Nos meses de janeiro e fevereiro, indicadores apontaram os melhores índices relativos à qualidade da energia elétrica desde 2019
A qualidade da energia elétrica fornecida no Acre melhorou 55% nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em relação a 2019, logo após a Energisa assumir a concessão no Estado.
A melhoria da qualidade é medida, por exemplo, pela quantidade e duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica. Nos dois primeiros meses deste ano, os consumidores acreanos, em média, não chegaram a ficar mais de 2h sem energia elétrica. O DEC (Duração Equivalente de Interrupções) é medido em horas e, o registrado em fevereiro deste ano, foi 7% melhor do que o do mesmo mês no ano passado. Além disso, o último DEC foi o melhor desde 2019.
“A melhora dos nossos resultados e da qualidade da energia elétrica entregue no Acre mostra que os investimentos realizados pela Energisa têm se mostrado eficazes. Além disso, o empenho das nossas equipes tem refletido em qualidade no serviço prestado aos nossos clientes”, afirma o coordenador de Planejamento e Qualidade de Energia Elétrica da Energisa Acre, Marcos Vinicius Tavares Mendes.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, nesta semana, o resultado do desempenho das distribuidoras no fornecimento de energia elétrica em 2024. O DGC (Desempenho Global de Continuidade), indicador que leva em conta a duração e a frequência das interrupções em relação ao limite estabelecido pelo órgão federal, apontou que a Energisa Acre é a quarta melhor do país entre as concessionárias de pequeno porte – ou seja, aquelas que atendem até 400 mil unidades consumidoras.
A melhora dos indicadores é resultado dos investimentos feitos desde quando a Energisa assumiu a concessão no Acre. Desde então, a companhia já investiu na construção de subestações e linhas de distribuição em diversos municípios, além de melhorar subestações já existentes.
Após investir quase R$ 600 milhões em 2024, no Estado, a Energisa vai fazer o aporte de mais R$ 297,7 milhões para melhorar a qualidade do serviço entregue a 300 mil clientes.