Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de novembro de 2025 08:27

Coopsul é destaque nacional por monitorias para diversos Estados e gestão de resíduos sólidos em Cruzeiro do Sul

d7eb1671-58a1-49ba-b1b1-f8bf518fd067 (1)

Diretor da Coopsul, Eutimar Sombra , agradece ao prefeito Zequinha Lima e ao secretário de Meio Ambiente, engenheiro florestas Igoor Neves, pelo fortalecimento da cooperativa

A Cooperativa de Materiais Recicláveis de Cruzeiro do Sul (Coopsul), que atua no município na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, desde 2021, através de uma parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que garantiu a implantação de um centro de triagem sendo o único município que destina resíduos sólidos para a indústria através da cooperativa.

A Coopsul tem se tornado mais conhecida nacionalmente do que no próprio estado do Acre pelo trabalho de monitorias para 42 cooperativas e associações, com destaque para monitorias nos estados do Ceará e Recife, com oficinas de capacitações de gestores para atuar na coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos.

Diretor Eutimar Sombra –  Coopsul garantiu avanços a coleta seletiva e dignidade ao trabalho dos agentes de reciclagem

O diretor da Coopsul, Eutimar Sombra, destaca que Cruzeiro do Sul é o único dos 22 municípios do Estado que tem parceria com a Coopsul e através de agendamento e recebimento realiza a coleta seletiva. “A cooperativa conta com um galpão de triagem cedido pela parceria com a prefeitura que tem fortalecido o município na destinação final”, enfatiza.

Centro de Triagem da Coopsul

Eutimar Sombra faz um agradecimento especial ao prefeito Zequinha Lima e ao secretário de Meio Ambiente, engenheiro florestas Igoor Neves, pelo apoio ao fortalecimento da cooperativa e afirma que sem o apoio e parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul o município não teria conseguido avançar na questão da coleta seletiva do lixo.

A Coopsul tem realizado capacitações em vários estados do Brasil através de lives. No Ceará foi realizado um trabalho de apoio na montagem de 11 cooperativas para  fortalecer um consórcio. Eutimar Sombra esteve em Belém e em São Paulo, mas a maioria das capacitações são feitas por lives devido ao grande custo das viagens.

O diretor informa também que no Acre já foram realizadas capacitações presenciais nos municípios de Jordão, Mâncio Lima e Rodrigues e no Amazonas em Guajará, Ipixuna e Envira, além de ter prestado serviços, através de lives monitoria para um pessoal do Estado de Rondônia que está montando um consórcio.

“Para se ter uma ideia da importância do nosso trabalho no período do carnaval foram recuperados mais de 42 mil latinhas de alumínio que deixaram de ir para o lixão, sem contar as garrafas pets”, avalia Eutimar que destaca que a cooperativa garante trabalho digno e renda para 21 agente de reciclagem que antes trabalhavam no lixão.