Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de setembro de 2024 22:23

Câmara Municipal concede Moção de Aplausos ao médico Dr. Rodrigo

dr rodrigo 50 boa

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul concedeu uma Moção de Aplausos ao médico da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo, solicitada pelo vereador João Keleu e aprovada por unanimidade pelos bons serviços prestados à população do município nos postos de saúde que foi entregue na sessão desta quinta-feira (19).

 

Médico Dr. Rodrigo, homenageado com Moção de Aplausos,  na tribuna da Câmara Municipal

Cruzeirense de nascimento o médico Dr. Rodrigo, filho da senhora Marliz e do senhor José, mais conhecido por Zé Baixim (in memorian) que faleceu quando o filho era ainda um garoto e com muito esforço da mãe fez o curso de Medicina. Logo que concluiu retornou para sua cidade natal onde decidiu trabalhar.

Vereador João Keleu, autor da proposta da Moção de Aplausos destaca bons serviços prestados pelo médico a comunidade cruzeirense

O vereador João Keleu fez a saudação inicial dos vereadores ao homenageado e depois de cumprimentar os colegas vereadores, a família do Dr. Rodrigo, a mãe dona Marliz, as irmãs Assistente Social Josiane e a Pedagoga Cliciane, além das pessoas da galeria destacou que a Moção de Aplauso é uma honraria concedida pela Câmara  Municipal.

“O Dr. Rodrigo tem prestado um grande trabalho na nossa cidade e quero parabenizá-lo. Estava num posto de Saúde e vi um dia que uma pessoa estava chegando para ser atendida no momento que ele estava saindo e ele voltou para atender o agricultor, nunca vi uma atitude dessa de um médico”, destacou o vereador.

João Keleu enfatizou que a homenagem da Câmara tem que ser merecida e pela sua importância tem que ser aprovada no plenário. “Muitas vezes o Dr. Rodrigo sobe os rios para atender as comunidades ribeirinhas e quero louvar a Deus pela sua família, pois já o conhecia antes do senhor sair para estudar”, disse.

O vereador lembrou que tem médico na nossa cidade que trabalha pelo dinheiro. “Hoje fui ao Posto de Saúde Jesuíno para agradecer o atendimento feito à população do bairro que testemunhou o bom atendimento e por isso hoje o senhor recebe essa Moção de Aplausos pelos bons trabalhos prestados”, disse.

Depois do pronunciamento do vereador João Keleu a palavra foi facultada ao homenageado que usou a tribuna da Câmara para inicialmente cumprimentar o presidente Franciney Freitas e os vereadores e agradecer a presença dos seus convidados, o conselheiro Tutelar Armédio e sua esposa, o coordenador Administrativo Antônio Carlos e a professora Celene Lourenço e seu esposo.

“E com muita gratidão que recebo essa homenagem. Agradeço a Deus em primeiro lugar e depois à minha mãe que é uma grande guerreira, ao meu pai que perdi aos 11 anos de idade, não pode estar neste momento que está no céu, mas ele foi um grande homem, o Zé Baixinho da Cobal”, disse emocionado.

“Agradeço a minha mãe e a minhas irmãs Josiane, assistente social do Hospital do Juruá, Cleiciane, que é professora e enfrentou um grande obstáculo quando foi acometida por um câncer de mama, mas com a força de Deus e a fé ela venceu a doença. Ela é uma guerreira”, destaca.

“Nessa pandemia minha mãe e minha irmã ficaram isoladas por um ano, elas foram das poucas pessoas que cumpriram o decreto de isolamento social, passou um ano sem receber visitas porque tem diabetes e comorbidades. Até ao levar a feira era deixada para ela e não fazíamos contato para evitar a doença”, disse.

Dr. Rodrigo lembra que muitas vezes sua mãe ficava chorando querendo dar um abraço, mas o isolamento foi para o bem dela. “Graças a Deus por ele ter dado o livramento para ela para que estejamos aqui. Deus levou muitos amigos, Roberto Holanda, enfermeiro, Kleber da Farmácia, que tinha medo, mas contraiu o vírus e se foi como o outro amigo Dedimar”, lembra emocionado.

O médico contou que desde 2017 quando iniciou no Mais Médico sempre procurou trabalhar por amor, atende todos da mesma forma, tanto o rico como o pobre, pessoas da zona rural, ribeirinhos e passei um ano todo trabalhando nos rios e teve que sair depois de uma acidente na canoa que navegava.

“Fui acidentado na canoa que subia o rio e os colegas queriam que eu voltasse, mas continuei a viagem para atender as pessoas porque sabia que eles estavam esperando porque tinham sido avisados. Fiz o atendimento, mesmo doente, graças a Deus porque e prezo sempre por um atendimento humanizado e digno como os meus  pacientes merecem”, disse.

