Operação teve o objetivo de desmatelar célula da facção Comando Vermelho (CV) que atuava em Guajará
Policiais militares do 9º Grupamento de Polícia Militar do Amazonas (9º GPM), sediado em Guajará (AM), participou das atividades da segunda fase da Operação Fênix, coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM) de forma integrada com a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron/Sejusp/AC) com o objetivo de desmatelar célula da facção Comando Vermelho (CV) que atuava em Guajará.
As forças de segurança que participaram da operação deram cumprimento a 16 mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da organização criminosa interestadual e prenderam seis pessoas em Cruzeiro do Sul evidenciando a forte conexão entre os criminosos que atuavam nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. As investigações tiveram início em agosto de 2024 e revelaram a atuação estruturada e permanente da organização criminosa.
O 1º Sargento PM José Eduardo, responsável pelo Comando do 9º GPM de Guajará, destacou a participação dos policiais militares em apoio a segunda fase da Operação Fênix, coordenada pelo delegado da Polícia Civil do Amazonas, Dr. Adenilson Carlos, com apoio das forças de segurança da região do Acre e Amazonas que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão com sucesso.
“A Polícia Militar do Amazonas participou apoiando o delegado da Polícia Civil trazendo uma sensação de segurança para a nossa cidade”, disse o policial militar.