A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul concedeu, na sessão desta quinta-feira (27), Moção de Aplausos ao Secretário Municipal de Cultura, professor Aldemir Maciel, proposta pelo vereador Gilmar da Saúde (PDT) e aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Amigos, artistas, músicos, cantores e fazedores de cultura do município prestigiaram a entrega da Moção de Aplausos ao homenageado que estava acompanhado da esposa e na tribuna da Casa agradeceu ao vereador Gilmar da Saúde pelo reconhecimento e aos vereadores pela aprovação.
“Receber essa Moção é o reconhecimento de duas partes da minha vida na cultura como cantor e artista e na da vida pública como gestor e secretário municipal e quero agradecer ao prefeito Zequinha Lima que foi quem me colocou na vida publica quando era secretário de Cultura”, disse.
Aldemir Maciel destacou que trabalhar com a cultura não é um projeto fácil e não dá para se ter noção da luta dos últimos 12 anos porque no início o município não tinha nem Secretaria de Cultura. Ele aproveitou para agradecer a Câmara Municipal que aprovou a criação da secretaria no município.
“Quero fazer referência ao saudoso vereador Celso Lima Verde e aos vereadores das legislaturas passadas que aprovaram leis que beneficiam o setor cultural dando oportunidade a tantos projetos realizados pelos gestores municipais”, destaca.
O secretário homenageado destaca ainda que ao longo do tempo se conseguiu conscientizar os gestores municipais que cultura não é despesa, mas investimento. “Isso foi uma grande vitória, mas esse trabalho não foi feito apenas por mim e sim por toda a classe que sofreu, chorou e vencemos juntos”, disse.
Ao finalizar seu agradecimento o secretário Aldemir Maciel destacou a presença dos amigos. “Fico sem palavras para agradecer cada um de vocês, na plateia a dona Fátima, pessoa amiga, amizades que não foram de cobranças, quero agradecer a minha esposa companheira que gosta do que eu gosto faz o que gosto de fazer. Dizem que ao lado de um homem tem sempre uma grande mulher e isso é uma verdade. No nosso caso até a Covid nós pegamos juntos e por isso quero agradecer a você. Aos vereadores contem comigo, estou a disposição e ao vereador Gilmar, muito obrigado”, finalizou.
O professor doutor Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura, cumprimentou e parabenizou os vereadores ao ressaltar ser um momento de gratidão, reconhecimento e valorização da cultura cruzeirense pela homenagem à um grande homem da cultura ao destacar também o apoio do parlamento municipal às causas da cultura.
“Me dá orgulho por serem pessoas que ao longo da vida criaram história e certamente desenvolveram um trabalho que modificou para melhor o setor cultural que se faz presente para prestigiar esse momento. Quero agradecer ao vereador Gilmar da Saúde por esse reconhecimento do trabalho do secretário Aldemir Maciel e também aos vereadores pela aprovação”, disse.
Anailton Salgado considera que o professor Aldemir Maciel é um grande líder que conduz o barco da cultura e idealizou e realizou projetos como a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e recentemente conduziu com muita eficiência a Lei Aldir Blanc que atendeu os artistas na pandemia e agora se debruça sobre a Lei Paulo Gustavo.
“Nós os artistas, músicos, cantores, artesãos, teatro fazemos parte da sua luta e estamos contemplados com essa homenagem. Hoje, com muita honra e orgulho assumo o Conselho Municipal de Cultura e esperamos que depois dessa pandemia possamos fazer muito mais. Parabenizo o secretario Aldemir Maciel pela justa homenagem, agradeço o vereador Gilmar pelo reconhecimento e parabenizo os vereadores pelo apoio a cultura”, disse.
O diretor da Fundação Cultural, Cordolino Mota (Motinha), prestigiou a sessão de entrega da Moção ao professor Aldemir Maciel. “É uma alegria participar desse momento impar da vida do nosso secretário Aldemir Maciel que tem um trabalho muito importante na cultura do município de Cruzeiro do Sul”, disse.
O vereador Gilmar da Saúde, autor da proposta da homenagem, destacou o importante trabalho do secretário Aldemir Maciel à frente da cultura do município ao ressaltar que é preciso reconhecer as pessoas que se destacam.
“Costumo dizer que as pessoas levam flores para aos mortos e batem nos vivos. Esse gesto é um reconhecimento ao trabalho do professor Aldemir Maciel nestes doze anos de luta. Parabéns a você e toda sua equipe e que isso sirva de incentivo à todos os gestores. Depois dessa pandemia vamos precisar reconstruir esse país no sentido econômico, de saúde e cultural, pois são muitas pessoas sem emprego, passando fome e estamos aqui para reconhecer e agradeço aos vereadores pela aprovação por unanimidade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney parabenizou o professor Aldemir Maciel pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira como artista e como gestor da Secretaria Municipal momento que se concretizou grande reviravolta e conquistas para a classe artística que merece apoio. “A Câmara Municipal está pronta para reconhecer o trabalho de todos que se destacarem e o vereador Gilmar da Saúde foi muito feliz por esta homenagem ao professor Aldemir Maciel”, disse.