O médico fez um agradecimento especial a Prefeitura na pessoa do prefeito Zequinha Lima que tem implantado vários programas de saúde importantes que nunca tinham sido vistos no município e tem mudado a realidade no atendimento de saúde e recentemente implantou um programa para atender os garis e trabalhadores do município.

“Estudei um ano na Universidade Federal de Minas Gerais  Grosso e na Universidade Federal do Acre em Médico Estrategista de Saúde da Família e ficava pensando quando iria ter um programa para atender a pessoa que trabalha limpando as ruas porque as vezes se critica uma pessoa que está escorada e ainda a chama de preguiçoso, mas não sabe se ela está sentindo uma dor”, disse.

O médico informa que toda segunda feira tem atendimento a noite para atender esses trabalhadores. “Sempre digo que vai dar certo, graças ao meu bom Deus. Muitos tem dificuldade de marcar um exame no hospital do Juruá, mas sempre damos um jeito de conseguir. Muitos agendamentos são conseguidos porque sei da dificuldade do atendimento”, disse.

Dr. Rodrigo faz um agradecimento à Secretária Valéria Lima ao enfatizar que estará sempre a disposição para exercer o seu trabalho nos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência porque os pacientes merecem um atendimento humanitário ao comentar sobre a presença do gerente do Bradesco na Câmara.

“É triste ver a população ribeirinha que vem uma vez na cidade tirar o dinheiro. Conversando com um deles dentro do Val Paraíso, ele informou que gasta mais de R$ 800,00 de despesa para se deslocar até a cidade. É muito triste, a pessoa que vem de lá procurar um posto de saúde e encontra alguém com a cara feia. Ela volta doente e passa a contaminar os outros”, ressalta.

Ao finalizar suas palavras na tribuna da Câmara Municipal o médico destacou que está a disposição dos vereadores, agradeceu ao vereador João keleu pelo pedido da Moção de Aplausos ao enfatizar que estava muito feliz em receber a homenagem.

“Contem comigo porque sei das cobranças que os vereadores recebem. As pessoas pensam que o vereador tem um bom salário, mas não sabem que ele está quase sempre endividado.  Sempre vejo os vereadores presentes nas ações, Betão, Gilmar da Saúde, o presidente Franciney, fizemos um atendimento do novembro Azul para mais de 50 pessoas com pedidos de PSA na vila Lagoinha”, disse.

Ao lembrar sua origem humilde o Dr. Rodrigo ressaltou que quando se quer fazer dá para fazer. “Quero levar essa homenagem para o resto da minha vida, quero ter humildade para ajudar o meu próximo e sempre fazer o certo pelo certo. Agradeço à todos”, finalizou.

O vereador Zaldo Mototaxista parabenizou o médico Dr. Rodrigo. “É uma satisfação lhe conceder essa honra pelo seu trabalho. Você é muito querido pelo trabalho que faz, muitos médicos só atendem aquelas 15 fichas determinadas e com você não é assim. Parabéns  Dr. Rodrigo pelo trabalho que está fazendo e sempre digo para a professora Celene Lourenço que quero o reconhecimento em vida porque depois que está morto não precisa mais. É por isso que não gosto de museu”, disse.

O vereador Cristiano parabenizou e agradeceu o médico, Dr. Rodrigo, pelo bom trabalho que faz pela população. “Como representantes do povo é muito importante ver que a nossa cidade é pequena, mas todas as pessoas falam bem do seu trabalho. Uma pessoa que vai no posto de saúde se ela for bem tratada já sai de lá bem melhor. Quero pedir para Deus abençoar sempre sua família”, disse.

O vereador Betão da BR destacou que o Dr. Rodrigo é um grande parceiro, um médico que no Ramal atende todas as pessoas e muitas delas chegam depois de caminhar vários quilômetros e em algumas ocasiões não são atendidas porque o médico só atende aquelas 20 fichas e não se importa pelo sacrifício que a pessoa fez para chegar até o local de atendimento. “É uma atitude muito nobre a sua de atender as pessoas e tiro o chapéu para você”, disse.

Betão lembrou que uma pessoa do ramal disse que o Dr. Rodrigo atendeu os pacientes das fichas e depois atendeu as outras pessoas que estavam sem a ficha ao observar que ele é um médico diferente. “Na zona rural é muito difícil receber um médico e a maioria deles atende apenas poucas fichas e as outras ficam sem atendimento. O Dr. Rodrigo é uma excessão, você é medico, mas é uma pessoa humilde e vemos atitudes de alguns que não dá nem para falar”, disse.

O vereador Márcio da Farinha parabenizou o médico pela Moção de aplauso merecida pelo trabalho reconhecimento bem feito. “Quero lhe parabenizar porque o Brasil e o mundo precisa de seres humanos assim como o senhor que trabalha pelo próximo e que Deus manda  para fazer o bem ao próximo. As vezes as pessoas não agradecem, mas Deus está sempre vendo e a Câmara está pronta para reconhecer este tipo de atitude”, disse.

