Momentos de Tensão e perigo
A balsa que faz a travessia de veículos no Rio Juruá para o município de Rodrigues Alves teve uma pane no motor e desceu desgovernada por duas vezes na noite desta sexta-feira (28). A falha mecânica no motor do rebocador que empurra a balsa aconteceu por volta das 19:30 horas e os passageiros que estavam na balsa passaram momentos de dificuldade.
O presidente do Movimento Pró-Ponte de Rodrigues, professor e ativista político Ralph Fernandes relatou que na noite desta sexta-feira os passageiros que faziam a travessia sobre o Rio Juruá viveram momentos muito difíceis numa experiência bastante infeliz depois que o motor da embarcação parou e a balsa desceu desgovernada.
Segundo Ralph Fernandes o incidente aconteceu por volta das 19:30 horas no momento que a balsa fazia a travessia de uma margem para ao outra e na descida a embarcação foi de encontro a floresta e ao barranco e um batelão que passava rumo a Porto Walter quase foi atingido. O condutor do batelão ainda tentou dar um socorro, mas com medo de um acidente teve que seguir viagem.

Depois de um bom tempo parada há cerca de um quilômetro rio abaixo o motor da embarcação voltou a funcionar e a balsa iniciou o retorno ao porto, mas novamente o motor entrou em pane e mais uma vez desceu o Rio Juruá a deriva. Uma balsinha de pequeno porte que faz a travessia de veículos e pessoas encostou na embarcação e conseguiu amenizar a situação.
Os integrantes do Movimento Pró-ponte já estavam se comunicando via whatsap com as pessoas que estavam na balsa e acionaram o Corpo de Bombeiros que chegou ao local por voltas das 0:30 horas e iniciaram o resgate das pessoas. Por volta das 2:00 horas da madrugada a balsa voltou a funcionar e retornou ao porto da travessia da Rodrigues Alves.

Na manhã deste sábado (01) a balsa voltou a funcionar e fez umas quatro ou cinco viagens fazendo o transporte das pessoas que trabalham em Cruzeiro do Sul ou em Rodrigues Alves, de estudantes e empresários que tem negócios nos dois municípios, mas novamente o motor apresentou a mesma pane e o transporte foi interrompido.

O professor Ralph Fernandes destaca as conquistas do Movimento Pró-Ponte de Rodrigues Alves, que com as mobilizações e contatos feitos com autoridades conseguiram sensibilizar os políticos da Bancada Federal, com apoio irrestrito do senador Alan Rick e avançaram no projeto com a desvinculação da ponte do projeto de construção da rodovia para Pucalpa e com isso foi viabilizado recursos para a elaboração do projeto e em seguida será feita a licitação para a construção do sonhado projeto.
Atualmente o professor Ralph Fernandes destaca que a luta é pela humanização do atendimento à população que precisa fazer a travessia com a cosntrução de paradas para abrigar as pessoas na espera da travessia, além de banheiros masculinos e femininos, isso nas duas margens do rio, dando uma condição mínima de atendimento.
“A nossa Luta de cada dia continua com Deus sempre à frente, de domingo a domingo, de dia e de noite, no verão e no inverno, milhares de estudantes, autônomos, trabalhadoras e trabalhadores, empreendedores, comerciantes e os serviços de urgência e emergência (SAMU) dependem diariamente da travessia sobre o Rio Juruá em nosso município de Rodrigues Alves para poderem seguir vivendo e sobrevivendo para garantir o pão de cada dia para construir um futuro melhor e mais digno”, afirma o ativista.