Aldemir de Castro Maciel nasceu no município de Eirunepé, Estado do Amazonas (AM), no dia 10 de janeiro de 1.939. Filho de dona Ambrozina Alice Maciel e do senhor Francisco de Assis Maciel, estudou até o 5º ano do antigo 1º Grau. Ele chegou em Cruzeiro do Sul, Acre, no dia 02 de outubro de 1.964. Casa-se com Francisca Gurgel Valente Maciel e tiveram quatro filhos: Aldemisa Socorro, Aldemisio, Aldemir e Adenilson Valente Maciel.
No início da sua vida em Cruzeiro do Sul o senhor Aldemir Maciel trabalhou como comerciante no trecho Manaus/Cruzeiro do Sul numa embarcação de sua propriedade. Em 1971 prestou um relevante serviço ao 7º Batalhão de Engenharia e Construção no transporte de máquinas para Tarauacá e o Rio Liberdade, na época dos trabalhos de abertura da BR-364.
Em 1977 ele assumiu a gerência do Seringal Rosa Amélia, no Rio Campinas. Sua vida política teve início no ano de 1982 quando candidatou-se a vereador pelo município de Cruzeiro do Sul ficando como suplente de vereador. Candidatou-se também a deputado estadual e para vereador nos anos de 1986 e 1988, respectivamente ficando novamente na suplência de ambas as candidaturas.
Em 1989 foi eleito presidente do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), coordenando em Cruzeiro do Sul a campanha para presidente da República do candidato Fernando Collor de Melo. Pelo decreto nº 243/95 foi nomeado subprefeito da Vila Santa Luzia. No período de 1992 e 1994, constrói e recupera pontes e escolas usadas para o escoamento da produção dessa comunidade.
Em 1996 foi eleito vereador, entretanto a eleição não foi homologada tendo em vista o afastamento da candidata a prefeita e de todos os candidatos da coligação. De 1988 a 2002, Aldemir Maciel assume a coordenação de Pintura de Limpeza no Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), na gestão do governador Jorge Viana. De 2004 a 2008 trabalhou como Chefe de Gabinete na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na gestão da prefeita Zila Bezerra.
Por fim, Aldemir de Castro Maciel, sempre esteve presente nos principais momentos da cidade de Cruzeiro do Sul, desde sua chegada no ano de 1964, seja nos momentos históricos, políticos, sociais e culturais. Um dos títulos mais importantes de sua vida foi com certeza o Título de Cidadão Cruzeirense, concedido pela Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, proposto pelo vereador Romário Tavares D’avila.
Em 2022 o amazonense de nascimento que se tornou cruzeirense de coração, se tornou escritor com o lançamento da obra de sua autoria “O Encontro do Passado Com o Presente”, numa noite memorável no Teatro dos Náuas, que conta em detalhes a vida desse cidadão que tinha sua família como sua benção, seu maior motivo de orgulho e sua marca principal foi a de um esposo, pai e avô e bisavô muito amoroso.
Outra grande conquista que o senhor Aldemir Maciel muito prezava era o grande número de amigos que conquistou durante sua jornada cruzeirense que incluía desde os mais ilustres como o ex-governador Orleir Cameli, Ildefonso Cordeiro, João Tota, João Barbosa e também seus amigos particulares como a vendedora de verduras Maria da Glória, Hermelindo, Raimundo Mota, Edson da Sucam, Juarez Ibernon, Seu Brasília, entre outros.
Um de seus filhos é o secretário de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel Filho sempre o acompanhou ao longo de sua vida pública, nos períodos de tratamento de sua saúde, em Rio Branco e sempre esteve presente no seu cotidiano, sendo inclusive um dos incentivadores para a publicação do livro que teve também o apoio do psicólogo Mychael Douglas e outras pessoas com destaque para sua bisneta Mariana.
Muito fácil falar da vida dessa personalidade que na tarde desta quarta-feira (19) encerra sua passagem terrena, Aldemir de Castro Maciel, que me tinha inclusive na sua relação de amigos pelo longo tempo de amizade, parcerias e boas conversas com ele que se mostrou uma pessoa diferente no cotidiano desta nossa amada Cruzeiro do Sul que com sua seriedade sempre teve a admiração desse humilde jornalista.
Grande honra ter em minha estante de livros a obra “O Encontro do Passado Com o Presente”, de autoria do senhor Aldemir de Castro Maciel, com uma simples dedicatória: “Ao meu amigo Elson Costa, abraço fraterno do amigo”, cujas informações fazem parte desse simples resumo de sua vida. Com certeza o senhor Aldemir de Castro Maciel escreveu com letras de ouro sua passagem por nossa Cruzeiro do Sul.
Que Deus o receba na sua glória e conforte todos seus familiares, esposa dona Branca, os filhos e filhas, netos e netas, bisnetos e bisnetas e todos nós que tivemos a honra de estar entre os seus amigos de longas conversas e admiração.