O vereador Gilmar da Saúde parabenizou a mãe do Dr. Rodrigo, dona Marliz ao lembrar que ele perdeu seu pai ainda criança. “Para termos você como médico avalio o trabalho e a luta que sua mãe teve. Parabéns pelo filho que a senhora tem, essa Moção de Aplauso é uma honraria que é votada pelos vereadores que representam a população, então, o senhor está sendo aplaudido pela população. Vi que o senhor é um médico diferenciado, no ano passado fizemos uma caminhada do Novembro Azul e  o senhor foi o único médico que participou o que mostra o diferencial. Continue sendo o ser humano humilde e brilhante que tem capacidade técnica no uso da caneta no exercício da medicina”, disse.

O vereador Clerton Souza lembrou que a senhora Marliz trabalhou por muito tempo na Junta Militar e que foi seu vizinho muitos anos. “Hoje estamos entregando uma Moção de Aplausos a um filho da terra pelo seu trabalho em prol da população cruzeirense. Temos honrado o Ouro da Casa e é um orgulho entregar essa moção para uma pessoa que é preparada para palestrar e ensinar no Brasil inteiro de como fazer um atendimento humanizado. Já tive conversas com o Dr. Rodrigo e entendo que Deus as vezes chama homens pequenos para fazer grandes trabalhos. As pessoas falam muito bem de você que é um médico diferenciado”, afirmou.

O vereador Antônio Cosmo destacou que momentos como esse da entrega da Moção de Aplausos ao Dr. Rodrigo só acontecem na vida das pessoas porque Deus existe. “Nos sentimos felizes em homenagear uma pessoa que se destaca, conheço seu trabalho nos rios, os vereadores já falaram e peço a Deus que abençoe sua família. Estamos felizes em ver essa família unida que sempre está disponível para servir. Quando se vai no médico é porque está precisando e muitos médicos não atendem como deveriam. Muitos não tem nem a coragem de olhar o problema como aconteceu recentemente no Hospital do Juruá. Você é uma raridade, continue com esse espírito de cuidar das pessoas. Você está plantando seu lugar e o bem que voce faz ele volta para você. Os vereadores tem dívidas porque auxiliam a população e as vezes passam até necessidade por estender a mão para ajudar o próximo e reconheço que o prefeito tem feito um trabalho muito bom na Secretaria de Saúde como você disse”, disse.

Depois da palavra dos vereadores João Keleu destacou ainda que o médico tem feito um excelente trabalho ao ressaltar que os ribeirinhos tem um grande respeito por ele. “Se existe uma pessoa que quer que melhore cada vez mais a saúde sou eu. Sempre sonhei um dia ter um médico que seja igual ao senhor e tinha que ter mais. Passei 10 dias com dor de cabeça, uma médica olhou os exames e atestou que era estresse e passou um remédio que custou R$ 25,oo e resolveu o problema. O médico tem muita importância na vida do ser humano, quero parabenizá-lo e louvo a Deus pela sua vida”, finalizou.

Quero dizer ao Dr. Rodrigo que sou evangélico e que todos servimos a Deus e a Bíblia diz que quando o coração é bom todo seu corpo é bom. “Você falou que veio de família pobre e hoje é médico. Honre isso que Deus lhe deu. Eu  pedi para que ele me desse uma caminhonete e ele me deu duas. Uso uma delas para atender as pessoas que precisam. Onde moro fiquei muito triste em ver um médico que vai lá atende 20 pessoas e deixa as demais sem atendimento. Algumas daquelas andaram 20 quilômetros e não são atendidas”, ressalta.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas cumprimentou a senhora Mariz, mãe do Dr. Rodrigo, ao destacar que o pai dele era muito seu amigo. “Quero deixar meus agradecimentos pelo seu trabalho prestado na nossa cidade. Você merece muito mais porque é uma pessoa que gosta de servir. Fomos amigos na juventude e hoje Deus lhe deu a oportunidade de estar formado como médico prestando atendimento na sua cidade. Quero deixar minha gratidão e parabenizar sua esposa pelo apoio porque não é fácil. Na Câmara fazemos projetos, mas atendemos principalmente o povo. A saúde é nossa riqueza, o povo pede pela necessidade. Nunca pensei em ver pessoas em Cruzeiro do Sul passando fome. Continue como você é atendendo as pessoas que vem dos ramais e dos rios, que são pessoas da mão calejada que estão plantando para a população da cidade comer. Só escuto elogios do seu trabalho e conte com a Câmara Municipal”, disse.

O vereador Altemar parabenizou a família e a mãe do Dr. Rodrigo que com certeza suou para ele chegar onde chegou. “Conheço o senhor prestando atendimento em Assis Brasil, lhe acompanhei durante o curso e muito obrigado por tudo que está fazendo como profissional”, disse.