Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de novembro de 2025 07:10

Advocacia acreana integra pela primeira vez delegação nacional da OAB na COP30, em Belém

4c2fb4c6-bba6-438e-bdef-16e798b429a1

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) participa pela primeira vez da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA), até o dia 21. O evento reúne líderes internacionais, autoridades e instituições jurídicas de diversos países para discutir políticas de mitigação, adaptação e regulação climática.

A Seccional acreana integra a delegação nacional formada por 29 advogados e advogadas de diversas regiões do país, que representam a classe nas discussões sobre governança ambiental, transição ecológica e instrumentos jurídicos voltados à sustentabilidade.

A advogada Tatiana Carbone, presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas, Capital Natural e Créditos de Carbono, é a representante do estado durante todo o evento.

Segundo Tatiana Carbone, a participação “reflete no fortalecimento e na valorização da advocacia especializada na Região Amazônica, além de consolidar a integração do estado na agenda climática sob uma perspectiva jurídica. Essa presença demonstra que a advocacia do Norte tem contribuído tecnicamente para a construção de marcos regulatórios e para o aprimoramento das políticas ambientais”.

A presidente da Comissão também destacou o significado social e simbólico da representação feminina na conferência. “Estar na COP30, como mulher advogada da região de tríplice fronteira, tem relevância institucional e humana. O Acre enfrenta desafios estruturais relacionados à violência de gênero, e é necessário reconhecer que essa é também uma pauta climática. As mudanças ambientais ampliam vulnerabilidades e exigem políticas que integrem justiça climática, igualdade de gênero e direitos humanos”.