Bombeiros militares do 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate à Incêndio Florestal (4º BEPCIF) foram acionados para atender duas ocorrências de desaparecimento de pessoas em áreas de mata fechada em comunidades da BR-364, em Cruzeiro do Sul e no município amazonense de Guajará (AM).
Na primeira ocorrência os bombeiros militares iniciaram o trabalho de buscas de um jovem de 18 anos da zona rural do município de Guajará que saiu de casa para uma pescaria na área do Lago Verde e depois de se afastar do grupo por volta das 6:00 horas da manhã para caçar sozinho, não retornou e foi considerado desaparecido.
A equipe do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul foi acionada por volta das 13:00 horas e por volta das 17:00 horas partiu para o local do incidente com uma guarnição de quatro militares. “Nosso batalhão tem dado apoio frequente à municípios vizinhos, como Ipixuna e Guajará”, explicou a capitã Daniela Marques.
O local onde o jovem desapareceu é de mata densa e habitat natural de muitos tipos de animais silvestres, incluindo onças, o que aumenta a preocupação. “A orientação é que em casos como esse, de entrada na mata, a pessoa nunca vá sozinha. Isso aumenta o risco e dificulta o resgate”, alertou a capitã do Corpo de Bombeiros.
Um homem de 47 anos e seu filho de 27 desapareceram há sete dias na região da comunidade do Boto, às margens da BR-364. De acordo com a capitã Daniela Marques, uma equipe de resgate foi montada e partiu às 4h da manhã desta segunda-feira (5) para a localidade conhecida como Taperi. As vítimas foram vistas pela última vez num percurso de cerca de 15 horas.
Veja cenas das buscas: