Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de abril de 2025 17:15

Ateliê da Sandra é o primeiro destaque do Vozdonorte na homenagem ao Dia Internacional da Mulher

323587762_141489968746616_3941365444799883634_n (1)

Empresária de fibra e artesã de muita qualidade esse é o perfil da nossa convidada

Sandra Maria Viga é pedagoga aposentada e artesã. “Meu ateliê produz enxovais de bebê, de cozinha e itens escolares bordados”. Um agradável passeio via instagram nos leva a essa maravilha que é o perfil @vigasandra com todas as belas artes do Ateliê da Sandra que produz peças espetaculares. Fomos no perfil para iniciar a apresentação da nossa convidada, empresária dedicada e que supera sempre todas as expectativas.

Dona Sandra, agora aposentada, toca todos os dias a produção do ateliê e você pode comprovar o que estamos anunciando. Nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher inicia com esta entrevista, que muito nos honra. “Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda. Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com ela”, profetizou o tremendão Erasmo Carlos, saudoso.

Contar essa história de sucesso construída com muita luta, perseverança, dificuldades e falta de poio ao longo dos anos, além da responsabilidade está sendo um prazer. Mas, com amor, apoio do esposo Carlito, a empresária Sandra sempre tem belas peças disponíveis e que podem inclusive serem encomendadas e personalizadas de acordo com a preferência do cliente. Na verdade, são obras de pura arte.

Vamos agora conhecer um pouco mais desta saga heróica de uma mulher do sexo forte. “Vejam como é forte a que eu conheço, sua sapiência não tem preço, satisfaz meu ego se fingindo submissa, mas no fundo me enfeitiça”, de novo o tremendão para ressaltar essa força da mulher cruzeirense que supera os mais difíceis momentos da vida numa plantação de um lar feliz.

Sandra e o esposo Carlito

Vozdonorte – Parabenizamos todas as mulheres cruzeirenses em seu nome, nesta simples, mas singela homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data que tem que vigorar todos os dias do ano. Conte como começou essa luta, esse compromisso seu com a arte numa experiência que já foi compartilhada com muitas jovens e senhoraz na sua experiência como professora de arte de algumas instituições em Cruzeiro do Sul.

Sandra Viga – Desde minha infância me dediquei ao artesanato, no Instituto Santa Terezinha as aulas de Artes me davam prazer, na Fundação São Judas Tadeu aprendi com a professora Ida Ciacci os bordados manuais, com a Uninha, esposa de um dos gerentes do Banco do Brasil que por aqui estiveram e tinham amizade com meus pais, aprendi a pintura em tecido. Minhas avós, Clodomira Barros Sales e Marina Viga eram costureiras e recordo-me que gostava de ficar olhando elas costurarem. Com minha saudosa mãe Amaríades aprendi a gostar cada vez mais, pois ela também gostava de trabalhos manuais e me incentivava. Dela ganhei minha primeira máquina de costura.

Recordo-me que ainda jovem pintava e já vendia para a família, camisetas e panos de prato. Então, sempre fui envolvida com as artes e mesmo com o trabalho de professora eu conciliava os trabalhos manuais, pois me traziam uma renda extra. O Ateliê era um sonho que vinha se desenhando ao longo dos anos. Em 2014 comprei minha primeira máquina de bordar computadorizada, no ano seguinte veio a aposentadoria e então ampliei o Ateliê comprando mais algumas máquinas.

O cantinho que eu sonhei e Deus me abençoou

Vozdonorte – Onde encontrar a empresa? Onde funciona o ateliê para que os interessados posam fazer um contato maior com suas artes.

Sandra Viga – O ateliê funciona em minha residência, na Travessa Nossa Senhora das Graças, nº 610, bairro Nossa Senhora das Graças, o meu lugar predileto. Hoje, com as redes sociais, minhas vendas ampliaram e veio a necessidade de trabalhar com agendamento. Na realidade eu não dou conta da demanda. Então, indico outras colegas do ramo para as clientes que não consigo atender.

Vozdonorte – Tem também uma experiência como professora de arte, bordados, pinturas em diversas escolas de arte de Cruzeiro do Sul. Relembre para nós esse trabalho que com certeza deixa resultados marcantes nas pessoas que tiveram a felicidade de participar e que inclusive, com a venda das artes, garante com certeza renda famíliar e uma satisfação muito grande.

Sandra Viga – Durante o governo de Orleir Cameli ministrei cursos de bordados e pinturas na Fundação do Bem Estar Social do Acre (Funbesa) em Rio Branco. No governo de Jorge Viana, foi convidada pela secretaria Estadual da Mulher, em Rio Branco, para ministrar cursos de Bordado em Ponto Cruz, Bordado em Vagonite e Bordado com Pedrarias. Trabalhei no Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom) por mais de 10 anos ministrando aulas de Pintura em Tecido e Bordados Manuais, Reaproveitamento de retalhos, bordado em pedrarias e oficinas de Cidadania. Pelo Serviço Nacional do Comérico (Senac) ministrou oficinas de Bordados em Ponto Cruz, Pintura em Tecido por vários anos seguidos, uma grande realização profissional.

Em 2022 Sandra participou de um projeto do Ceanon, a Oficina de Costura Criativa. Amo esta arte e sempre procuro aperfeiçoar meu trabalho. Busco satisfazer os anseios das minhas clientes, por isso uso sempre o que há de melhor no mercado e  procuro colocar amor nas peças que confecciono”, destaca a artesã que recebe nossa homenagem pela sua arte, pelo seu profissionalismo e pela qualidade dos produtos oferecidos que pela beleza encanta os que compram.