Tião Viana entrega veículos e equipamentos para combate à malária no Juruá

Tião Viana entrega veículos e equipamentos para combate à malária no Juruá

tiao malaria 5 veiculos e motos

 

 

tiao malaria 1 nova

O governador Tião Viana e os gestores da área de saúde de seu Governo começaram mais uma etapa de ataque ao mosquito transmissor da malária, doença endêmica na região do Juruá e que, a despeito das dificuldades econômicas, vem sendo sistematicamente combatida. O combate à doença é feito com investimentos e muita dedicação do governador, que é médico infectologista, e de seus de seus auxiliares para a área de saúde. O governo conta também com parcerias do governo federal e das prefeituras da região, cujos prefeitos, ainda que façam oposição ao partido e à coligação que apóia Tião Viana, têm atendido os apelos do governador para a montagem de um grupo de trabalho de combate à doença.

tiao malaria 2 nova prefeitos

A dedicação e a união do poder público em torno do combate à proliferação do mosquito transmissor da doença permitiram ao governo comemorar a redução dos índices da malária na região, no último mês de maio deste ano, em pelo menos 36% em relação ao igual período do ano passado.  E na manhã da última segunda-feira, 8 de julho, em Cruzeiro do Sul, o governador Tião Viana reuniu os prefeitos parceiros e entregou veículos e equipamentos para a realização de mais uma etapa do trabalho de controle da doença na região.

Prefeitos receberam chaves dos veículos que serão utilizados no combate a malária na região

Prefeitos receberam chaves dos veículos que serão utilizados no combate a malária na região

Mais 20 mil mosquiteiros impregnados com inseticida

Nesta nova etapa, o investimento do governo do Estado, com apoio da União, é de cerca de R$ 3 milhões e resulta do empenho de Tião Viana em buscar o diálogo tanto com o Ministério da Saúde, em Brasília,  como com as prefeituras dos municípios nos quais a doença mais incide. A próxima etapa das conquistas na área será a entrega de mais 20 mil mosquiteiros impregnados com agente inseticida, que torna ainda mais eficaz o controle desta doença tropical.

“Nos levantamentos que vinham sendo realizados sobre a doença no país, a região do Juruá apresentava um índice muito negativo em nível de Brasil. Mas, no último levantamento que fizemos, podemos apresentar uma redução da ordem de 70 por cento nos índices da doença encontrados pelo atual governo. Isso vem sendo possível dado ao trabalho que vem sendo feito sistematicamente”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ruy Arruda.

“Isso é possível graças à União com o Ministério da Saúde e as prefeituras da região, incluindo a de Cruzeiro do Sul, que nos permite chegar aos locais mais distantes e de difícil acesso, para passar todas as informações possíveis sobre como combater a doença de forma eficaz. Nossa preocupação tem sentido porque estamos vivendo um período de redução da doença, mas a gente sabe que logo volta o período das chuvas e a proliferação do mosquito. Daí a necessidade desta preocupação permanente”, acrescentou o secretário.

Doença ainda mata 500 mil pessoas por ano no mundo, diz Tião Viana

tiao malaria 4 governador falando

O governador Tião Viana também falou sobre os avanços de seu governo na área. “A malária exige esforço e união porque esta é uma doença que mata no mundo 500 mil pessoas por ano. Vamos continuar uma luta dura contra a doença nesta região”, disse o governador.

tiao malaria 6 veiculos e motos

tiao malaria 7 veiculos e motos

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*