Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de setembro de 2024 16:35

Adolescente de 17 anos morre na Bahia após choque ao carregar o celular

young-woman-using-smartphone-as-it-is-being-charged-vevbn42wkrw8

Ainda este mês, uma criança de 7 anos também morreu após tomar um choque elétrico ao usar o celular conectado na tomada

Uma jovem de 17 anos, moradora do povoado de Ladeira Grande, na Bahia, morreu após sofrer um choque elétrico na tarde do último domingo (18) enquanto carregava a bateria do celular. Segundo relatos de familiares à mídia local, a adolescente teria tocado um fio desencapado no momento que tentava conectar o carregador na tomada.

A informação foi confirmada ao Byte pela Polícia Civil da Bahia, que investiga o caso. Segundo as autoridades, as informações preliminares indicam que a adolescente estava utilizando o celular no carregador quando recebeu a descarga elétrica.

A moça foi socorrida ao hospital local, porém já chegou sem vida. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) irão confirmar se a causa da morte da adolescente foi a descarga elétrica. A Delegacia Territorial da Polícia Civil da Bahia fará exame necroscópico na jovem.

Outros casos

Casos de descargas elétricas enquanto o aparelho celular é carregado já foram registrados outras vezes. Ainda este mês, uma criança de 7 anos, identificada como Thaiara Letícia, morreu após tomar um choque elétrico ao usar um celular que estava carregando na tomada.

O caso aconteceu na cidade de Paudalho, localizado na Zona da Mata de Pernambuco. A menina chegou a ser levada para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. Segundo a Polícia Civil do Estado, o caso foi registrado na Delegacia Seccional de Goiana, um dia depois como “morte a esclarecer”.

Outro caso que gerou comoção, também tendo uma criança como vítima, ocorreu em 2020 no município de Santarém, localizado na região oeste do Pará.

Matheus Macedo Campos, de 11 anos, usava um celular que estava conectado à tomada quando foi atingido por uma descarga elétrica.

Riscos

Especialistas dizem que o risco de choque elétrico enquanto carrega o celular existe, apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação.

“Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas”, disse engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em entrevista à BBC News Brasil.

“Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando”, complementou.

Como se prevenir?

  • Se há um temporal, fique longe do aparelho carregando;
  • Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis;
  • Se precisar atender um telefonema, desconecte o aparelho do carregador;
  • Use carregadores certificados pela Anatel (com selos);
  • Fique atento aos carregadores falsificados. Eles normalmente são mais leves, por estarem ocos por dentro, e podem trazer imperfeições;
  • Não carregue o celular em áreas úmidas, como banheiro e área de serviço;
  • Se for mexer no telefone, use calçados nos pés.