Qual a melhor maneira de comemorar a vida longa dessa cidade tão interessante, tão inusitada, tão cativante? Os cruzeirenses amam sua cidade de um jeito bem característico. Se juntarmos dois ou mais deles logo começam a enaltecer a cidade.
É isso que faremos. Reuniremos dois filhos ilustres de Cruzeiro do Sul, que, mais do que contar a bela história de Cruzeiro do Sul, narrarão a sua relação com a cidade e o que a faz tão cativante.
Raimundo Carlos de Lima é antes de tudo um cruzeirense. Um filho da terra, daqueles que quer estar em Cruzeiro do Sul todo mês de agosto, o mês do novenário. Mesmo atuando profissionalmente fora do Acre, alimentou e executou com esmero o desejo de contar a história de Cruzeiro do Sul, resultado de pesquisa de 20 anos, na obra: Na Amazônia Ocidental: A cidade sede do Alto Juruá Revelada.
Arquilau de Castro Melo, já se retirou da magistratura, depois de uma carreira brilhante, onde galgou todos os altos cargos do judiciário acreano. À frente do Tribunal de Justiça, por exemplo, criou o Projeto Cidadão, que levou a estrutura da justiça até o povo. O Desembargador Arquilau se aposentou em 2013 do Tribunal de Justiça, mas não abandonou sua dedicação `a cultura. Membro da Academia Acreana de Letras, apoia até hoje os projetos culturais, tendo contribuído muito para a preservação de nossa história com a criação de centros culturais.
Não perca esse diálogo sobre a história de Cruzeiro do Sul – quinta feira, às 19:00 hs