Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de dezembro de 2025 07:10

Após ventania, chuva derruba energia novamente em São Paulo: ‘uma hora com luz e caiu de novo’

sao996938 (1)

As chuvas que atingem São Paulo na tarde desta sexta-feira (12) voltam a provocar quedas de energia em regiões que ainda se recuperam da ventania de quarta (10). Em bairros da Zona Oeste, moradores relatam que o fornecimento, restabelecido horas antes, caiu novamente assim que a chuva começou.

Fabiana, que mora no Instituto de Previdência, próximo ao Butantan, contou à CBN que ficou apenas uma hora e meia com luz antes do apagão retornar. “A Enel veio, consertou a energia. Ficamos uma hora e meia com energia, começou a chuva e a energia parou de novo”, afirmou.

Ela diz tentar contato com a distribuidora, mas não encontra informações atualizadas: “A gente liga lá e eles ainda estavam com a mensagem antiga”. Sem luz desde terça-feira (9), relata já estar “desequilibrada de tanto estresse”.

A crise no fornecimento de energia segue ampla. Mesmo dois dias após rajadas de vento superiores a 100 km/h atingirem o estado, mais de 750 mil clientes da Enel permanecem sem luz às 18h32. O número subiu cerca de 100 mil desde o início da chuva.

Ao todo, 24 cidades paulistas são afetadas, com a capital liderando o total de interrupções: quase 510 mil pessoas estão no escuro. Em Juquitiba, 44% dos clientes seguem sem energia; em Embu-Guaçu, 46%.

O novo apagão ocorre enquanto São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h10, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). O alerta durou até às 16h50.

Cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva — Foto: Reprodução/CGE

Cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva — Foto: Reprodução/CGE

A Defesa Civil alertou por SMS que a chuva se espalha pela capital e pela Região Metropolitana, acompanhada de raios e ventos. O Corpo de Bombeiros registrou 175 chamados para queda de árvores e dois para desabamento. Não há informações sobre vítimas.

Outros impactos

Falta de água

A Sabesp informou que a falta de energia provocada pelos temporais dos dias 9 e 10 ainda afeta o abastecimento de água em partes da capital e da Grande São Paulo, já que a ausência de eletricidade impede o bombeamento necessário para atender mais de 22 milhões de pessoas.

Regiões como Carrão, Morumbi, Sacomã, Tucuruvi, Vila Mariana, além de cidades como Santo André, Mauá, São Bernardo, Cotia, Osasco, Cajamar e Guarulhos já tiveram o fornecimento restabelecido e estão com abastecimento em recuperação gradual. Em Americanópolis, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, a operação avança com o uso de geradores.

Outros locais, porém, ainda seguem sem energia, como o sistema de Camilopólis, em Santo André, o que impede a retomada do envio de água. A companhia destaca que a normalização é progressiva, já que a água percorre todo o trajeto das tubulações até encher caixas-d’água de casas e prédios, e orienta a população a manter consumo consciente até que o sistema seja completamente restabelecido.

Voos cancelados

Os principais aeroportos da cidade estão tendo mais um dia de cancelamentos nesta sexta-feira, ainda em um efeito cascata das consequências da ventania de quarta somada à chuva. A Aena, concessionária responsável pelo Aeroporto de Congonhas, informou que 12 voos – sendo 7 chegadas e 5 partidas – foram cancelados até às 15h30.

Já a GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, registra sete voos cancelados em decorrência das condições meteorológicas. Nos dias anteriores, o número nos dois terminais passou de 400.

Sinal de internet

As principais operadoras de telefonia móvel do país afirmam que clientes ainda podem enfrentar instabilidades nos serviços de internet e telefonia na Grande São Paulo.

Em nota, a Conexis Brasil Digital — que reúne Claro, TIM, Vivo e Oi — informou que a queda de árvores, o rompimento de estruturas e o prolongado desabastecimento de energia dificultam o funcionamento das redes. Segundo a entidade, equipes seguem em campo para restabelecer os serviços, mas a normalização depende da liberação das áreas afetadas e da religação da energia pela concessionária.

🌦️Previsão do tempo

Sábado (13)

O sábado (13) deve começar com sol entre nuvens e temperaturas entre 19°C e 26°C, mas a propagação de uma área de baixa pressão muda o tempo ao longo do dia, provocando pancadas de chuva. Há possibilidade de precipitações moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, o que mantém elevado o risco de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.

Domingo (14)

No domingo (14), o cenário permanece instável: o tempo segue nublado e com chuva contínua. As temperaturas devem variar entre 20°C e 25°C. De acordo com os serviços meteorológicos, a combinação entre solo encharcado e chuva persistente aumenta o potencial para novos alagamentos, queda de árvores, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra.