O escritor e historiador Antônio Franciney realizou, nesta sexta-feira (20), o lançamento do livro Desunidos e Outras Histórias. O evento aconteceu no Centro Cultural Maria Zeinar Gomes Bezerra.
Graduado em Letras e História pela Universidade Federal do Acre, Franciney possui especialização em Didática do Ensino de História da Amazônia, pelo Instituto Varzegrandense de Ensino. Atuou como professor de História no Ensino Fundamental por oito anos. É pesquisador na área de História e autor de diversos artigos sobre as cidades de Cruzeiro do Sul e Porto Walter, sendo uma referência sobre os primeiros anos da ocupação da região do Juruá.
Durante o lançamento, o autor conversou com o público sobre o processo de criação do livro, suas influências literárias e a importância de contar histórias que dialoguem com a realidade local. “O livro é Porto Walter! Porto Walter contada de maneira bem criativa, bem engraçada, aquelas histórias que a gente conta nas esquinas, e eu resolvi colocar isso no livro”, disse o escritor.
Em 2005, Antônio Franciney publicou “Quatro Colinas”, livro de contos e poemas. Entre os contos, “Chico Finado”, “O Homem que Desafiou o Santo” e “Kitola” são os que melhor representam seu estilo literário e bem poderiam fazer parte do seu presente trabalho.
Franciney também é autor da letra do Hino de Porto Walter, o que considera seu maior orgulho. “Se tem uma coisa da qual me orgulho, é de ser o autor da letra do Hino de Porto Walter”, declarou.
Publicado pela editora EME Amazônia, Desunidos e Outras Histórias já está disponível com o próprio autor e também na plataforma Amazon.
Veja quem prestigiou a noite de autógrafos do escritor Antônio Franciney: