Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de dezembro de 2025 20:41

Beatriz Cameli lança neste sábado no Teatro dos Náuas a obra “Orleir Cameli, Um Homem à Frente de Seu Tempo”

WhatsApp-Image-2025-09-26-at-08.45.55-1024x683

Tudo pronto para o esperado lançamento do livro “Orleir Cameli, Um Homem à Frente de Seu Tempo”, que acontecerá logo mais, na noite deste sábado (27), no Teatro dos Náuas, às 19:30 horas. A imponente obra do Teatro dos Náuas é um legado da administração do ex-governador do Acre e um dos mais belos teatros da região Norte que mostra todo o carinho que ele tinha com sua terra natal.

Beatriz Cameli define Orleir Cameli como um homem empreendedor e visionário. O evento é parte das comemorações do aniversário de 121 anos Cruzeiro do Sul e no livro de 458 páginas a ex-primeira-dama do Estado, Beatriz Cameli, conta a história do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, desde o nascimento até sua morte.

Um dos mais carismáticos políticos da sua geração o ex-governador Orleir Cameli saiu do seringal e construiu na cidade de Cruzeiro do Sul uma empresa de grande porte. Na política iniciou como prefeito de Cruzeiro do Sul onde seu trabalho diferenciado em pouco tempo transformou a cidade com asfaltamento de mais de 60 quilômetros de ruas.

Com seu trabalho como prefeito de Cruzeiro do Sul foi eleito governador do Acre e novamente mostrou sua capacidade administrativa com muitos projetos que beneficiaram a população mais carente – 500 vacas leiteiras, 15 mil bicicletas para os estudantes, obras como a reconstrução do pronto- socorro de Rio Branco e a pavimentação da BR-317 e reabertura da BR-364.

Em contagem regressiva para o lançamento do livro Dona Beatriz Cameli destaca que como esposa, mãe cidadã e pessoa admira a audácia competência, temperamento e inteligência do seu esposo. “Não podia passar deixar todos esses acontecimentos, tinha que ficar escrito, é um legado para as novas gerações, um modelo e maneira de fazer justiça e dar um tributo a tudo que ele fez para o seu estado, tudo que ele desenvolveu, se dedicou como filantropo, empresário, industrial político e um ser comum da cidade e ele merece ter sua história num livro”, disse.

Veja a entrevista concedida pela ex-Primeira Dama do Acre e escritora Beatriz Cameli: