Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de dezembro de 2024 15:13

Advogados Rafael Dene e Jamyle Fontes lideram a chapa “A Ordem é Renovar” na eleição da Subseção da OAB do Juruá

WhatsApp Image 2024-11-06 at 07.28.04 (1)

Chapa 01 , “A Ordem é Renovar”, busca a alternância da gestão na Subseção da OAB no Juruá

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) do Juruá, realizará eleição no dia 22 de novembro para escolha da nova diretoria que será a gestora do próximo triênio. O advogado Rafael Dene e a advogada Jamyle Fontes são os candidatos a presidente e vice-presidente da Chapa 01 “A Ordem é Renovar” que busca a alternância da gestão da OAB no Juruá.

O advogado Rafael Dene, que presta seus serviços à população do Juruá há 12 anos, destaca que a Subseção do Juruá foi inaugurada em 2007, sendo a primeira do interior, mas ainda não sentiu o gosto da democracia e da alternância de gestão porque o mesmo grupo político administra desde sua fundação.

“A OAB do Acre tem 92 anos, sendo a mais antiga do Brasil e a nossa subseção tem apenas 17 anos, sendo ainda adolescente, mas ainda não sentiu o gosto da democracia e da alternância de gestão. Eu e muitos outros advogados temos essa visão de que a democracia oferece a oportunidade de alternância na gestão”, avalia.

Rafael Dene enfatiza que quando um grupo ou mesmo um político fica muito tempo no poder ele se acomoda e começa a sair da realidade dos seus representados e quanto mais tempo ele fica no poder naturalmente passa a ficar mais longe das pessoas, sendo essa situação prejudicial em qualquer tipo de gestão.

“Um cargo exercido por muito tempo deixa a pessoa fora da realidade, como acontece na subseção da OAB do Juruá que só tem mudado as cadeiras, mas as pessoas são as mesmas. Isso fez mal à advocacia do Juruá porque o atual grupo gestor deixou de solucionar os problemas. Eu mesmo que já estou participando há 12 anos e não visualizei mudanças, disse.

Rafael Dene ressalta que a chapa “A Ordem é Renovar”, composta por advogados que ainda não participaram de nenhuma gestão da Subseção da OAB do Juruá, tem o objetivo de fazer uma renovação completa e levar a OAB de volta para a realidade do advogado e garantir entre as metas apoio ao jovem advogado.

“Somos compostos por advogados e Advogadas com 20, 18, 15, 12 e 03 anos de profissão com representatividade de várias gerações de profissionais. A partir do momento que você faz parte da uma Ordem, se espera que aquele local seja o seu defensor e o papel da OAB, enquanto Subseção, é defender os direitos e prerrogativas dos advogados”, afirma.

Outras metas da gestão da Chapa “A Ordem é Renovar” será de implantar o espaço compartilhado de atendimento na sede da Subseção para apoiar os jovens advogados que no início de sua carreira enfrentam muitas dificuldades e apesar da moderna estrutura da sede não há um espaço disponibilizado aos advogados que ainda possuem um escritório.

“Ajudar o advogado no dia a dia é dever e obrigação da Subseção, principalmente quando no início de sua carreira, seja com 22 anos ou 60 anos de idade ele no começo é um jovem advogado e quando inicia sua carreira tem dificuldades enormes porque na faculdade de Direito a batalha é no papel e não se tem a experiência do mercado de trabalho”, explica.

A realização da reunião do Pleno da Subseção do Juruá será outra meta do plano de trabalho, além da criação de um espaço nas emissoras de rádio da Cidade para que os advogados possam participar, respondendo perguntas, o que levará o profissional a sociedade, pois o rádio ainda é o maior veículo de comunicação do vale do Juruá.

Atendimento nas comunidades do interior, em parceria com a prefeitura, é também outra pauta de trabalho da Chapa A Ordem é Renovar para garantir um apoio e acesso jurídico às pessoas no local em que moram e na maioria dos locais o acesso da população ao advogado é muito limitado.

“Queremos que nossos advogados tenham oportunidade de gerar renda, vamos apoiar os jovens advogados e incluir a OAB dentro da carreira do advogado. Participei das demais eleições e sei as necessidades da classe pelas conversas mantidas com os colegas profissionais, e não existe milagre, o que existe é força de vontade e conhecimento administrativo para fazermos da nossa subseção um local realmente da advocacia e aberto à todos. finaliza.