A Filosofia foca seus faróis e faz uma correção em toda estrutura do ensino nas suas veias pedagógicas para irrigar sangue no corpo discente e manter a qualidade do ensino tarefa nobre que só a filosofia pode fazer. Isso é algo privilegiado do saber.
O senso comum, ele é insuficiente para o homem viver. Precisamos de senso filosófico, com isso os princípios educacionais reclamam uma disciplina de excelência, educação para suavizar a dúvida filosófica.
A Filosofia nasceu na Grécia.
OBJETIVOS
. Reconhecer e examinar os principais problemas referentes à possibilidade do conhecimento.
. Analisar as teorias que tentam responder e estes problemas.
. Pesquisar os principais pensadores que lidam com estes problemas na história da Filosofia.
. Compreender as doutrinas do dogmatismo e do ceticismo.
CONTEÚDOS
. Possibilidade do conhecimento.
. Dogmatismo
. Ceticismo
. Principais pensadores céticos e dogmáticos
INTRODUÇÃO À UNIDADE
Nas unidades anteriores construímos o alicerce necessário para podermos entrar por definitivo nas reflexões específicas genéricas dos teóricos do conhecimento. A partir dos cinco problemas anteriormente expostos, construiremos nossa análise, que terá como mola propulsora a reflexão e a imparcialidade.
Nesta unidade, estudaremos o problema da possibilidade do conhecimento, embasados nas principais teorias criadas pela tradição filosófica.
DOGMATISMO
Para compreender a corrente filosófica que defende a possibilidade do conhecimento, ou seja, o dogmatismo, é mister iniciarmos com as seguintes questões:
1 – Você ouviu falar em dogmatismo?
2 – E em dogma?
3 – Em que ocasião?
4 – O que significam?
Vamos iniciar nossa investigação sobre a atitude dogmática recorrendo ao significado etimológico e as definições do dogma.
Proveniente do grego dogma, traduzido por Hessen (2003) como doutrina estabelecida, também carrega o significado de decisão, opinião, decreto, e possui familiaridade como verbo doké, que guarda o significado de parecer.
O dogma é, segundo o Dicionário eletrônico Houaiss (2009): “qualquer doutrina de caráter indiscutível em função de supostamente ser uma verdade aceita por todos”, ou seja, é um preceito aceito de forma irrefletida.
Pela definição de dogma, já se torna possível compreender o que é dogmatismo:
1 – Dogmatismo ingênuo: concebe que as coisas são como as percebemos, não colocando o problema do conhecimento, da relação, etc. Partilha de uma crença total no conhecimento.
2 – Dogmatismo racional: concebe ser a razão capaz de conhecer, considerando-a uma faculdade suprassensível e independente de qualquer experiência. Partilha de uma crença parcial, no conhecimento.
3 – Dogmatismo irracional: concede a possibilidade de obter o conhecimento por meios irracionais ou supraraconais, como é o caso da intuição e da fé. Partilha de uma crença parcial, irracional, no conhecimento.
Por características como a irreflexão, a aceitação passiva e a inquestionabilidade, o dogmatismo é tido como uma atitude ingênua, acrítica, passiva.
CETICISMO
Breve relato histórico
O ceticismo foi uma corrente filosófica muito importante durante o período helenístico. Durante a Idade Média sua influência foi muito pequena. Seus principais representantes neste período foram:
- Pirro (360-270 a.C). Pirro ensinou que, para o homem, a única atitude cabível é a suspensão (epoqué) total do juízo, pois não pode afirmar de coisa alguma que seja verdadeira ou falsa, justa ou injusta.
- Carnéades (214-129 a.C). Sistematiza o ceticismo justificando-o pelo profundo desacordo entre os filósofos em relação a qualquer problema e, por outro lado, pelo engano dos sentidos. Sexto Empírico considera inútil toda a investigação metafísica (ZILLES,2003), P.95-96).
Já na modernidade seus principais representantes foram Montaigne e Hume. No entanto, outros filósofos adotaram posições céticas, mas o ceticismo desses filósofos era um ceticismo.
CONSIDERAÇÕES
Nesta unidade, você pode entrar em contato com as posições mais radicais referentes as possibilidades do conhecimento: o dogmatismo e o ceticismo.
Este estudo lhe deve ter capacitado a reconhecer e examinar os principais problemas referentes à possibilidade do conhecimento, bem como ter-lhe tornado apto a analisar as teorias que procuram responder a estes problemas. Para isso, você pôde conhecer um pouco sobre os principais pensadores que lidaram com este problema na História da Filosofia.
*Francisco Assis Jucá é Filósofo, Pedagogo e Bacharel em Ciências Contábeis