A balsa que faz a travessia do Rio Juruá em Rodrigues Alves amanheceu parada neste domingo (24) e logo cedo da manhã se formou uma grande fila de veículos que precisavam se deslocar de Cruzeiro do Sul para Rodrigues Alves e de lá para Cruzeiro do Sul o que mostra a necessidade da construção da ponte objetivo do Movimento Pró-Ponte Rodrigues Alves.
O Movimento Pró-Ponte Rodrigues Alves, liderado pelo professor Ralph Fernandes e movimentos sociais e políticos do município, vem alertando para os prejuízos causados à população ao longo deste tempo de luta pela construção da ponte sobre o Rio Juruá para garantir uma travessia segura e o direito de ir e vir da população garantido pela Constituição.
Nos momentos que a balsa que faz a travessia do Rio Juruá fica paralisada a primeira opção da população é utilizas as pequenas balsas que fazem o transporte de veículos de um lado para o outro e muitos serviços de primeira necessidade como o transporte de doentes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficam prejudicado.
A outra opção da população é pela AC-407 num trajeto de mais de 40 quilômetros e mais de uma hora para chegar em Cruzeiro do Sul. Depois dos protestos da população a balsa voltou a funcionar neste domingo por volta das 11:00 horas e a razão alegada para a paralização foi que a mesma estava em manutenção. A paralização causa vários problemas a população.
Professor Ralph mostra situação crítica na manhã deste domingo:
O Movimento Pró-Ponte Rodrigues Alves prepara uma grande manifestação pacífica, na próxima quarta-feira (27), que fechará a partir das 5:00 horas da manhã a Variante da BR-364 no sentindo Cruzeiro do Sul/Rio Branco para mostrar ao Governo do Estado e aos deputados federais e senadores a necessidade urgente da construção da ponte.