Comandante do C.Fron Juruá/61º BIS entrega Diploma de Colaborador Emérito, Bandeira Nacional e medalhas a militares do Batalhão Marechal Thaumaturgo
Tradicional no Exército Brasileiro a formatura do Dia da Bandeira, realizada no dia 19 de novembro, às 12:00 horas inicia com o hasteamento do Pavilhão Nacional, em todas as unidades militares do país com a finalidade principal de comemorar o Dia da Bandeira e no ato incinerar as bandeiras inservíveis recebidas pelas organizações militares de todo o país dispositivo legal determinado pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que determina o cerimonial peculiar.
A cerimônia de incineração das bandeiras foi prestigiada pelo presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Franciney Freitas, autoridades civis e eclesiásticas, por indígenas da etnia Katuquina, alunos do Colégio Militar Madre Adelgundes Becker, civis outros convidados que prestigiaram a solenidade

Na sua primeira parte da cerimônia teve a entrega de Diploma de Colaborador Emérito ao diretor da Rádio Integração, empresário Elson Bezerra, que estava acompanhado da gerente da empresa, Rose e também da Bandeira Nacional ao liderança indígena da etnia Edilson Katuquina e a senhora Eunice Sá, funcionária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário, em reconhecimento a relevantes serviços prestados ao Batalhão Marechal Thaumaturgo. Em seguida foram condecorados com medalhas militares do C. Fron Juruá/61º BIS.



Alguns militares foram condecorados e receberam as Medalhas do Comandante do C.Fron Juruá/61º BIS, Coronel de Infantaria Wildson Santos, agraciado com a Medalha Marechal Trompowsy , com Passador de Prata em reconhecimento a prestação de serviços relevantes ao Sistema de Educação e Cultura do Exército Brasileiro como docente em estabelecimento de Ensino e com a Medalha Corpo de Tropa, com Passador de Bronze por bons serviços prestados em Organizações Militares do Exército Brasileiro por mais de 10 anos.

Comandante do C.Fron Juruá/61º BIS, Coronel de Infantaria Wildson Pereira Santos foi condecorado com as Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Prata e Corpo de Tropa com Passador de Bronze
Militares condecorados na formatura: 



A leitura da Ordem do Dia da Bandeira foi feita pela 2º Tenente Maressa.
Na formatura deste sábado foram incineradas, no Batalhão Marechal Thaumaturgo, seis Bandeiras Nacional inservíveis entregues por diversas entidades e cidadãos acreanos e do Sul do Amazonas incineração ato cerimonial procedido pelo Subtenente Hamilton Filho, Praça Mais Distinta do Batalhão possuidor de comportamento excepcional momento que a tropa acompanhou com o canto do Hino da Bandeira.
Na conclusão da cerimônia a tropa desfilou em continência ao comandante e em seguida foi oferecido um coquetel e músicos e mulheres da etnia Katuquina fizeram uma apresentação cultural com músicas e danças da tribo que está localizada na rodovia BR-364.
Momento cultural com a apresentação dos músicos, cantores e cantoras Katuquinas
O bancário e empresário Elson Bezerra, diretor da Rádio Integração FM, que há décadas mantém uma parceria com o C.Fron Juruá/61º BIS, inclusive com um espaço cedido gratuitamente para o Programa Braço Forte, Mão Amiga, agradeceu o reconhecimento pelos serviços prestados. “É uma parceria que muito nos alegra, O Exército tem espaço exclusivo sem ônus e agradeço por esse reconhecimento”, disse.
A funcionária do Incra, Eunice Sá, que já exerceu anteriormente por muitos anos a gerência local do órgão, destaca como de grande importância a solenidade. “Achei maravilhosa a cerimônia do Dia da Bandeira, não estou a frente da direção do Incra, mas gostei de participar e estou muito honrada com a distinção do C. Fron Juruá/61º BIS a minha pessoa e ao Incra e de ter recebido a Bandeira Nacional”, disse.
O Líder Indígena Edilson Katuquina, lidera 11 aldeias com 843 habitantes na terra indígena agradeceu ao Comando do C.Fron Juruá/61º BIS, lembrou que seu tio Fernando Katuquina, sempre manteve contato com o Exército Brasileiro desde o tempo do 7º BEC. “Depois dessa pandemia é uma satisfação muito grande retoma essa parceira com o Exército. Somos o primeiro povo brasileiro, precisamos divulgar nossa cultura e agradeço pelo reconhecimento do Exército Brasileiro”, disse.
O Comandante do C.Fron Juruá/61º BIS, destacou a importância da data comemorativa do Dia da Bandeira. “É um evento que a Nação toda comemora e nesta data fizemos questão de trazer a comunidade indígena Katuquina que receberam uma bandeira para ser hasteada na sua aldeia e aproveitamos para entregar Diploma de Colaborador Emérito para entidades civis parceiras e Medalhas à militares concedidas pelo Exército Brasileiro”, disse.