Importação e exportação de produtos agrícolas são assuntos tratados com ministra da Agricultura do Peru
Governador acreano defendeu desburocratização de barreiras sanitárias entre os dois países para fortalecer transações comerciais Foto: Iraci Messias/Secom

Importação e exportação de produtos agrícolas são assuntos tratados com ministra da Agricultura do Peru

 Wesley Moraes

Governador acreano defendeu desburocratização de barreiras sanitárias entre os dois países para fortalecer transações comerciais

Como desburocratizar as exportações e importações de produtos agrícolas brasileiros e peruanos foi o principal tema abordado por governadores brasileiros e peruanos durante encontro com a ministra da Agricultura do Peru, Fabíola Muñoz Dodero.

Assim como o Brasil, o Peru tem uma forte cultura produtiva e se destaca no cultivo de milho, batata, alho e uma grande variedade de frutas. Porém, barreiras fitossanitárias impostas pelos dois países travam o fluxo de mercadorias. O baixo efetivo de servidores nas alfândegas dos dois países é outro aspecto negativo que atrapalha o processo de importações e exportações.

A ministra da Agricultura do Peru, Fabíola Muñoz, reconheceu que é preciso estreitar as transações comerciais entre seu país e o Brasil. Atualmente, a legislação protecionista de ambos os governos prejudica as relações empresariais.

As nossas tratativas com o Chile, Bolívia e Equador estão bem mais avançadas em relação ao Brasil. Por isso, entendemos que precisamos avançar juntos em políticas bilaterais que sejam benéficas para as duas nações”, argumentou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*