todo é colocar a realidade que estamos vivendo. Temos um desafio enorme com referência a economia porque há três anos o Brasil vive a maior recessão técnica da história com PIB negativo, é a primeira que vez que isso acontece desde a década de 30.  Com isso todo mundo sofre por conta da falta de trabalho e do aumento dos itens básicos. Nosso foco será o crescimento econômico e apoio ao setor privado para geração de oportunidades de trabalho. Não vamos deixar de lado nenhum dos compromissos que temos por princípio porque o Acre tem compromisso com a sustentabilidade e conservação ambiental, mas vamos focar, investir e incentivar a produção, nas vocações agrícolas, no agronegócio e dar seqüência ao importante trabalho realizado pelo governador Tião Viana com a industrialização. Vamos continuar esse modelo e incentivar com crédito para o agricultor e a infra-estrutura porque há necessidade de escoamento da produção. O incentivo a produção e o investimento na agricultura será também nosso foco.

Voz do Norte – O senhor destacou o trabalho realizado pelo governador Tião Viana…

Prefeito Marcus Alexandre – Poucos estados do Brasil, neste momento de crise, conseguiram manter as contas em dias. O governador Tião Viana, com muita dedicação e esforço, mesmo com todas as dificuldades que enfrentou com as crises econômica e política, a diminuição dos repasses federais e enchente dos rios, conseguiu manter o pagamento do salário do funcionalismo em dia e o estado em funcionamento. Temos o exemplo de grandes estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, que não conseguiram fechar as contas e estão com vários meses de salários atrasados com prejuízo incalculável para o povo. Então, temos que agradecer muito o esforço e a dedicação do governador Tião Viana e olhar para o futuro com a esperança de que vamos conseguir enfrentar os novos desafios.

Respeito ao trabalho do governador Tião Viana que é um parceiro da prefeitura

Respeito ao trabalho do governador Tião Viana que é um parceiro da prefeitura

Voz do Norte – O senador Jorge Viana, desde o início desde processo de escolha, foi um entusiasta da sua candidatura…

Prefeito Marcus Alexandre – Tenho um grande respeito pelo senador Jorge Viana, trabalhei com ele oito anos na Secretaria de Planejamento e acompanhei o desafio que foi seu primeiro governo e testemunha do tanto que ele tem sido importante nesse processo de desenvolvimento vivido pelo Acre nestes últimos 20 anos. É uma cabeça pensante que se destaca há vários anos no Senado e no Congresso Nacional e tem muito a contribuir com suas boas idéias e a experiência acumulada. Da mesma forma temos o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ney Amorim, que é o outro pré-candidato da Frente Popular ao Senado e estou muito feliz de estar ao lado dele e do senador Jorge Viana nesse processo que inicia logo que a Justiça Eleitoral permita com o início da campanha eleitoral.

Com o senador Jorge Viana uma parceria de muito trabalho desde 1.999

Com o senador Jorge Viana uma parceria de muito trabalho desde 1.999

Voz do Norte – Como o senhor avalia o processo de integração rodoviária da capital com o vale do Juruá pela BR-364 onde o senhor participou diretamente como diretor do Deracre?

Prefeito Voz do Norte – O que entendo é que não se pode entrar num debate eleitoral querendo apagar um trabalho do outro para prevalecer o seu. Cada um precisa defender o seu trabalho, mas com referência a BR-364, nós e a população de Cruzeiro do Sul sabemos o esforço que foi feito desde a primeira reunião com os moradores da Lagoa. Eu estava lá desde o início para discutir a construção da Ponte sobre o Rio Juruá que parecia uma coisa impossível de ser realizada e poucos acreditavam. Trabalhamos do primeiro metro cúbico de concreto até a inauguração da ponte do Juruá, da construção da Variante, um sonho antigo que conseguimos realizar, a construção das pontes sobre os Rios Purus, Envira, Tarauacá, Gregório, Liberdade, só para citar as obras de arte que são as pontes,  fundamentais porque eram cinco balsas de Cruzeiro do Sul até Rio Branco. Quando fui para o Deracre não tinha acesso pela BR-364 porque a estrada só funcionava até Sena Madureira e no inverno não tinha condição de acesso, era só pelo rio. Cada um tem o direito de falar o que quiser, mas, querer diminuir o trabalho dos outros para crescer não é o melhor caminho. Trabalhamos muito na BR-364, temos dificuldades causadas pelo solo frágil e falta de manutenção, mas torço para que o DNIT acerte na manutenção, que tenha controle sobre o peso porque temos um solo frágil. Estou pronto para fazer um debate responsável sobre a BR-364 porque trabalhei durante seis anos da minha vida com muita dedicação a rodovia.

Voz do Norte – Como o senhor avalia a questão de responsabilizar o governo da Frente Popular pelos problemas da BR-364.

Prefeito Marcus Alexandre – Avalio que o DNIT aprovou todos os projetos, acompanhou e fiscalizou as obras e foi quem liberou os recursos. Então, nessa hora de discussão não dá para dizer que apenas um é o responsável, dizer que não acompanhou, que não viu e que não sabe de nada. A BR-364 é um patrimônio do Acre porque une o Estado de ponta a ponta, de Acrelândia à Cruzeiro do Sul e por isso precisamos nos unir pela rodovia e não ficar fazendo disputa política. Em muitos casos, como esse, a política mais atrapalha do que ajuda quando se faz um debate sem consistência técnica e sem solução. O que precisamos é de solução.

Voz do Norte – Qual sua expectativa sobre o vale do Juruá para o trabalho da campanha eleitoral?

Prefeito Marcus Alexandre – Tenho, com certeza, a melhor expectativa sobre o vale do Juruá. Logo que conclua minha administração, respeitando o calendário eleitoral, irei para Cruzeiro do Sul. É uma novidade que estou dando em primeira mão, estarei no Juruá a partir de abril para visitar os bairros, subir os rios, visitar os outros municípios, rever amigos e conversar com as pessoas, ouvindo muito para poder construir nossa proposta de governo porque não acredito em receita pronta. Vamos conversar muito com a população, estou pronto, gosto de acordar cedo para trabalhar e quero colocar minha vida e dedicação ao povo do Estado do Acre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*