Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de outubro de 2024 02:06

Bem-Estar em Foco: Deputado Luiz Gonzaga enaltece atuação de psicólogas na Aleac

1693310637596-1536x1023 (1) (1)

No último domingo (27), foi celebrado o Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo, que integra o calendário oficial brasileiro de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei Federal nº 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei nº 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos que operam em todo o Brasil. Na Aleac, a data este ano comemora uma marca importante: são 10 anos de serviço de atendimento psicológico oferecido aos servidores, dependentes e aposentados do Parlamento Estadual.

Em um gesto de reconhecimento e valorização, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), recebeu na manhã de ontem (28), em seu gabinete, as psicólogas que atuam no parlamento acreano. Na oportunidade, o parlamentar enalteceu a atuação das profissionais na Casa de Leis. Frisou ainda que o papel desempenhado por elas no fornecimento de apoio emocional e psicológico aos servidores tem se mostrado fundamental para o bem-estar e eficiência do ambiente político.

“A contribuição das psicólogas para o nosso ambiente de trabalho é inestimável. Reconhecemos que cuidar da saúde mental é essencial para desempenharmos nossas funções da melhor forma possível. Suas orientações têm um impacto positivo em nossa capacidade de atender às necessidades da população. A atenção à saúde mental no âmbito político não é uma novidade, mas o reconhecimento público desse trabalho é um passo importante em direção a um ambiente mais saudável e produtivo”, disse Luiz Gonzaga.

Para a secretária adjunta da Poder Legislativo, Karen Silva, o reconhecimento é mais que justo e necessário. “Em um momento em que a conscientização sobre saúde mental está em ascensão, a valorização das psicólogas na Assembleia Legislativa evidência o compromisso em criar um ambiente que promova não apenas debates políticos, mas também o bem-estar integral de todos os seus participantes”, observou.

As psicólogas Maria de Jesus, Rocilene de Souza e Marlene Guimarães são servidoras efetivas da Aleac e se formaram em Psicologia graças à parceria da Casa com faculdades que atuam no Estado. Elas trabalham oferecendo suporte emocional, aconselhamento e ferramentas para lidar com o estresse e a pressão inerentes ao meio político. O trabalho delas contribui ainda para a promoção do bem-estar mental, o que por sua vez impacta positivamente a tomada de decisões e a produtividade dos membros do Poder Legislativo.

Ao destacar a dedicação e o compromisso de sua equipe, a psicóloga Maria de Jesus, gerente de Psicologia da casa, gradeceu o reconhecimento do presidente da Aleac. Disse que o agradecimento é um lembrete de que a dedicação incansável à saúde mental é fundamental para construir uma sociedade mais saudável e equilibrada.

“Receber o reconhecimento do presidente do legislativo pelo nosso trabalho é verdadeiramente gratificante. Iniciamos os atendimentos em 2013 e isso sinaliza que estamos trilhando o caminho correto. E é dessa forma que vamos continuar trabalhando atendendo os servidores deste poder e seus familiares da melhor maneira possível”, afirmou Maria de Jesus, psicóloga.

Maria de Jesus destacou ainda a importância do atendimento psicológico aos servidores do parlamento acreano. “Procuramos desenvolver atendimentos de forma acolhedora e eficaz. Somos respaldados pelas normas éticas estabelecidas pelo Conselho Regional de Psicologia, trabalhamos de forma multidisciplinar juntamente com o Serviço de Ambulatório Médico da Casa. Esses atendimentos são disponibilizados aos servidores, dependentes, estrutura de gabinetes e a toda comunidade Legislativa. Nossa missão é promoção e prevenção da saúde mental na comunidade do parlamento acreano, nos âmbitos do trabalho, família e sociedade”, enfatizou.

A psicóloga também ressaltou que os atendimentos não se limitam apenas às psicoterapias individuais. “Trabalhamos também de forma preventiva através de campanhas que são realizadas durante todo o ano em curso, como agosto Lilás que acabou de ser realizada, se trata de uma campanha de conscientização para o combate da violência contra a mulher e muitas outras campanhas como setembro amarelo, outubro Rosa, e novembro Azul que é uma campanha preventiva contra o câncer de próstata”, enfatizou.