Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de janeiro de 2025 03:22

Advogado Hilário de Castro Melo Júnior é empossado como membro efetivo do TRE-AC

Dr (5)

Sessão solene de posse foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pela internet

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Denise Bonfim, empossou, na manhã desta quinta-feira, 15, Hilário de Castro Melo Júnior, como membro efetivo da Classe de Advogado da Corte Eleitoral Acreana, para o biênio 2020/2022. A sessão solene de posse foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pela internet.

A solenidade contou com a presença virtual de todos os membros do TRE-AC, do presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, bem como do secretário de Estado, Ribamar Trindade, representando o governador do Acre, da defensora pública-geral do Estado do Acre, Roberta de Paula, do procurador Regional Eleitoral, Vitor Hugo, do presidente da OAB/AC, Erick Venâncio, e diversas outras autoridades.

Após a leitura do termo de posse, a saudação ao novo integrante da Corte Eleitoral ficou por conta do juiz-membro do TRE-AC, Thales Bordignon, que fez um breve histórico da vida profissional do membro empossado, desejando-lhe boas-vindas ao Tribunal.

Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente Denise Bonfim reiterou as boas-vindas ao novo membro da Corte e enfatizou que sua posse representa um reforço para a Justiça Eleitoral, no sentido de melhorar, ainda mais, os serviços prestados pelo TRE-AC à sociedade e fortalecer a democracia.

Na oportunidade, a desembargadora-presidente agradeceu “o empenho e o trabalho digno” do juiz-membro (Classe Jurista – Substituto) Marcel Chaves, que compôs a Corte nos últimos meses.

Em seu discurso de posse, o juiz-membro Hilário de Castro Melo Júnior, agradeceu as boas-vindas e afirmou ser uma honra compor a Corte Eleitoral do Acre.

Veja a sessão de posse…

Quem é o novo Juiz do TRE/AC

Dr. Hilário de Castro Melo Júnior discursa na sessão de posse

O Doutor Hilário de Castro Melo Júnior, é filho dos cruzeirenses Fátima e Hilário Castro Melo, erradicados em Rio Branco há décadas. É Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca/Espanha, docente concursado da Universidade Federal do Acre (UFAC) e fez MBA em governança Pública e Gestão Administrativa.

Dr. Hilario Castro Melo Júnior é filho do casal de cruzeirenses Fatinha e Hilário Castro Melo
O juiz do TRE/AC com sua esposa e filhos

O Advogado também é Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), atuou como assessor técnico de gabinete de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), foi colaborador da Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE/AC) como Membro da Comissão Organizadora de Concurso e como professor da Faculdade Barão do Rio Branco (Uninorte).

Depois da posse virtual com o amigo Dr. Marcos Vinícius, ex-presidente da OAB/AC e atual Ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-sócio do escritório de Advocacia Castro Melo Advogados

Segundo o mais novo Juiz do TRE/AC sua inspiração para escolher o Direito como profissão nasceu de raízes familiares – Arquilau Castro Melo, tio e hoje sócio, era Juiz de Direito, Marluce Costa, tia, Procuradora do Estado, Damásio Costa, tio, Procurador da Prefeitura de Rio Branco. Em suas redes sociais ele destacou a emoção da posse e da concretização de mais uma conquista.

“Se algo tenho hoje a ensinar também como professor universitário que sou (UFAC), aproveitando a feliz coincidência de datas da minha posse no TRE/AC e o dia do professor, é que não há vitórias e conquistas sem sacrifícios, sem estudar, sem perseverar, sem disciplina, sem relações sociais e sem fé em Deus.

A educação foi o caminho que escolhi para a minha jornada. Não me cansa buscar aprender, antes mesmo de querer ensinar. Afinal, não se pode colher sem antes plantar.

E o mais importante: não se chega a lugar nenhum sozinho. Família, amigos e apoiadores são o nosso alicerce para seguir em frente sempre em busca de superar o outro próximo desafio.

Tenho tido sorte de reunir alguns desses fatores. Não tivesse me espelhado em alguns brilhantes professores quiça não teria descoberto o vasto caminho em que é possível sonhar e seguir. Avante!”.