Sessão solene homenageia 70 anos do Partido Socialista Brasileiro

Sessão solene homenageia 70 anos do Partido Socialista Brasileiro

40nospsbb090817-660x330

Agência Aleac – Mircléia Magalhães, Andressa Oliveira e José Pinheiro

No Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene em alusão aos 70 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A solenidade foi proposta pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes (PSB), através de requerimento aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Em pronunciamento, Manoel Moraes fez um breve relato sobre a história do PSB e destacou a união existente entre os membros da sigla partidária. “O PSB é uma família que tratamos com muito carinho, respeito e exemplos. Nosso partido completa 70 anos sem nunca mudar seus princípios, nome e estatuto, se baseando na democracia e na justiça social e lutando sempre contra as desigualdades, pois nunca abrimos mão de nossas convicções. Estamos presentes nos 22 municípios acreanos, representados por pessoas batalhadoras e competentes, e a elas eu estendo meus parabéns”, saudou o parlamentar.

Ribamar Guedes, presidente estadual PSB, enalteceu o trabalho da militância do partido e como esse fato engrandeceu a sigla. Destacou também a representatividade que o PSB alcançou no meio político brasileiro.

“Meus cumprimentos à militância do PSB, pois o crescimento do partido se deve à dedicação de cada uma dessas pessoas. Sem esse envolvimento, dificilmente estaríamos hoje comemorando essa data. Atualmente temos no quadro de políticos do PSB pessoas extremamente competentes e que de fato abraçam as causas defendidas por nós. Essa data serve também para que possamos olhar para trás e compreender as conquistas já alcançadas, sem esquecer de valorizar e firmar nossas futuras pretensões”, complementou.

O presidente municipal do PSB em Rio Branco, Evandro Rosas, disse que o PSB é um partido que tem suas raízes nos movimentos sociais e segue a ideologia socialista com uma visão ampla, que garanta a distribuição de renda para todos. Ele lembrou os fundadores do partido no Acre, como é o caso do ex-governador Geraldo Mesquita, que trouxe a sigla para o Estado.

“Na verdade, os 70 anos do PSB são a nível de Brasil. Aqui no Acre também temos uma longa história. Desde 1992 o PSB participa das eleições diretas e escolhemos um campo que é a Frente Popular. Nesse período, construímos o Partido com o apoio de muitas mãos. Quero falar o nome de um professor, Geraldo Mesquita, já em memória, que trouxe o partido para o Acre. Ampliamos bastante os movimentos sociais. É gratificante fazer parte de um partido que tem história. O PSB está muito para a história do discípulo amado. O PSB é um partido amado. Temos uma posição, que é a sociológica, mas não criamos dificuldades”, ressalta.

A vice-prefeita Socorro Neri (PSB), afirmou que os 70 anos do PSB no Brasil são marcados por avanços significativos. Ela também destacou a importância do socialismo como visão de mundo.

“Celebrar os 70 anos de um partido que mantém uma identidade forte, em termos ideológicos, que respeita a sua história e suas lideranças políticas é um momento único. O que nos define como partido é a defesa da justiça social e da democracia, estas são as nossas bandeiras. Vida longa ao PSB”, enfatizou.

História

A História do Partido Socialista Brasileiro tem início com a derrocada do Estado Novo, em 1945, quando um grupo de 63 pensadores visionários funda a Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Foi inspirado pela Esquerda Democrática que o PSB nasceu, em 1947, tendo como lema Socialismo e Liberdade”.

Em 1950, o partido teve seu primeiro candidato à Presidência da República, João Mangabeira, um dos fundadores da sigla, que na oportunidade foi vencido por Getúlio Vargas. Cinco anos depois o PSB teve seu primeiro prefeito eleito, Pelópidas Silveira, na cidade de Recife, gestão destacada por seu caráter democrático e modernizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*