O governador Gladson Cameli está em Cruzeiro do Sul desde as 3:30 horas desta tarde. Ele veio pela BR-364, acompanhado do secretário nacional de Defesa Civil, coronel Lucas Alexandre e passaram nos municípios de Feijó e Tarauacá, que também enfrentam uma situação muito crítica por conta da elevação das águas dos rios causada pelo grande volume de chuvas.
Junto com o secretário Alexandre Lucas, o prefeito Zequinha Lima e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, o governador fez um sobrevoo nas áreas alagadas pelo Rio Juruá para avaliar a gravidade do problema que, segundo levantamentos da prefeitura, já afeta cerca de 30 mil pessoas no município.
Depois do sobrevoo o coronel Lucas Alexandre e o governador Gladson Cameli participaram de uma coletiva de imprensa no Centro Integrado de Inovações para Educação (CRIE) com a participação do prefeito e assessores, do presidente da Assembleia, representantes dos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
O prefeito Zequinha Lima agradeceu a presença do secretário nacional de Defesa Civil pela atitude e iniciativa de acompanhar o governador para ver a situação dos municípios do Estado do Acre ao avaliar que a principal dificuldade da prefeitura é financeira e de pessoal. No momento ele agradeceu ao governador que colocou a estrutura do Estado a disposição.
O governador Gladson Cameli destacou que o momento é de união das prefeituras, governos do Estado e Federal para socorrer as pessoas desabrigadas e agradeceu a presença do secretário nacional de Defesa Civil e o apoio dos ministros da Economia e Integração Regional e do presidente Jair Bolsonaro ao Estado do Acre.
Ao lembrar que são quase 200 municípios brasileiros em situação crítica Gladson Cameli destaca o apoio dos senadores Márcio Bittar e Mailza Gomes que junto com ele conseguiram destravar o orçamento Emergencial de R$ 450 milhões que deverá ser votado para atender o momento de calamidade dos municípios.
O coronel Alexandre Lucas informou que a liberação dos recursos depende do envio dos planos de trabalho e que dará prioridade na aprovação do decreto de Cruzeiro do Sul e dos demais municípios. “Pelo que vi no Estado do Acre podem ficar tranquilos que os decretos estarão reconhecidos. O que precisamos é fazer a análise”, disse.
O deputado Nicolau Júnior destacou a situação crítica vivida pelo município de Cruzeiro do Sul e ao colocar a Assembleia Legislativa a disposição parabenizou o governador e o secretário nacional de Defesa Civil que veio pessoalmente verificar o problema. “Se Deus quiser vai vir esse recurso para socorrer a nossa população”, disse.