Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de novembro de 2025 16:35

Academia Ekilibrium de Taekwondo realiza solenidade de entrega de certificados de graduação do Exame de Faixas

c14adfe6-7cfa-41b6-bd57-d15eada85f7d

Entrega dos certificados teve a presença de Linda Audrey, primeira mulher Faixa Preta do vale do Juruá formada pela Academia Ekilibrium

A Academia Ekilibrium de Taekwondo, do Mestre Alderlei Almeida, Faixa Preta 6º DAN e representante da Federação de Taekwondo do Acre no Juruá, realizou na noite da última sexta-feira (31) a solenidade de entrega de certificados do exame de faixas para os alunos que foram aprovados e alcançaram mais uma graduação na arte milenar coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Entre as capacidades físicas trabalhadas estão a força, o equilíbrio, a potência e a flexibilidade.

O Taekwondo foi criado na Coreia há mais de 2000 anos. A prática marcial foi desenvolvida como técnica de defesa durante a dinastia Silla. Os praticantes da luta realizam movimentos tanto com os pés quanto com as mãos. O combate é feito em uma área de 8 m² com duração de três rounds de dois minutos. A prática do taekwondo enquanto esporte e sua popularização teve início a partir da década de 60, após a fundação da Federação Mundial de Taekwondo. O taekwondo estreou como esporte de demonstração nos Jogos de Seul em 1988 e se tornou um esporte oficial nos Jogos de Sydney 2000.

Em Cruzeiro do Sul o Taekwondo já está estabelecido há 25 anos. Inicialmente a academia foi dirigida pelo professor Sidney, com supervisão do saudoso Mestre Juca, que por vários anos acompanhou os trabalhos e os exames de faixas de graduação dos alunos. Com o retorno do professor Sidney para Rio Branco o Mestre Alderlei Almeida, na época Faixa Azul, se responsabilizou pela continuidade para que a arte marcial não tivesse seu fim prematuro aqui na região. Alderlei Almeida se graduou Faixa Preta 2 anos depois e atualmente é 6º DAN de Taekwondo, um dos Mestres dentre os mais graduados no Estado do Acre.

A solenidade de entrega de certificados da última sexta-feira na Academia Ekilibrium teve um destaque especial da presença da advogada Linda Audrey, primeira mulher Faixa Preta a se graduar no vale do Juruá. Ela chegou na academia aos oito anos, levada pelo pai e galgou ao longo de seis anos todas as graduações. Aos 14 anos recebeu a graduação de Faixa Preta. Atualmente Linda reside em Rio Branco e aproveitou sua presença em Cruzeiro do Sul para visitar a academia nesse momento de entrega de certificados de graduação, oportunidade em que aproveitou para conversar com os pequenos praticantes de Taekwondo da Academia.

A Faixa Preta Linda Audrey lembrou que foi levada para o Taekwondo pelo seu pai, Emerson Barbary, que era um comerciante que trabalhava na frente da academia do Mestre Alderlei. “Eu era muito hiperativa em casa e na escola muito tímida. Sempre o trabalho do Mestre Alderlei foi muito respeitoso, cobrava disciplina e foi incrível porque consegui me transformar nesse sentido. Em casa me tornei uma criança que sabia direcionar minha raiva e minha energia e na escola me destacar na apresentação dos trabalhos. O Taekwondo salvou a minha vida”, disse.
Vídeo Linda.

Inicialmente foram entregues os certificados das crianças:

O Mestre Alderlei Almeida destacou e agradeceu a presença da Faixa Preta Linda Audrey, que manteve um diálogo com os alunos e alunas que fizeram perguntas sobre sua trajetória no Taekwondo. “Assim como tudo na vida para se alcançar os objetivos é necessário foco e diciplina. Assim como na escola, que tem que estudar muito, no Taekwondo também, por isso tem que ter muita disciplina e prestar atenção. Eu treinava bastante em casa e, nesse sentido, posso dizer que não foi difícil porque quando se faz com vontade e determinação as coisas ficam mais fáceis”, disse a graduada.

Ao agradecer a presença de Linda Audrey o Mestre Alderlei Almeida destacou que tem gente que não gosta de organização e disciplina e, por isso, não se adapta ao ritmo da academia. “Como sempre digo aqui o aluno adquire uma competência que transforma a pessoa, dando-lhe um poder. A Faixa Preta, por exemplo, tem poder de causar danos graves sem ter na mão arma nenhuma. Ele pode matar uma pessoa em segundos e essa competência não pode ser dada para qualquer pessoa, mas ela é de defesa”, afirmou.

O Mestre Alderlei destaca que nas aulas da Academia Ekilibrium os alunos recebem forte cobrança para aprender com perfeição as técnicas do Taekwondo, que é uma arte marcial que necessita de muita disciplina e força de vontade, mas também de honestidade, educação, postura, respeito pelas pessoas e pelos menores e mais frágeis. Ele não faz questão que alunos sem esse perfil continuem na academia, ao lembrar do Mestre Juca que sempre elogiou o trabalho da Academia Ekilibrium pelo trabalho de responsabilidade desenvolvido com os alunos.

“Na Academia temos essa frase de minha autoria. Aquele que for mais forte que ajude o mais fraco. E aquele que for mais fraco que se torne mais forte. E quando for forte que ajude o mais fraco a se tornar mais forte. Ajudar o mais fraco é criar oportunidades para que ele se torne forte. Mas, se o mais fraco for muito fraco, o mais forte deverá se tornar fraco, pegá-lo pela mão, para que ambos sejam fortes”, destacou o Mestre.

O mestre Alderlei Almeida destacou a importância do Exame de Faixas onde os alunos se graduam de acordo com a sua capacidade.

Os alunos da categoria adulto foram receberam o certificado de graduação: