Novos recordes de calor poderão ser registrados durante esta semana no Acre, que poderá também ter chuvas, inclusive com temporais em pontos de alguns municípios acreanos e no final de semana está prevista a chegada de mais uma onda de frio polar, alerta o pesquisador do tempo, Davi Friale, em seu site “O Tempo Aqui”.
A semana que começou com registro da maior temperatura do ano na capital do Acre, com a marca de 37,1ºC, às 14:00 horas e uma umidade relativa do ar de 28%, ou seja, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. No último dia 13, o Acre registrava a menor umidade do ano, com, apenas, 20%, provocando o estado de alerta.
A previsão de Friale é que teremos dias quentes e secos, até a próxima sexta-feira, dia 23, com alta probabilidade de novos recordes de calor e de baixa umidade do ar. As chuvas poderão ocorrer durante esta semana, com média probabilidade de temporais, ou seja, chuvas fortes, raios e ventanias, principalmente no próximo fim de semana, quando chega ao Acre a décima terceira onda polar de 2024, provocando a oitava friagem do ano.
“Portanto, após muito calor, o próximo domingo será frio, com ventos intensos, soprando com fortes rajadas. No entanto, a onda polar começará a chegar no sábado, com fraca intensidade, porém, ficando forte no domingo e na segunda-feira”, informa Davi Friale que destaca que esta quarta-feira (22) será muito quente, mas pode chover rápido.
A intensa fumaça, que marcou os últimos dias no Acre, começa a diminuir, como previsto e anunciado por nós, tendo em vista que os ventos passaram a soprar da direção norte, ou seja, empurrando de volta para o território boliviano, onde ela se originou, como consequência das intensas queimadas no país vizinho.