Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de maio de 2024 03:46

Mateus Silva ganha corrida dos 111 anos de Tarauacá e precisa apoio para participar do Troféu Norte Nordeste em Aracaju

753add32-d483-4778-a5ab-7b159bf29c6f (1)

Fenômeno do atletismo acreano Mateus Silva conquistou em Tarauacá sua 21ª competição consecutiva

O atleta cruzeirense Mateus Silva é com certeza um dos maiores fenômenos do atletismo que surgiu no cenário acreano nas últimas décadas na categoria de 10 km. Depois das duas primeiras corridas que participou ele ficou em segundo lugar, mas, nas seguintes disputadas no Acre e em Rondônia ele conquistou com folga o primeiro lugar e já conta com 21 vitórias em seu cartel de corridas.

Em mais uma conquista para sua já vitoriosa carreira Mateus foi novamente campeão na corrida comemorativa do aniversário de 111 anos do município de Tarauacá, realizada nesta quarta-feira (24). Ele foi também campeão nas corridas comemorativas dos aniversários de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, no Acre, de Porto Velho, em Rondônia onde conquistou também o primeiro lugar na 3ª Corrida das Águas, em Buritis.

Na Avenida Paulista Mateus Silva comemora sua primeira participação na 98ª Corrida de São Silvestre: 66º lugar

Na 98ª Corrida de São Silvestre, em São Paulo, a maior do Brasil, na virada de 2023/2024, o corredor cruzeirense competiu com apoio do Grupo Yma, do prefeito Zequinha Lima, Magazine Andrade, Maré Body Monster, Secretaria Municipal de Esportes e da fisioterapeuta Dra. Soraya e conquistou a marca inédita do 66º lugar competindo com os principais corredores do Brasil e do Mundo numa grande conquista para sua estreia no cenário nacional.

Mateus Silva foi convidado por representantes das federações de atletismo de Rondônia, Goías e Mato Grosso para ser federado. Ele agradeceu os honrosos convites, mas declinou da oportunidade porque seu objetivo é correr representando o seu Estado e garantir sua participação no circuito nacional de atletismo e mostrar seu talento.

O presidente da Federação de Atletismo do Acre, João Gomes Jácome, informa que o atleta Mateus Silva já está federado e aguarda apenas sua carteira para ser entregue. Com referência uma corrida do circuito nacional do Norte/Nordeste, que acontecerá em Aracajú no mês de maio, o presidente informa que a federação fez a inscrição do atleta para as competições de 5.000 e 10.000 metros, mas por motivo de falta de recursos a Federação pode apenas custear as despesas de hospedagem e alimentação.

Mateus destacou o trabalho da Federação de Atletismo do Acre. “Agradeço de coração ao nosso presidente da Federação de Atletismo do Acre, João Gomes Jácome, pelo apoio dado neste início da minha carreira no atletismo e pelo empenho para minha federação que vai possibilitar minha entrada no circuito nacional de atletismo”, disse.

Mateus Silva, o fenômeno do atletismo acreano surge de uma oportunidade dada pela patroa

Como a maioria dos brasileiros ele é um apaixonado por esporte e desde os oito anos de idade treinou futebol tanto no colégio (Instituto Federal do Acre) quanto em uma academia voltada aos esportes sem fins lucrativos, o Grêmio Cacique Náuas, comandada pelo militar da Reserva do Exército brasileiro, R. dos Santos, onde ficou até os 17 anos. Jogando futebol, fez amizades, criou disciplina e principalmente ganhou seus primeiros troféus.

No futebol o jovem sonhador chegou pela primeira vez a ganhar os Jogos Federais do Norte e o 4º lugar nos Jogos Federais Nacionais, mas teve que interromper sua carreira para se dedicar a concluir seus estudos e depois começar a trabalhar para garantir o sustento da família, mas sempre com muita disposição para crescer e evoluir pegava sua bicicleta e saia em busca de emprego.

Mateus é pintor desde que concluiu o Ensino Médio

Até que se encontrou como pintor e todos os dias sai de casa de bicicleta pedalando cerca de 30km e algumas vezes até 50km em meio as subidas e descidas das ladeiras de Cruzeiro do Sul para chegar nas casas onde iria pintar. Com chuva ou com sol sempre se deslocava para o seu trabalho com muita alegria, pois sabia que o trabalho era o caminho correto para o seu amadurecimento.

Em uma dessas casas, por acaso do destino, certa vez em que se encontrava até tarde concluindo a pintura da casa Mateus conversava com a proprietária sobre sonhos e vontades e disse à ela que tinha vontade de correr. Questionado da razão de nunca ter participado respondeu que o valor da inscrição geralmente custa R$100,00 e esse valor seria suficiente para comprar alimentação e ele priorizava o bem estar de sua família.

Gratidão a sua incentivadora, dona Arlene

Mateus faz um agradecimento especial a senhora Arlene, que era gerente da Vivo em Cruzeiro do Sul e lhe deu a primeira oportunidade de participar de uma corrida ao pagar sua inscrição. “Mateus, você acharia bem participar de uma dessas corridas?”, perguntou sua patroa. Com muita confiança Mateus respondeu: “Se eu participasse eu ganharia, porque acredito em mim, assim como acredito em Deus”, respondeu.

Com essa troca de conversas com sua cliente, Arlene, foi a primeira pessoa a acreditar no sonho de Mateus escrevendo-o para sua primeira corrida, mas Mateus correu e ficou chateado com o resultado. “A corrida não deu certo dona Arlene”, disse para a patroa chateado porque  havia chegado em segundo lugar e sua vontade era de chegar em primeiro lugar para não decepcionar a confiança da amiga.

Insatisfeito com seu primeiro desempenho Mateus se dedicou aos treinamentos com a meta de chegar em primeiro lugar. Começou a participar das corridas e aos poucos, foi reconhecido pelo seu talento e conquistar o primeiro lugar na maioria delas. Ele lembra que recebeu ajuda de muita gente que também começou a acreditar em seu sonho. Em São Paulo, Mateus realizou um grande sonho e treina para a maior corrida do Brasil, a 98ª edição da São Silvestre.

Patrocínio do Grupo Yma e parceiros garantiu  correr na 98ª Corrida de São Silvestre, a mais importante do Brasil. Gratidão ao empresário Marcos Mene pelo incentivo

“Quero agradecer primeiro à Deus porque sem ele nada disso estaria acontecendo, mas em especial quero também agradecer ao empresário Marcos Mene, do Grupo Yma, por todo apoio garantido para minha participação nesta Corrida de São Silvestre, além do apoio do prefeito Zequinha Lima, Maré, Body Monster, Magazine Andrade, Secretaria de Esportes, a Dra. Soraya. Acredito do todo esforço faz a diferença”, agradece.

Em São Paulo preparativos para realizar o grande sonho

Ao concluir Mateus lembra de agradecer também ao empresário José Gomes, da Academia F-10 Fenômeno que teve a iniciativa de divulgar seu trabalho na mídia cruzeirense o que lhe garantiu mais oportunidades e ainda ao personal Cléber e ao empresário Miúdo, da Goiânia Modas, de Cruzeiro do Sul.