Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de novembro de 2025 07:46

Estudantes de Direito da Ufac de Cruzeiro do Sul debatem trabalho escravo na Amazônia

229e12e6-dc6d-44d4-8448-b39e91c63f46

O projeto de extensão Cine Labor e o projeto de pesquisa Novas Faces do Direito do Trabalho, da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, trazem para o público o filme nacional “Pureza”, dirigido por Renato Barbieri. A exibição acontecerá nesta quinta-feira, dia 6, às 19h30, no auditório do bloco C do campus Floresta. Além disso, na próxima quinta-feira, dia 13, no mesmo horário e local, será realizado um debate sobre o trabalho escravo nos Estados da Amazônia Legal. A participação nos eventos é gratuita e aberta à comunidade.

O filme “Pureza” tem como protagonista a talentosa atriz Dira Paes e retrata a vida de Pureza Lopes Loiola, uma trabalhadora rural maranhense que se tornou ativista na luta contra o trabalho análogo à escravidão no Brasil. Em reconhecimento ao seu trabalho, em 1997, Pureza recebeu o Prêmio Antiescravidão em Londres, concedido pela organização não governamental Anti-Slavery International, sediada no Reino Unido, que atua no combate ao trabalho escravo.

No debate programado, serão abordadas as ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no enfrentamento da escravidão contemporânea. Os alunos da disciplina de Direito Individual do Trabalho, sob a orientação do professor Daniel de Faria Galvão, do curso de Direito do campus Floresta, conduzirão as discussões. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre a realidade do trabalho escravo e conhecer as medidas adotadas para combatê-lo.