Personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias.
Estes três componentes (id, ego e superego), segundo Freud, compõem o modelo estrutural da personalidade que podem representar a impulsividade, racionalidade e a moralidade, respectivamente, de uma maneira que deve ser entendida como conceito
Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.
Psicologia, a estrutura consiste, como vimos, em todos holísticos que determinam tanto o tipo dos elementos como as relações que se estabelecem entre eles. Não tem importância, nesta perspectiva, a relação entre os elementos. Na psicanálise, a estrutura é um sistema que define as relações entre os elementos.
O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente modificado e dividido nos três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.
O que é mecanismo de defesa para Freud?
Os mecanismos de defesa são uma forma de evitar determinados desprazeres gerados pela percepção que temos de um acontecimento, seja do mundo interno ou externo. São vários os mecanismos de defesa. Segundo Freud, são processos inconscientes realizados pelo ego, i.e., ocorrem independentemente da vontade do indivíduo.
*Francisco Assis Jucá é Filósofo, Pedagogo e Bacharel em Ciências Contábeis