Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de dezembro de 2025 18:20

Academia Ekilibrium de Taekwondo de Cruzeiro do Sul realiza Exame de Faixas no Ginásio Jader Machado

DSC03248 (1)

A Academia Ekilibrium de Taekwondo, de Cruzeiro do Sul, realizou no final da tarde e noite deste domingo (14), no Ginásio Coberto Jader Saraiva Machado, o segundo evento de Exame de Faixas de 2025, onde os alunos fizeram demonstração do aprendizado e foram avaliados pelo Mestre Alderlei Almeida, 6º DAN, que também representa a Federação Estadual de Taekwondo no Acre (FETEAC) no vale do Juruá.

Durante os exames de várias categorias – Faixa Branca, Amarela, Ponta Amarela, Ponta Verde, Verde, Ponta Azul, Azul, Ponta Vermelha, Vermelha e Ponta Preta – que são as graduações GUBs (graus de faixas coloridas) do Taekwondo. Os alunos realizaram as técnicas e Poom Saes de cada graduação que são uma sequência de movimentos e técnicas de defesas e ataques como bloqueios, chutes e socos ensinados nas aulas na academia simulando situações reais de defesa pessoal.

Graduação Faixas Ponta Verde, Verde, Ponta Azul, Azul, Ponta Vermelha, Vermelha e Ponta Preta

O Exame de Faixas da Academia Ekilibrium de Taekwondo foi bastante prestigiado por familiares, pais, mães, irmãos e amigos dos alunos. O Mestre Alderlei agradeceu a presença de todos e destacou a importância do acompanhamento dos filhos pelos pais, tanto na academia, quando nos exames de faixas que são uma forma de incentivo ao desenvolvimento dos alunos.

Na conversa com os pais o Mestre Alderlei parabenizou todos pela presença momento que destacou a importância do acompanhamento das atividades dos filhos ao ressaltar que na academia os alunos aprendem o espírito do Taekwondo: CORTESIA (educação e respeito); INTEGRIDADE (honestidade e justiça); PERSEVERANÇA (nunca desistir do objetivo); AUTODOMÍNIO (lutar contra os desejos do corpo) e ESPÍRITO INDOMÁVEL (demonstrar coragem sem hesitações).

Graduação Faixas Amarelas e Ponta Verde

O Taekwondo é um esporte de origem coreana, sendo uma variante de várias lutas antigas, que teve grande aceitação por parte do mundo ocidental. É praticado em mais de 100 países. Segundo o General Choi Hong Hi – um dos fundadores do Taekwondo moderno, “Um dos objetivos do Taekwondo, é eliminar a luta desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, na justiça, na moralidade e na fé, ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico”, explica.

O Mestre Alderlei Almeida destaca que o Exame de Faixas na academia é a coroação do trabalho de seis meses de treinamento dos alunos e a formalização, através do ritual do exame, para que o aluno possa cada vez mais fortalecer o corpo e mente. Deste modo, cada graduação exige que o aluno fique mais forte pois o treinamento de Taekwondo deve, obrigatoriamente, proporcionar essa mudança no praticante. Além disso, o exame de faixas é um ato que também reúne os alunos e familiares numa saudável confraternização.

“Às vezes o aluno não consegue fazer tudo perfeito, não executa uma técnica como deveria ser, mas dentro do escopo geral, pela desenvoltura com que realiza os movimentos, incluindo aí a amplitude da flexibilidade do seu corpo em realizar os movimentos, eu sei que ele tem condição de ascender ao próximo nível. No exame é avaliado todas as suas competências, julgamos todos dentro das suas capacidades e individualidades, temos os alunos mais novos, mas temos também o atleta mais experientes como o jornalista Elson Costa, com 62 anos de idade, que também está treinando na academia, demonstrando um grande exemplo de força, determinação e superação aos alunos mais novos,” ressalta.

Academia Ekilibrium de Taekwondo brilha na Copa Acre 2025, em Rio Branco

Os alunos que participaram da Copa Acre 2025 de Taekwondo, em Rio Branco, Marcos Ryan, Marcus Trelha, Emanoel e Vilas Boas, que ganharam uma Medalha de Ouro e duas de Prata foram destacados e apresentados durante o evento. “É um incentivo para os demais alunos para que possam participar também nas próximas competições. Todos os competidores treinam e estão ali, no tatame para vencer. E todos lutam com adversários (outro atleta) que também treinou e está ali para vencer, portanto, você não pode se sentir menor ou inferior porque não venceu uma luta”, avalia o mestre.

Um destaque do segundo Exame de Faixa da Academia Ekilibrium de Taekwondo foi feito pela coordenação do Ginásio Jader Machado que parabenizou a direção da academia pela limpeza do ginásio. Durante o evento foram colocadas lixeiras em vários pontos do local e nenhum lixo foi jogado no chão ou deixado nas dependências da quadra esportivas e suas arquibancadas. “Este comportamento alinha-se à filosofia das artes marciais, pilar central da Academia Ekilibrium, que se traduz em um profundo compromisso com a cidadania,” disse o Mestre Alderlei Almeida.

Quebramento