Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de dezembro de 2024 07:57

Brasil é o país com mais jornalistas mortos pela Covid e Ascovaj pede prioridade de vacinação contra a doença

jornalista100 (2)boaaaaaa
Presidente da Ascovaj, cinegrafista João Dias, defende inclusão imediata da categoria na vacinação contra Covid-19

Apesar de, graças a Deus, nenhum jornalista de Cruzeiro do Sul ter sido vítima da pandemia do novo Coronavírus o Brasil é o país em que mais jornalistas morreram em decorrência da doença , revela a organização Press Emblem Campaign, em relatório divulgado nesta semana o que muito preocupa os representantes da classe.

De acordo com a entidade, 111 comunicadores do país já perderam a batalha contra a Covid-19. No Acre, na semana, o experiente radialista Milton Garcia, que por muitos anos manteve um programa na Rádio Difusora Acreana e atualmente colaborava na Aldeia FM, foi mais uma vítima da doença.

A Associação de Comunicadores do Vale do Juruá (Ascovaj) tem manifestado permanente preocupação com a questão da vacinação dos jornalistas da região. Na semana passada o presidente da entidade, cinegrafista João Dias, solicitou apoio da Câmara Municipal para buscar junto a Prefeitura a priorização da vacinação dos profissionais da imprensa cruzeirense.

O vereador Gilmar da Saúde, na tribuna da Câmara Municipal, manifestou apoio ao pleito do presidente da Ascovaj e solicitou do presidente da Mesa Diretora encaminhar oficio ao Secretário Municipal de Saúde para incluir os profissionais da imprensa como prioritários para receber a vacina contra a Covid-19 por estarem na linha de frente de trabalho.

Muitos dos jornalistas cruzeirenses já foram infectados pela Covid-19, alguns foram hospitalizados, outros fizeram o tratamento em suas próprias casas e felizmente nenhuma baixa entre os profissionais da imprensa, mas para o presidente da Ascovaj o ideal é que todos possam ser vacinados para que consigam a esperada imunização contra o vírus.

“Externo sempre minha preocupação quanto a Covid-19 porque os jornalistas são profissionais que estão na linha de frente. Solicitei do prefeito, do secretário municipal de saúde e na Câmara Municipal do vereador Gilmar da Saúde para que oficializasse pedido ao Comitê da Pandemia do Acre para priorizar os profissionais da imprensa com a vacina”, enfatiza o presidente.

João Dias, que é um dos profissionais da imprensa que passou pela experiência de ter sido infectado pela Covid-19, destaca que os jornalistas, radialistas e profissionais dos sites de notícias, são pessoas que levam as informações as pessoas que estão em casa de como se prevenir, além das campanhas da vacina e trabalham diretamente na linha de frente.

“Eu mesmo fui acometido pela doença, passei muito mal e tenho medo de pegar de novo. Estou fazendo a maioria dos meus trabalhos em casa e estamos na batalha para que os jornalistas do Acre e do Juruá possam ser incluídos na prioridade na vacinação. Peço que todos tenham bastante cuidado para não serem acometidos pela doença. Estamos juntos”, disse.