Mago das pesquisas do Juruá
Um dos destaques da campanha eleitoral de outubro de 2024 foi, sem dúvida, o Instituto Juruaense de Pesquisa e Estatística (Injupe), empresa especializada em pesquisas eleitorais e de outros setores da economia há vários anos que trabalha com os mesmos critérios básicos dos grandes institutos do país e seu serviço resulta em pesquisas de grande confiabilidade, credibilidade e acima de tudo acertos nos resultados disponibilizados aos clientes.
Liderado pelo pesquisador Waldemar Queiroz o INJUPE já soma 30 anos no mercado de pesquisas eleitorais com recordes de acertos nos resultados. O primeiro deles foi lá em 1996 quando o prefeito de Rodrigues Alves, Rui Assem, foi eleito. A pesquisa da campanha vitoriosa foi contratada por um empresário do Juruá que usava os números como parâmetros ao longo de sua caminhada política para decidir quem apoiar.
Nesses mais de 30 anos o Injupe estendeu seus serviços para todo o Acre, com exceção dos municípios de Jordão e Santa Rosa do Purus onde ainda não houve contratação dos serviços da empresa, mas, além do estado já realizou pesquisas nos municípios amazonenses de Guajará, Envira e Ipixuna e ainda no setor de comunicação com aferição de audiência televisiva, rádio e internet.
Tudo começou pelo amor de Queiroz pela estatística, ainda no Ensino Secundário, onde teve um grande incentivo do seu grande orientador, o professor Salla. “Ponto que ressalto é de um grande apoio de alguns amigos que sempre me apoiaram ao longo desses anos todos incluindo nesse grupo o jornalista Elson Costa, do Voz do Norte”, destaca o empresário que se especializou na área da estatística com ênfase nas pesquisas eleitorais.
“Uma Pesquisa com credibilidade é muito importante para os rumos políticos de uma sociedade. Números reais baseiam políticos ou outro segmento empresarial na forma certa de conduzir suas vitórias em uma campanha eleitoral ou negócio, seja de que área for”, afirma Queiroz ao avaliar que o principal fator de sucesso de uma pesquisa é a seriedade e a máxima responsabilidade.
Waldemar Queiroz destaca ainda que uma equipe de pesquisadores e colaboradores bem orientados, responsáveis e bem remunerados é outro fator para que se atinja o objetivo da pesquisa. “Gratidão primeiro a Deus e a minha família por tudo, mas também aos políticos, empresários e jornalistas pela oportunidade e confiança no serviço prestado pelo Injupe que me proporciona uma renda extra e ainda gera empregos”, disse.
Resultados altamente confiáveis
Na eleição de 2024 os resultados das pesquisas eleitorais do Injupe foram dos mais acertados. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o instituto previu a vitória do prefeito Zequinha Lima com 51,70% dos votos, num acerto excepcional do resultado que foi surpresa para a maioria da população. Zequinha Lima ganhou a eleição com o percentual de 50,20% num resultado de muito acerto da pesquisa do Injupe.
Em Marechal Thaumaturgo o Injupe iniciou o trabalho de pesquisa eleitoral ainda no mês de março de 2023 com uma pesquisa de avaliação do prefeito, do governador, de todas as secretarias da prefeitura, além da Câmara Municipal e dos potenciais concorrentes políticos do pleito de 2024. O resultado final de Marechal Thaumaturgo foi a vitória e reeleição do atual prefeito Valdélio Furtado, com 59,92% dos votos, previsto pelo Injupe.
Em Mâncio Lima a pesquisa do Injupe acertou o resultado com a vitória do candidato Zé Luiz, apontado por outras pesquisas como perdedor. Ele venceu o pleito com 50,65 % dos votos. A pesquisa Injupe tinha previsto a vitória com 51%. Em Rodrigues Alves outro grande acerto. Salatiel venceu a eleição com 60,11 %, outro resultado previsto pelo instituto cruzeirense.
Em Porto Walter o resultado da eleição foi o previsto pelo Injupe. César Andrade venceu com folga a eleição com 60,11%. No Amazonas, mais outro acerto do instituto cruzeirense. Adaildo Melo venceu a eleição com 51,2% dos votos e o resultado foi bem aproximado, dentro da margem de erro o que mostrou a seriedade do trabalho.
Outro dado de grande referência da pesquisa do Injupe foi na eleição proporcional onde o instituto acertou três dos vereadores mais votados nos municípios de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima, Marechal Thaumaturgo, Gláucio Pedrosa e em Rodrigues Alves, o professor José Francisco, onde apenas dois dos eleitos não estavam na relação dos vereadores eleitos da pesquisa do instituto.
Em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter e Rodrigues Alves também apenas dois dos eleitos para a Câmara Municipal não estavam na relação da pesquisa do Injupe e nos municípios de Mâncio Lima, 50% dos eleitos estavam na relação da pesquisa num resultado surpreendente que coloca o Injupe num nível de acerto comum aos grandes institutos de pesquisas do Brasil e do Acre que participaram do pleito eleitoral.
Em Cruzeiro do Sul o Injupe acertou também a eleição dos vereadores mais votados, Valéria e Elter Nóbrega, além da eleição de João Keleu, Tenente Coronel Rômulo, Zé Roberto, Mazinho e Antônio Cosmo, Manã Rural, Franciney e Jerimum. Todos eles estavam entre os mais votados da pesquisa do instituto de pesquisa cruzeirense.